quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Hoje é o Dia Internacional da Música! Ouçam esta maravilha: Rachmaninov - piano concerto No.2 (Adagio sostenuto)






É na Primavera que ele se põe a tocar...

Georges Braque, Instrumentos musicais


"Quando chegava a Primavera, a minha mãe gostava de tocar piano. A música encantava-me. Escondida detrás do cortinado, de olhos fechados com força, mãos apertadas a segurar os joelhos, os ombros tensos, ficava a ouvir a minha mãe.

Ela tocava muito Chopin e Lizt. Também a Moonlight Sonata ou Para Elise, de Beethoven, ou Schumann de que a minha mãe gostava.
Ou o Adagio de Rachmaninoff, mais difícil. Lembro-a, então,quando ao repetir uma passagem mais difícil, se inclinava para a frente, para ler melhor a pauta.

De perfil, com os seus cabelos muito negros, ondulados, a minha mãe era bela. Com um vestido ligeiro, de cores suaves, erguia um pouco os ombros, com os dedos pequeninos esticados sobre as teclas pretas e brancas, acompanhando a melodia com a voz.

O papel da música tremia, leve, na corrente de ar primaveril. E a minha mãe ia virando as folhas.

Eu ouvia, sentada no degrau de madeira junto à janela, e sentia o fresco nos cabelos. Sentia-me feliz. Ninguém sabia que eu estava ali."
Renoir, Senhora ao piano

4 comentários:

  1. Recordares inesquecíveis... a música a inundar as memórias... Belo!
    Abraço
    Raul

    ResponderEliminar
  2. Que lindo!
    Que bom que continua por cá!
    Uma boa sessão de cinema, ajuda a descontrair!

    A vida é bela!

    Um beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei de rever os outros amiguitos do Ratinho!

    ResponderEliminar
  4. Que recordações tão boas!!!!
    É como se ainda estivesse sentadinha no degraus de madeira a ouvir e a contemplar a mãe a tocar piano, não é, Maria João?

    Bonito post.

    Um beijinho especial.:))

    ResponderEliminar