domingo, 27 de outubro de 2013

Morreu Lou Reed - "Perfect Day"...





Espanto e tristeza: morreu Lou Reed! 

Parece impossível tal era vitalidade deste músico extraordinário! Desta personagem marcante da nossa época.

A sua história no rock, com os Velvet Underground, é famosa.

Nasceu em Março de 1942, num bairro pobre de Brooklyn, morreu num domingo de manhã, tal como falava na canção dos Velvet Underground  - o grupo que fundou, em 1964, com John Cale.

A sua vida, excessiva em tudo, a destruição consciente e contínua, pelo álcool,  o querer viver sempre no “wild side”, no lado selvagem  da vida, culminou no transplante de fígado e, inevitavelmente, ... na morte.

Tudo foi já dito. Morreu num domingo de manhã, hoje  mesmo, como na canção.  

Tinha 71 anos apenas... 

Vai fazer-nos falta!




8 comentários:

  1. Os mitos do nosso tempo estão a desaparecer todos, é triste, chega um momento em que custa mais soportar o peso de tanta gente que já não está que o da nossa própria decadência!
    Feliz semana, com os anos às costas, mas sempre a olhar para o que não envelhece nem morre, que é o que nos vai reconfortando...
    Hoje está um dia esplêndido, vamos aproveitá-lo bem.
    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá vamos nós...beijinhos. Hoje está um dia lindo! O Outono com um pouco de sol, de que gosto tanto!

      Eliminar
  2. Há mortos assim

    que não deixamos morrer

    ResponderEliminar
  3. Às vezes pergunto-me se estes artistas que viveram assim no limite, se foram felizes. Pergunto-me se voltassem a viver e tivessem oportunidade de escolher uma vida diferente, se o fariam.

    Um beijinho grande e boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei Isabel, mas acho que não sabiam -nem queriam- viver de outra maneira. Para eles, é a intensidade que conta, uma forma de absoluto qualquer que esperam atingir dessa forma: entregando-se ao que fazem e destruindo-se, tantas vezes!
      Uma boa semana para ti!

      Eliminar
  4. Mais um ícone da música que partiu.
    Deixa muitos admiradores, de várias gerações!
    E assim, vamos ficando mais pobres a vários níveis...:(((

    Um beijinho.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. è verdade, Cláudia! Mas fizeram alguma coisa, pelo menos! Não passaram "sicut pecora" como dizia um autor latino, como carneirinhos, digo eu: criaram e deram alegria!
      Sim, mais pobres...mas lembro um filme de Peter Sellers(The Party) em que ele diz, a propósito de nada: "Mas o coração é puro"!
      ....

      Eliminar
  5. Sobre Lou Reed no site Mofo:


    Dois textos PERFEITOS. Definitivos.


    Duas grandes análises extensas, minuciosas e detalhadas sobre 2 álbuns essenciais, com a narrativa CHOCANTE, ESTARRECEDORA da vida pessoal do artista em sua fase mais barra-pesada.


    DE ARREPIAR OS CABELOS:


    No fundo do poço com Lou Reed:


    Berlin (1973)

    http://www.beatrix.pro.br/mofo/berlin.htm


    Rock 'n' Roll Animal Tour (1974)

    http://www.beatrix.pro.br/mofo/lourock.htm


    “O produtor Bob Ezrin imediatamente voou para o Canadá onde se internou em um hospital, para se curar da dependência de heroína e poder exorcizar o disco.”


    “Para se dissociar da imagem de David Bowie, já que não agüentava mais as comparações, Lou começou a criticar Bowie chamando-o de um cara “sujo” e que Bowie havia se aproveitado dele para decolar na carreira. Irritado, Bowie retrucou que Lou...”


    “Durante a turnê, ocorreu uma tentativa de suicídio de sua esposa Betty, que era totalmente desprezada por Lou. Betty dizia que não sabia como conseguiu casar com um homem tão mau, mentiroso e maníaco...


    “John Cale assistiu uma dessas apresentações e comentou, horrorizado, que a anfetamina havia mudado a estrutura muscular de seu rosto, a ponto dele não poder mais sorrir.”


    “E Lou começou seu jogo macabro, com atitudes ainda mais vis. Sua primeira vítima foi ninguém menos que Nico. (*****************) Essa insanidade durou três dias, até que ela fugiu para o apartamento vizinho pedindo socorro. Essa seria a última vez que os dois se veriam. Nico nunca mais conseguiria encarar Lou nos olhos...”

    ResponderEliminar