segunda-feira, 15 de junho de 2020

Guy Béart, a canção "Qu'on est bien" e outras...


Desenho de Michel Bourdais.

Lembro hoje Guy Béar (Guy Béhart-Hasson) que foi um autor-compositor e intérprete francês muito apreciado nos anos 60 e 70. Foi  também escritor e animador de programas televisivos. Nasceu em Julho de 1930 no Cairo e cresceu em vários países - devido à profissão do pai que o levou da Europa ao México e ao Médio Oriente.
Acaba os estudos secundários no 'Colégio Internacional de Beirut' e segue para Paris. Inscreve-se na Escola nacional de música de Paris e aprende vários instrumentos  (guitarra, bandolim). Paralelamente estuda no Liceu Matemática e entra para a Ecole National des Ponts et Chaussées, onde se licencia em Engenharia.
Lança-se na canção em 1954 a partir de 1954 em cabarets parisienses da Rive Gauche. Famosa a canção Bal chez Temporel.
Este sucesso será seguido de outras canções de sucesso, L’ Eau Vive, Qu’on est bien (1958), Laura e Les grands principes 1967 são hoje clássicos.

Escreveu canções que outros cantaram também como Juliette Gréco, Patachou, como Chandernagor etc. Canta em várias salas importantes de Paris, do Bobino ao Olympia.
Em 1986, adoece com um cancro. No ano seguinte publica o livro “L’esperance folle” com o qual ganha o Prix Balzac. Volta à cena em 1986.
Em 1994, é distinguido pela Académie Française com o a "Grande Medalha da Canção Francesa".
Em 17 de Janeiro de 2015 dá o último espectáculo no Olympia, o show dura quatro horas. 

Guy Béart tem um ataque cardíaco na rua e não conseguem reanimá-lo, e morre nesse dia, 16 de Setembro.





https://youtu.be/nBJ1uDIs-Nk

http://v.blnk.fr/A19k45P7h

1 comentário: