sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

"Moon river": Falando de Audrey Hepburn e de "Breakfast at Tiffany's"







Audrey Kathleen Ruson ( Audrey Hepburn),nasceu em Ixelles, na Bélgica, em 4 de Maio 29, e morreu na Suíça, em Tochenaz, com um cancro no dia 20 de Janeiro de1993 com um cancro de estômago. Era filha de mãe holandesa, baronesa, com origens nobres, e pai britânico-irlandês. Actriz de grande nível e classe, era uma trabalhadora infatigágel quando filmava, e uma companhia que todos apreciavam, porque criava um bom ambiente em seu redor...







Breakfast at Tiffany’s é uma história escrita por Truman Capote, incluída numa colectânea de contos com esse nome (*). 

Truman Capote

Um escritor - do qual não sabemos o nome- vive em Nova Iorque num andar e noutro andar vive Holly Golightly, uma jovem à procura de muita coisa que ignora. E vê-a, segue-a de longe, da janela.


Sem rumo, frágil insegura, confusa, anda de festa em festa, de encontro em encontro e vai gastando os seus dias. Em busca de uma companhia especial? Do amor? Do absoluto? Para já, interessam-lhe as festas e ter uma boa companhia. 
E o escritor segue-a da janela. Ouve-a cantar a bela canção "Moon River" (**), criada para Audrey cantar no filme e que ela própria escolhe. 


O que é para Holly a felicidade? Bem, para ela deve ser um estado parecido com a sensação que ela tem ao ver todas as manhãs as vitrinas da Tiffany e Cª, e as suas jóias.


O filme foi realizado em 1961 pelo inesquecível Blake Edwards (o da Pantera cor de rosa e  do fantástico, mil vezes visto e revisto, "Hollywood Party").


(*)O livro de Truman Capote “Breakfast at Tiffany’s” (Boneca de Luxo, em PortugalBonequinha de Luxo, no Brasil) contava mais 3 histórias além desta que é de 1958. Uma casa de Flores (1951), Um violino de Diamantes (1950) e Memória de Natal (1956).~

(**) A canção que Audrey canta foi composta por Henri Mancini, com letra de Johnny Mercer, em 1961. Ganhou o Oscar desse ano da melhor banda sonora de filmes.


5 comentários:

  1. Em Espanha chama-se "Desayuno con diamantes". Sempre me pareceu uma má ideia nâo respeitar o título original, e ainda por cima pode dar lugar a confusôes, Estou a pôr acentos circunflexos, porque se ponho o código para que me saia o til, desaparece-me o comentário, já me aconteceu duas vezes!!!
    Beijinhos, antes de que me desapareça outra vez!

    ResponderEliminar
  2. Olá, vim aqui só a "assinar o ponto", já é mais de meio-dia, a Sara vem almoçar e vou-lhe fazer uma coisinha boa. Até breve, feliz carnaval! Vais-te disfarçar? Eu nâo preciso, levo o disfarce sempre posto, de BRUXA!!!!!
    Beijôes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roubaste-me o "disfarce": duas bruxinhas nós, mas boas!!!!

      Eliminar
  3. Gosto muito da Audrey Hepburn e de todos os filmes que vi dela. Gosto, mais do que do porte elegante, da calma e tranquilidade que sempre aparentava.
    Os filmes dela revêem-se sempre com gosto.
    Um beijinho grande e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  4. Ah!Ah!Ah! (para o comentário da Maria!)
    Beijinhos para as duas senhoras :)

    ResponderEliminar