Com espanto, muitos de nós nos interrogámos: como sobreviveram com tanta dignidade?...
Como passaram do ontem ao hoje?
A quem pergunta como puderam os japoneses dar uma imagem de contensão e de dignidade perante uma tragédia tão grande, responde Pierre-François Souyri (1), alguém que conhece bem a história do Japão, in Le Monde online de hoje, dia 10 de Março.
"Os japoneses ao longo da sua história desenvolveram uma sensibilidade especial no que diz respeito ao carácter efémero da existência, na qual se vem inserir a ideia budista da impermanênca do mundo. Tudo isto tem as suas consequências sobre o comportamento humano face aos desastres naturais.
Dá-lhes a capacidade de aceitar o destino face a uma natureza que se revela por vezes violenta.
O recurso a explicações “culturalistas” para explicar as reacções humanas é muitas vezes uma facilidade. A verdade e que o tsunami atacou pequenos portos de pesca onde os seus habitantes tinham tecido ao longo dos tempos relações comunitárias estreitas. Esta solidariedade explica com certeza melhor as reacções populares...”
Penso que é raro um povo dar tamanha lição ao mundo! Não sei se viram um vídeo que correu a internet sobre o "agradecimento" do "povo japonês" a todos os que ajudaram nesse momento.
pintura de Ando Hiroshige
De uma discreção, de uma compostura excepcionais. Exemplo de delicadeza, respeito e solidariedade das pequenas comunidades também, como sublinha Souyri.
Comovente e digno. É altura de deixarmos nós o agradecimento por essa maravilhosa lição! Arigato...
Deixo umas flores para o Japão. A sakura deve estar a nascer nos ramos das cerejeiras e cobrir de branco e de perfume as terras do sol nascente...
(1) Pierre-François Souyri é o director do Departamento da Ásia Oriental, na Universidade de Genève. É o autor da “nouvelle Histoire du Japon”, saída em 2010, ed. Perrin.
As imagens que usei foram tiradas deste site muito interessante:
MJ,
ResponderEliminarJá passou um ano!!!
Uma iniciativa louvável. Gostei das fotografias e das pinturas.
Venho também reoferecer o presente pois o blog merece.É sempre tudo tão belo e respira sempre muita sensibilidade.
Beijinho!
Um povo que foi um exemplo na forma como aceitou e reagiu à tragédia.
ResponderEliminarO seu post é muito belo.
Bom domingo