Edgar Degas, quadros de nus no Musée d'Orsay
Edgar Degas nasce em 19 de Julho 1834 e morre em 27 Setembro 1871, em Paris. Pintor, gravador, fotógrafo, pertence ao chamado grupo dos impressionistas que "contrariava" muitos dos pintores ditos "impressionistas"...
Degas, auto-retrato
Em 1855, começa os estudos de Artes na Escola de Belas Artes de Paris. Entusiasmado pelos mestres da pintura italiana, de Luca Signorelli a Boticelli ou Rafael, viaja até Itália em várias ocasiões, entre o anos 1856 e 1860.
Visita Florença Roma e Nápoles várias vezes. Torna-se amigo de Gustave Moreau.
Visita Florença Roma e Nápoles várias vezes. Torna-se amigo de Gustave Moreau.
Edgar Degas, nu
Edgar Degas, nu (pormenor)
Hoje está patente em Paris uma grande exposição dos nus de Degas no Museu d’Orsay, até dia 1 de Julho. Exposição monográfica – “Degas et le nu” - consagrada a Edgar Degas.
Edgar Degas, mulher no banho
Não vou ver mas tenho uma certa curiosidade. Li uma crítica de Philippe Dagen, conhecido crítico de arte francês, no “Monde”. Artigo interessante. Intitulado: “Os nus de Degas são tristes”.
Começa citando os versos de Mallarmé: “La chair est triste hélas/ et j’ai lu tous les livres”.
Acrescenta Dagen: “Stephane Mallarmé era amigo de Degas. O que é triste é que este verso se aplica à exposição dos seus nus.”
E aponta alguns “mas” – sobretudo na escolha e na apresentação dos quadros. Numa certa confusão que faz pensar numa certa precipitação.
Degas, nu
Degas, nu
“Os seus organizadores leram todos os livros consagrados ao autor. Leram-nos demasiado –hélas- e esqueceram que uma exposição para obter o seu efeito tem de dar prazer..."
Pelos vistos os cerca de 300 quadros “chocam-se” com a amálgama feita com outros pintores de Renoir a Picasso passando por Gauguin.
E com a falta de espaço que possa dar-lhes a perspectiva necessária. Os próprios bronzes, exemplares, parecem estar apertados de encontro à parede branca.
“Demasiadas as 300 peças divididas em 7 capítulos, que examinam - quase por ordem cronológica, os nus de Degas desde os primeiros estudos que “cheiram ainda à Escola de Belas Artes”.
E continua: “A passagem da observação dos modelos à distância para a sugestão pela linha e pela cor das sensações físicas que a proximidade –ou a recordação- da nudez provoca em Degas ele quer suscitar no espírito de quem contempla”.
Degas, desenho
Tudo serve para o conseguir: lápis, carvão, tinta, misturas químicas, pastéis...
“Hibrida-os”, continua Dagen, move-os, das posições eticamente indecentes às mais castas e (aparentemente) puras –das pernas abertas à evocação de um colo ou de um torso feminino...”
Os nus que nunca tinham aparecido em público parecem ser descobertos às escondidas, vistos com um olhar cúpido.
Degas, mulher no banho
Renoir, jovem mulher nua
Auguste Renoir, nu
É possível. Vi algumas imagens. Não têm decerto a naturalidade e a frescura dos corpos de mulhere nus de Renoir.
Auguste Renoir. depois do banho
Paul Gauguin
Ou a pureza e certa ingenuidade das figuras de Gauguin.
Ou mesmo a desenvoltura e limpidez das mulheres de Toulouse-Lautrec. Das mulheres do Moulin Rouge ou dos bordéis, cujas "poses" têm uma enorme leveza. Toulouse-Lautrec Femme à sa toilette
Toulouse-Lautrec
Os nus de Degas parecem figuras apagadas, “apanhadas” na sua intimidade...
Intimidade, sim, mas clandestina, cenas “impróprias”, imagens que não foram destinadas a estar em paredes das casas ditas “normais”.
Edgar Degas
Tudo é discutível. Eu continuo a "preferir" a delicadeza e a leveza das incomparáveis bailarinas de Degas!
Para o resto... Nada como ver. Deixo-vos o que a internet me deixou "ver"...
Edgar Degas, aula de dança
Degas, bailarinas
Degas, bailarinas
Degas, bailarinas (pormenor)
Degas, ensaio na Opéra de Paris
As mulheres dos nus de Degas parecem envergonhadas, que se escondem. As de Renoir parecem estar completamente à vontade.
ResponderEliminarAs bailarinas são lindas.
Quanta beleza.
Pode haver preferidos, mas todos são lindos.
Um beijinho
Boa escolha de belíssimas obras de arte!
ResponderEliminarBom gosto!
Obrigada, amigos, porque me deu bastante trabalho escolher...
ResponderEliminarBom weekend (há-de chegar!)
Valeu a pena o trabalho, sim senhora!
ResponderEliminarDegas tinha fixação com as bailarinas, quem sabe se não foi um bailarim frustrado!
É realmente uma pena se estas maravilhas não dispõem do espaço que merecem para luzir magníficas.
Um beijinho grande
Escolhas muito bonitas. Uma exposição que gostava de visitar. Gosto muito das bailarinas e dos desenhos de Degas. :)
ResponderEliminarBeijinho.