domingo, 31 de março de 2013

Páscoa, como dantes?


Pois é, está aí a Páscoa!

-Tens amêndoas para a Páscoa?

Era o Ratinho Poeta a lembrar-me, há uns dias...
- Não....

Portalegre, no nevoeiro (foto de R.A.M.)

Não, não  tinha. Porque para mim as amêndoas da Páscoa têm de ser as da Páscoa de há tantos anos: amêndoas de chocolate, ou só de açúcar, redondinhas e doces, da Fábrica de Portalegre. 

retrato de uma jovem, Desenho de McEvoy 


Casas amarelas, em Dieppe de McEvoy



Cada um tem a sua mania...

Porta fechada de uma velha casa

E já não conto com aqueles saquinhos amorosos, cheios de amêndoas delicadas (de Paris?), com figurinhas de bébés com touquinhas de várias cores, e um licor suave lá dentro... Porta fechada de uma casa

Dessas, não  como há séculos, direi mesmo... As coisas esvaem-se na memória, tudo se degrada, fica apenas a recordação viva do que passou.  Pura, indelével. Transformada, quando se volta a ver.

janela dessa Casa amarela, algures

janela dessa Casa amarela, algures


Mas como encontrar as amêndoas de chocolate –as minhas preferidas!-  aqui tão longe? 

Várias sugestões de amigos... Deus salve os amigos!

Há em Lisboa, numa Mercearia alentejana, disseram-me...

Mas, de repente, lembrei-me da minha amiga Catarina, que dirige a Mercearia de Marvão! Um cantinho bonito, numa das belas ruas de Marvão. 
Onde vou conversar às vezes um pouco, quando lá vou...




Mercearia de Marvão!


uma das belas ruas de Marvão

Falei-lhe (por email), e contou-me que tinha nevado muito por lá e, para me animar, disse que tinha as amêndoas que eu queria e...rebuçados de ovos!

Amêndoas! A partir daí, tinha a Páscoa  salva! E lá chegaram pelo correio, num embrulho muito observado pelos amigos, que tudo cheiraram, com a curiosidade que os caracteriza... 

encomenda e curiosidade 


o pacote de amêndoas!


- E os folares com ovos não compras?

Agora era o Ouricinho que estava sentado num pires, a ver o que eu fazia... Como é que eles sabem estas coisas?

Mais uma pergunta com resposta difícil. Nessa tarde, fui comprar um a Cascais. Sim, comprei um,  comprei, mas era duro e seco!



Fui arrumar as amêndoas e os rebuçados de ovos, no tabuleiro de charão que foi da minha avó, com umas chaveninhas dela também. Justo, pois era ela que na Páscoa nos levava ao Calvário a ver o Cristo morto...


.. Mandaram-me a receita da minha avó... mas não tive vontade de a fazer os folares! Dei há tempos a minha máquina dos bolos... quem vai amassar aquilo tudo sem máquina? Eu cá,  não!




De qualquer modo, com amêndoas, rebuçados, um raminho de alecrim e os amigos ao pé... a Páscoa tem de ser boa!



(Lá fora chove. O borrego está a "esturrar" no forno, à espera... )

Festa é esta!

Páscoa Feliz, amigos!

9 comentários:

  1. Por aqui também houve amêndoas e folar, com cabrito assado - claro! - e a pequenina Constança a aprender a tradição!
    Beijinhos e Boa Páscoa
    Luísa

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Adorei! Adorei!
    Tudo!
    Que bisbilhoteirinhos, esse Poeta e o Ouricinho, de roda do pacote! Estavam a "cheirar" uma amêndoa para eles, os gulosos! Aposto!

    Nunca tinha ouvido falar das amêndoas de ovos!
    Também me lembro daquelas com formas diferentes, muito pequeninas, com licor. Também não as vejo à venda há anos. Gostava muito. Desapareceram!

    Gostei das fotos, das chaveninhas, tão bonitas, da sua avó, mas gostei sobretudo de ver uma linda senhora que por ali passou. Fiquei com saudades!
    Um beijinho grande e resto de Domingo feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Isabel, não são amêndoas, são rebuçados com recheio de ovos moles. Maravilhosos! Há todo o ano... beijinhos

      Eliminar
    2. Pois...rebuçados e não amêndoas. Fiz confusão!
      Mas é tudo docinho!

      (Maria João, por onde andam os seus seguidores?!!!)

      Eliminar
  3. Gostei de te ver e ver que em seus olhos se pode enxergar as estradas. Essas que libertam mais que a data, que libertam lembranças de um tempo onde as amendoas podiam fazer com que nos refugiassemos em doces esperas.
    Hoje passamos pela inércia de governos e pelas escravidões da vida, passamos amiga, pois seus olhos são uma páscoa pra nós.

    bjs nossos.

    ResponderEliminar
  4. Maria João,
    Esses rebuçados são divinais e as amêndoas de Marvão também. :))
    Tão bonitas as chávenas da avó e que Páscoa tão gulosa, como deve ser.
    Beijinho e adorei estas memórias.:)
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Gostei do comentário das vurdóns, já vês, essas "estradas que libertam mais que a data, que libertam de um tempo onde as amêndoas podiam fazer com que nos refugiássemos em doces esperas".
    Não é aconselhável continuar a ser sentimental, a partir de certos desenganos.
    Que saibas salvar todas as Páscoas com as amêndoas da sabedoria.
    Felicidades.

    ResponderEliminar
  6. Desta vez agradeço "em geral", porque com tantas mensagens fiquei confusa!!!
    Beijos e obrigada, queridas Amigas! As amêndoas das minhas lembranças são para vocês!!!!

    ResponderEliminar
  7. Querida Maria João, os rebuçados de ovo são divinais. Quanto às amêndoas de Portalegre, infelizmente nunca provei, mas devem ser deliciosas!! Um dia destes deu uma reportagem na televisão sobre elas e o seu fabrico...

    O ratinho e o ouricinho fizeram bem reclamar a ausência destas guloseimas, pois adoçam-nos a alma!!

    Um beijinho doce e amigo para todos aí em casa!!

    ResponderEliminar