terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Os Reis magos e a Befana..

Hoje é o Dia dos Reis Magos! E o da Befana...Alguns não sabem quem é esta Befana. Eu também não sabia.


a Befana...



Mas quando vivi em Itália, descobri esta concorrente aos Reis Magos. Era a Befana: a bruxinha boa que traz prendas aos meninos bem comportados todo o ano e deixa carvão nos meninos traquinas. 

Na Piazza Navona, em Roma, faz-se uma feira de Natal e, nas barracas de doces e brinquedos, pendem grandes meias de lã de cores vivas. 
São as meias que a Befana vai levar e pôr no sapatinho dos meninos.

a Befana que veio do Brasil e por cá ficou...


Boas prendas para os meninos bem comportados - ou os quadrados de açúcar, negro, que serão a magra compensação dos meninos reguilas.

E vendem-se bruxinhas pequeninas, montadas em vassouras que são, segundo crêem os supersticiosos, um bom porta-fortuna!


la Befana ven di notte...

Dia de Reis ou Befana? A festa é o que importa. O estar juntos, o rir pelas mesmas coisas, procurar a prenda e ignorar a fava do bolo-rei, acreditar que sim que este ano vai ser bom. Mesmo contra todas as previsões...


Bom Ano, neste Dia de  Reis e da Befana!

2 comentários:

  1. Que estranho!
    Obrigada por esta história.
    Boa noite de Reis Magos.
    Beijinho.:))

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me da Befana...já tinha falado dela uma vez, acho eu...

    Tenho uma bruxinha muito engraçada, que comprei uma vez não me lembro onde, creio que numa das antigas "Loja dos trezentos".

    Comi romã, como de costume, mas não ligo muito ao Dia de Reis.

    Gostei das fotos e achei o desenho muito engraçado.
    Um beijinho grande:)

    ResponderEliminar