sábado, 7 de abril de 2012

Ventos de revolta ou as Guerras da Grécia!

Alexandre Magno,  Getty Museum


Há dias suicidou-se, em Atenas, um reformado, farmacêutico, 77 anos, que se revoltou contra a mise à mort decretada pela Europa à Grécia: “eu não quero ir buscar comida aos caixotes do lixo!”, dizia no bilhete que deixou. 


"Não consigo viver nestas condições e por isso prefiro pôr fim à vida."
Suicidou-se simbolicamente na Praça Syntagma, onde durante quase dois anos se manifestaram os jovens - e os menos jovens- Gregos.



Milhares de Gregos vieram nesse mesmo dia manifestar-se, na mesma praça contra o governo dos cortes. Traziam anémonas, malmequeres...
A Grécia está pelas horas da morte, pois...
Então todos os estratagemas são bons para “sobreviver”!

Foi vergonhosa a maneira como a Europa tratou a Grécia e a “crise grega”: que era não só da Grécia, mas sim de nós todos. 

A Grécia é um "maillon de la chaîne" que “deu de si”, mas nenhum dos outros elos da cadeia está livre de se quebrar.

Culpam os gregos sem saber sequer o que dizem. Chamando-lhes “gastadores”!

Mas quem os empurrou para “gastar”? 

Conhecemos bem o que se passou por cá. Por lá deve ter sido o mesmo.
Ah! Eles não pagavam as taxas!", queixavam-se por cá os “europeus”.
Sim, os restaurantes não pagavam as taxas, não davam recibos, achavam há muito que não deviam ser só eles a pagar a crise.
Depois de dois anos de protesto e manifestações em que lutaram com unhas e dentes para evitar as medidas de cortes violentíssimos (1). Mais chocante ainda quando se "ouve" o Presidente do "Eurogrupo", Jean-Claude Juncker reconhecer, há dias, que "a austeridade imposta à Grécia foi um grave erro. Deveria ter-se, sim, insistido desde o início na dimensão do crescimento"...
A Grécia era uma cultura, era o berço da Antiguidade Clássica e foi tratada como "lixo".
Os gregos hoje sobrevivem: e todos os estratagemas são bons para “sobreviver”.
Teatro de Epidaurus
A Europa “abandonou” depressa a Grécia que tanto a admirou nos tempos passados! 
Nos anos 50, a Grécia “adorava” a Europa: “a longínqua, exótica, a fabulosa Europa”, como escreve Yannis Kiourtsakis no seu livro (Le Dicôlon, saído agora em França).
A personagem do seu livro pensava: “A Europa é as luzes, o progresso, a civilização. (...) A nossa pequena Grécia tem ainda muito que caminhar”.
Como foi maltratada a Grécia pela Europa que ela tanto amava!
É, ainda, o escritor, Kiourtsakis que afirma: “mas os Gregos têm algo de precioso que falta aos Europeus “civilizados”: têm a humanidade, um coração de homem e este estado de espírito especial que é a herança da cultura antiga”.
Movimento de protesto "O Topos Mou", num supermercado

Deve ser esse coração que bate em uníssono e protesta e é solidário!
De facto,
se a Grécia está pelas horas da morte, a verdade é que juntos encontram os estratagemas para sobreviver...
Um deles é a chamada “Guerra da Batata”!
Depois das Guerras do Peloponeso...
E das Guerras Médicas... 
Vem a Guerra da Batata -igualmente importante!
batata do Brasil ABBA
 “Este movimento da batata não é apenas o sinal do empobrecimento do país. É também um novo exemplo de iniciativas de solidariedade que se espalham pela Grécia em crise.”(Le Monde de 13 de Março)
Dos pobres aos remediados e às classes “consideradas” médias, os gregos fazem fila para comprar sacas de batata, no bairro chic de Atenas – Kifissia – que vêm em camiões, do Norte, de Navrokopi. 

Senhores engravatados, antes de seguirem para o emprego, mulheres bem ou mal vestidas, adolescentes, vêm comprar as batatas mais baratas que uma organização “O topos mou”–sem proveito para si- anda a vender.
E o seu slogan é: "Keep talking Greece", não esquecer a Grécia...
Alguém que decidiu equilibrar as coisas e pôr um pouco de justiça.
A batata é comprada directamente aos agricultores (com recibo!), e vendida a preço normal, quando nos supermercados subira a preços astronómicos. 
Um dos que estão na fila é o jornalista Kostas Ghikes (que está desempregado) que diz ao colega francês: “vão ver o mesmo em breve nos vossos países...”
Parece que, depois desta, vai vir a Guerra da Farinha. A seguir a Guerra do Azeite...
A Grécia não baixa os braços!
Como refere Eric Aeschiman (agora, “Le Nouvel Observateur” de 22/27 de Março): a Grécia de Homero "mexe”, agita-se, protesta. "Há uma ebulição perceptível. Criam-se colectivos, fazem-se petições". 
Na Praça Exarchia a juventude organiza conferências, Nos “cafés filosóficos”, os filósofos na  moda animam “seminários” e discute-se".
E pensamos nos filósofos da Antiguidade, nos debates na praça pública, na "Apologia de Sócrates" - exemplo de todo o Ocidente!
Platão, "visto" por Rafael (Capela Sistina)
Gérard David, Morte de Sócrates
Nas praças de Atenas, hoje, debatem os temas que preocupam:  
Será que a Grécia foi vítima do seu caso especial? Ou foi apenas uma “amostra” do que é na realidade um “desregulamento Mundial”?(...)

