domingo, 14 de maio de 2023

RAY CHARLES E O FESTIVAL DA CANÇÃO

Depois do Festival da Canção de ontem, senti vontade de perceber por que razão não gostei. 

Uma questão de idade? Não me parece. Gosto de grupos modernos e acho que tenho uma “open mind” (como dizem hoje). Abertura de espírito? Sim, gosto de aprender coisas novas e ouvir coisas modernas.

E apeteceu-me ouvir as músicas de gosto. Tenho estado a ouvi-las e pronto. E percebi que como em todas as coisas de gostar ou não gostar tudo é pessoal e tudo é uma questão afectiva acima de tudo e a música em geral presta-se a fazer sentir, ou não, qualquer coisa.


E parei nesta canção de Ray Charles (1) de que toda a vida gostei. A canção intitula-se “Georgia on my mind” e foi composta por Hoagy Carmichael, em 1930, com letra de Stuart Gorrell, seu colega na Universidade da Indiana. Teria inicialmente sido dedicada à irmã de Hoagy, chamada Georgia. 

 

Mas, em 1960, Ray Charles ouve-a e interessa-se pela canção que lhe lembra a sua terra natal, no estado da Georgia. Grava-a e sai nesse ano no álbum “The Genius Hit The Road”.

Percebi que esta canção me traz o que conheço e o que não conheço mas posso intuir: as saudades de um lugar, a melancolia que sentimos ao abandonar um lugar, depois outro e mais outro lugar a que estávamos ligados por sentimentos.

Ou quando recordamos a nossa terra preferida que deixámos para sempre. Ou um lugar que nunca vimos mas onde sentimos pulsar o coração de alguém que criara ali raízes. Talvez daí eu entender bem esta canção. 

Faz-me saudades. Do momento em que a ouvi, das gentes que a cantaram. De Ray Charles sim. E de mim.

Ray Charles foi um pianista norte-americano, cantor – pioneiro - de música soul, blues e jazz. E eu gostei sempre deste género de música.

Nasceu em Setembro de 1930, no estado da Geórgia, em Albany (2) e morreu em Los Angeles, em Junho de 2004. Foi cantor, pianista, actor que me agradava ouvir.
Bevery Hills, Los Angeles

Nos anos 40 e 50 Ray Charles foi um inovador e intérprete de R&B (Rythm and Blues), movimento inspirado nos ritmos e músicas afro-americanas e nos "espirituais" ou "gospel".

Quem não o conhece? Se calhar muita gente não o ouviu. Nós começamos por pensar no que “nós” gostamos, no que “nós” escolheríamos para ouvir, etc. – mas de repente percebemos que há gerações, mundos, terras que não têm os mesmos gostos que “nós”. E “nós”, claro, quer dizer “eu”.

Passamos facilmente para o egotismo, em tudo. Mas deixemo-nos de filosofias sem bases.

Gosto de Ray Charles e pronto. E não me esqueço da sua passagem num filme generoso e humano de John Landis em 1993 - que adoro. É o filme  "The Blues Brothers", com John Belushi e Dan Ackroyd - para além de todos os inúmeros músicos e cantores que passam pelo filme.

Amanhã, se calhar, gostarei mais de outra canção. E esta vai ser a minha explicação deste meu infantil “Contra-Festival”

OUVIR: A canção que foi composta por Hoagy Carmichael: "Georgia on my mind"

https://www.youtube.com/watch?v=Z4rhy1rBsVM

(1)    Ray Charles nasceu em 23 de Setembro de 1930, no estado da Geórgia, no condado de Dougherty. Morreu em Los Angeles, Bevery Hills,  em 10 de Junho de 2004.

(2)    Albany é uma cidade fundada no século XVIII.

(3)    o “Rythm and Blues” apareceu nos anos 40 e inspirava-se nos espirituais negros, nos blues e no boogie-woogie.

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ray_Charles

1 comentário:

  1. Toda música é uma linguagem universal, uma expansão para o espírito como o movimento para o corpo. O que seríade nós sem a música y a dança!

    ResponderEliminar