Sergio Endrigo - compositor e cantor italiano- nasceu em Pola (1), em 15 de Junho de 1933. Morreu em Roma a 7 de Setembro de 2005.
Quando a cidade de Pola e toda a Ístria foram ocupadas pela Jugoslávia em 1947, a família Endrigo teve que fugir.
Primeiro foram para Veneza onde Sergio comprou a primeira guitarra. Dali foram mandados para um campo de refugiados italianos expulsos da Ístria, em Brindisi, onde fez três anos de escolaridade.
Interrompeu os estudos para ajudar a mãe indo trabalhar como porteiro no Hotel Excelsior de Veneza - e também no "Festival de Veneza".
Começou a tocar guitarra nessa altura. Depois de acabar os estudos voltou a Veneza e com alguns amigos começou a cantar em cabarets venezianos durante sete anos.
Estavam na moda as canções americanas de Frank Sinatra, Bing Crosby, Johnny Mathis e outros, acompanhando-se à guitarra.
Em 1968, ganhou o Festival de San Remo com a canção “Canzone per te”. Nesse ano também representou a Itália no Festival Eurovisão da Canção com a canção intitulada “Marianne”.
A canção “Io che amo solo te” (1962) é a sua canção mais famosa. Durante a carreira, trabalhou com vários escritores e poetas como Pier Paolo Pasolini, Vinicius de Moraes, Giuseppe Ungaretti e músicos como Toquinho e Luis Bacalov.
(1)Pola é hoje uma cidade croata, situada na península da Ístria. A Ístria é a maior península do mar Adriático, ao sul de Trieste. Está dividida pela Croácia, Eslovénia e Itália. Cidade romana, com imensos templos desse tempo, fez durante um tempo parte da Itália, pertenceu a Veneza, depois à Jugoslávia. Depois em 1945 foi ocupada pelos aliados. Hoje só a chamada Ístria amarela (devido à cor da terra)é que pertence ainda à Itália.
Sem comentários:
Enviar um comentário