É urgente desmistificar a insistência racista sobre a especificidade do caso grego (...)”, defendem os filósofos V. Scoumbi e Dimitris Vergetis.
busto de Sócrates
Falemos antes do destino de um povo que vai afectar todos os outros.
O filósofo Antonis Liakos (Professor formado em História, em Inglaterra) afirma: “Se recusamos os planos de austeridade, por outro lado contestamos igualmente o “cerrar-se” do país num nacionalismo que pode ser perigoso.”
Fala de “capitalismo”: 
“É uma política doutrinária e hipócrita. “Crise”, “hipocrisia”, “crítica” são da mesma família. E cria o “jogo de palavras:” 


“Hoje a hipocrisia alimenta a crise e só a crítica poderá acabar com ambas.”
Talvez a modernização acelerada da Grécia tenha sido um erro. Uma espécie de “caricatura do homem ocidental: o consumismo, o narcisismo, o dinheiro fácil, o kitsch... Tudo depressa de mais. (...) É uma crise antropológica, que diz respeito ao mundo inteiro”, afirma Yannis Kiourtsakis.

Faz-me pensar no “caso português”...
E fico a admirar os  Gregos! Ah! Grandes Gregos! 
Alexandre Magno, mosaico, Museu Arqueológico de Nápoles

Dignos dos antepassados heróicos, desde os Argonautas -Jasão, Hércules, os gémeos Castor e Pollux!- até Alexandre o Grande!
"Espíritos aventureiros que perseguem um fim difícil de atingir"... 
Assim são definidos os Argonautas...
E nós?

Onde estão os nossos heróis?


Na luta do dia a dia...






7 comentários:

  1. São tempos muito complicados que precedem a chegada de um mundo novo, que nós talvez já não vejamos. Oxalá seja melhor e mais justo que este, e não deixe pelo caminho demasiada desolação!
    A nossa História sempre esteve e estará feita de incertezas e muito, muito sofrimento.
    Temos que viver a nossa vida o melhor que nos seja possível, enquanto fôr possível. Para nós já é tarde para " lanzarnos al ruedo", assim que a "apurar la copa", que queda muy poco vino...
    O passado da Grécia será sempre "o nosso passado", o mais brilhante e transcendente.
    No entanto há muitos anos que, juntamente com a España e Portugal, nos tínhamos habituado a ser sempre os últimos da fila, a última carruagem. Volta o nosso triste destino, mas a nível individual temos que procurar ser felizes, o dinheiro é importante, mas não o mais importante.
    Uf! que discurso me saiu. Admiro muito a tua capacidade de espraiar-te, eu normalmente sou bastante sintética, quase telegráfica às vezes, mas é tudo por preguiça...
    Oxalá tenhas um feliz domingo, apesar da crise e de tudo. Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Pois é...Estava a ver que não me vinhas ler! Bom domingo de Páscoa para ti e "meninos"!
    Eu espraio-me demais,quem me dera ter mais síntese - até fiquei espantada de me "reencontrar" no meio daquilo! Andei ali perdida, quase entre Sylla e Caríbdis...
    Mas esta realidade tem-me enervado e "enojado".
    Pobres Gregos, dizem! Grandes Gregos, dizemos nós!
    Beijinhos
    Como vai Little Lord D.?

    ResponderEliminar
  3. O meu professor, na 2ª classe, há quase 60 anos, dizia-nos: os ricos vão ficar cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais e mais pobres... É a realidade, cada vez mais actual, mas que um dia, será breve?, terá que acabar.
    Impõe-se um mundo novo, uma nova maneira de olhar os outros, de sermos mais fraternos e solidários nos sentimentos e nas acções.

    Os pássaros da foto no Faial são mesmo verdadeiros... belezas do "meu" arquipélago!

    Boa Páscoa.
    Abraços amigos e fraternos
    Raul

    ResponderEliminar
  4. MJ,
    Uma tristeza as notícias vindas do berço da civilização.
    Gostei muito desta postagem a remeter-nos para o que importa e obrigando-nos a pensar nas palavras do escritor grego Kiourtsakis.
    Tanta beleza que recebemos dos gregos para agora asfixiar com o liberalismo económico com a anglo-saxónia a comandar e a Gália a ir atrás da onda.
    Não conheço o escritor mas a próxima vez que for à biblioteca procuro-o.
    Grata!
    Beijinho e bom final de Páscoa!:)

    ResponderEliminar
  5. Adoro o teu sentido do humor.
    Siempre te querré.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de as ler às duas (duas" meninas" muito especiais) e aprendo sempre.
    Boa semana em família.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  7. Excelente reportagem. Hoje, tal como ontem, somos e seremos gregos. Une-nos o humanismo, o respeito pelo homem e pela sua dignidade.

    ResponderEliminar