domingo, 24 de abril de 2016

A actualidade do misterioso William Shakespeare, passados 400 anos...


Julieta, de Franco Zeffirelli, a bela Olivia Hussey (1968)


Misterioso Shakespeare! Sabe-se que foi baptizado no dia 26 de Abril de 1564 em , na Holy Trinity Church. Supõe-se que terá nascido dia 23 de Abril. Morreu em 23 de Abril de 1616. E pouco mais se sabe, a não ser que escreveu, escreveu. E representou.
Royal Shakespeare Theatre.
Hamlet, hoje em dia, no Royal Shakespeare Theatre

Há 400 anos, pois. Na sua terra, Stratford-upon-Avon, existe a companhia The Royal Shakespeare Theatre.
Elizabeth I
Desde 1594, foi um membro importante da companhia de actores, criada pela Rainha Elizabeth I, chamada The Lord Chamberlain' Men .
Em 1603, quando sobe ao trono de Inglaterra o Rei James I (James VI, da Escócia), muda-lhe o nome para The King's Men.
Poucos indícios há do modo como a sua vida profissional o marcou. É contemporâneo de outro grande escritor teatral, Christopher Marlowe (Doutor Faustus) que nasce no mesmo ano de Shakespeare mas morre muito novo em 1593, deixando-lhe todo o espaço da cena e do público.
Marlowe 
Durante cerca de 20 anos encantou com as suas peças que capturam o máximo das emoções, sonhos e conflitos humano, em todas as "estações" da vida... 
Richard Burbage, actor shakespereano
Nas suas peças, Hamlet, Romeu e Julieta, Macbeth, O Rei Lear, Ricardo III, Sonho de uma Noite de Verão, pode-se dizer que Shakespeare falou de tudo!
Romeu e Julieta, de Franco Zeffirelli

Laurence OLivier, em Hamlet


Se perguntarmos "é actual Shakespeare, a 400 anos da sua morte?", a resposta só pode ser: "enquanto houver seres humanos e sentimentos, Shakespeare será actual!" 

Tal como o nosso Camilo castelo Branco, claro, e o seu Amor de Perdição. Como não pensar nos amores funestos de Romeu e Julieta?
Romeu e Julieta, do pintor Madox Crowd

Representado em todos os cantos do mundo, por todo o tipo de gentes, de actores, levado ao teatro e ao cinema, infinitamente, os problemas  de que fala são os "nossos", de ontem ou de hoje. E de amanhã.

Shakespeare foi representado inclusivamente na cadeia de Sing Sing, nos Estados Unidos, pelos presos - e este é um dos exemplos apenas. Lembro que também a peça Julius Cesare foi interpretada por presos da cadeia de Rebbibia, em Roma,  no filme dos Irmãos Taviani, "Cesare deve morire", em 2012, com o qual ganhou um Urso em Berlim.
 'Macbeth', em Sing Sing
filme dos Irmãos Taviani, na cadeia
 "Julius Cesare", na cadeia de Rebbibia


Ninguém melhor falou dos sentimentos e dos problemas dos homens e da sua condição humana de mortais: amor, ódio, ciúme, vingança, traição, ambição desmedida, desejo de poder...

 Romeu e Julieta, de Zeffirelli
As suas obras existem e continuam a fazer-nos sonhar, sofrer, chorar e rir, sem nos preocuparmos quando ele nasceu, se era ele ou o outro e isso é maravilhoso! 

 Romeu e Julieta, ballet
É dele a frase que tanto citamos : "somos feitos, nós também, da matéria de que são feitos os sonhos; e, no espaço e no tempo de um sonho, fecha-se a nossa breve vida!"

Nesta frase está tudo dito da efemeridade, da fragilidade da vida. Nada mudou, tudo continua. Enquanto houver mulheres e homens...

6 comentários:

  1. Além do seu imenso talento, o nosso Miguel de Cervantes comparte com o imortal dramaturgo inglës a data da morte, pois ambos génios morreram no mesmo dia, 23 de Abril de 1616.
    Havia tanto para dizer que...não digo nada, como sempre. Tu já o fazes pelas duas, com entusiasmo e aplicação!
    Bom dia de primavera, agora sim. Amanhã já caminho descalça pela areia, e não sei se não meterei os pés na água. Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias dizer! Olha, nem sabia que tinham morrido no mesmo dia, só sabia que tinha sido no ano 1616! Outro tão grande, tão invulgar, tão bom o 'nosso' Cervantes!
      Boa Primavera! Beijinhos

      Eliminar
  2. O Dia mundial do Livro começou a ser celebrado em Espanha, precisamente para assinalar a data da morte de Cervantes.

    Quem me dera ter uma praia por perto para caminhar descalça na areia! Um luxo!

    Adorei o post!

    Um beijinho para as duas lindas senhoras:)

    ResponderEliminar
  3. ~~~
    Uma homenagem belíssima e completa!

    ~~~ Beijinhos, MJ. ~~~

    ResponderEliminar
  4. Mais uma postagem da Falcão deliciosa de ser lida. São 400 anos que indicam que os humanos mudaram quase nada.
    Um abraço.

    ResponderEliminar