quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Seymour Hoffman: morte de um grande actor!


Philip Seymour Hoffman nasceu em Fraiport (a norte de Nova Iorque) em 23 de Julho de 1967. Morreu há três dias, 2 de Fevereiro, na sua casa de Nova Iorque, de overdose. Um presumível suicídio? Ou mero acaso? Fosse o que fosse, foi pena ter morrido... Era um grande actor!

Actor inteligente, e realizador teatral de qualidade. Na TV desde 1991, estreia-se no cinema em 1992 em alguns papéis secundários: "Perfume de Mulher", ou "O Talentoso Mr. Ripley" (do romance homónimo de Patricia Highsmith), em 1999. 


Vi-o há poucos meses, em DVD, em "The Big Lebowsky", o maravilhoso e humano filme dos irmãos Cohen, onde faz um papel secundário, mas perfeito como sempre. É Brandt, o secretário assustadiço do "velho" Big Lebowsky, o milionário. 



Em 2002, entra no filme de Spike Lee, A 25ª Hora, e, em 2003, em "Cold Mountain." 

Em 2005, é o protagonista do filme "Capote", onde personifica, magistralmente, o escritor Truman Capote. Filme de Bennett Miller, inspirado no controverso livro de Capote, "A Sangue Frio". Pelo qual recebeu um Oscar.



O seu último filme é "Em Chamas" ("The Hunger Games", 2013), de Suzanne Collins,uma saga e ficção científica, em 3 episódios, de que se espera a continuação.

Resta-me dizer que a sua morte foi uma grande perda para o cinema americano. E para o cinema de todo o mundo.

Hugo Simberg, O Anjo Ferido

1 comentário: