quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Para a minha amiga Asmâa, lembrando Chefchaouen..


Ontem dizia...


"Chefchaouen, ou como lhe chamam, afectivamente, os marroquinos, Chaouen - é uma cidade quase inimaginável antes de se ver. Ao norte de Marrocos, perto de Tetouan, na cordilheira do Rif, num vale, com montanhas à volta."




"Espalhadas sobre o sofá, fico a juntá-las, a separá-las, a isolar um bocadinho de céu – ou será do chão?- um pedacinho de azul, uma janela com vista para o Paraíso? Tudo podia acontecer


Entrará pela janela o Pássaro do Paraíso, ou uma asa branca cheia de rumores? Tudo é possível, nesse momento. O olhar perde-se nas fotografias, espalho-as com a mão, e volto atrás dez anos...

Volto a um mundo azul de nuvens em que passeamos a procurar um equilíbrio porque aquele espaço não parece humano. 

O Paraíso? Um mundo terrestre ou um mundo divino? Ou de sonho?


 E penso na frase de Nietzche,  citada por Thomas Mann (*): “Queremos penetrar a razão do humano, queremos prender aquilo de que precisamos para sonhar para lá do homem”.


Entra a beleza pela janela aberta, vem o sonho no imaginar, nas casas caiadas de azul, na oliveira centenária perdida no meio de uma rua, a fonte onde uma mulher se debruça com o cântaro, onde as crianças brincam, como em todas as ruas...











No fim, esqueci-me de pôr as fotografias... Voltei ao post e pus algumas, mas penso que, sem fotografias da cidade azul, não se pode imaginar Chaouen! Aqui ficam!








Cheguei ao hotel. A noite desce sobre Chefchaouen e o azul espalha-se nas montanhas em redor. 




O que faço eu no meio de tanto azul?




4 comentários:

  1. Tinha-me esquecido de pôr, ontem, as fotografias de Chaouen! Imperdoável! Hoje já pus algumas no post de hoje, mas acho que Chefchaouen merece bem dois posts e as imagens todas que tiver! Bem, ainda tenho muiíssimas mais, porque adorei esta cidade azul!

    ResponderEliminar
  2. Os pássaros de areia
    voam mais alto

    para lá do azul

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Se eu tivesse as tuas vivências todas, sentia-me uma priveligiada, seria feliz recordando., como tenho a certeza que tu és. Conta-nos tudo o que voste e viveste, não deixes nada no tinteiro!!
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  4. Merece dois post e os que lhe apetecer, porque é lindo! As fotos e o texto! Gostei de ler e de a ver por ali, com menos dez anos, mas igual a hoje: sempre linda!
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar