Ouvir:
http://www.youtube.com/watch?v=cOybOtYT1-0 ( Requiem, de Verdi)
Henni
o violinista Ivry Gitlis
Afonso Fesch
THE INTERNATIONAL MÄHLER ORCHESTRA (IMO)
Dirigida pelo Maestro YOEL GAMZOU
Notícia sobre a "Internacional Mähler Orchestra" (IMO)
A "Orquestra Iternacional de Mähler" foi criada, em 2006, por Yoel Gamzou, reunindo músicos jovens de alto valor profissional, vindos de todas as partes do mundo, para tocar e aprender com mestres experientes. Logo a seguir à criação da Orquestra, foi grande o sucesso de bilheteira e da crítica musical. Nessa estação musical de 2006/7, no final, foi apresentado, na Igreja de St'Johns, na Smith Square, Londres, um Concerto em memória do grande Maestro Carlo Maria Giulini que foi muito apreciado. Nessa altura a neta do compositor Gustave Mähler, Marina Mähler aceitou ser patrocinadora da Orquestra, sendo hoje sua Presidente Honorária.
BIOGRAFIA de alguns componentes da IMO, que vão participar no Concerto:
BIOGRAFIA de alguns componentes da IMO, que vão participar no Concerto:
Yoel Gamzou
Nascido numa família de artistas, o maestro israelo-americano Yoel Gamzou distinguiu-se como especialista de Mähler. Tendo começado a sua educação musical tocando violoncelo, começou no entanto a estudar para Maestro com 12 anos de idade. Tendo começado a estudar em Israel no Catherine Lewis Conservatory e na Universidade de Tel Aviv, Yoel foi depois estudar em New York, Paris e Milan, trabalhando com alguns dos maiores directores de orquestra. Yoel foi o último aluno do grande Maestro Carlo Maria Giulini, com quem trabalhou intensamente até à sua morte.
Participou, como director de orquestra, em vários concertos em Paris, Berlim, Spoleto. Vem pela primeira vez a Portugal. (*)
Ivry Gitlis
Ivry Gitlis nasceu em Haifa, Israel, em 22 Agosto de 1922, de pais russos. Recebeu o seu primeiro violino aos cinco anos e deu o primeiro concerto aos dez. Tocou com as mais prestigiosas orquestras incluindo: New York Philharmonic, Berlin Philharmonic, Vienna Philharmonic, Philadelphia Philharmonic, e Israel Philharmonic.
Ivry Gitlis é considerado um dos mais talentosos músicos da sua geração e muitas das suas gravações são considerads clássicas. A sua primeira gravação "Le Concerto à La mémoire d'un ange," de Alban Berg, ganhou o Grand Prix du Disque (Grand Record Prize) em France.
Afonso Fesch
Nascido no Porto em 1988, e residente em Vermoim, Afonso Fesch é um dos mais promissores jovens violinistas portugueses, titular de vários prémios e vencedor de diversos concursos.
Nascido no Porto em 1988, e residente em Vermoim, Afonso Fesch é um dos mais promissores jovens violinistas portugueses, titular de vários prémios e vencedor de diversos concursos.
Inicia o estudo do violino aos 7 anos na Escola de Música Pedro Fesch. Em 2000, começa a estudar com o Professor russo Yossif Grinman. Conclui o exame de 8º grau de violino no Conservatório de Música do Porto em 2004. Nesse ano, concorre ao Prémio Jovens Músicos (classe B) e obtém o 3º prémio. Foi, desde então, bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2006 concorre ao 2º Concurso Internacional de Violino em Lisboa e recebe o prémio “Revelação Portuguesa”.
**********************
PROGRAMA:
**********************
PROGRAMA:
J. S. Bach – Duplo Concerto para Dois Violinos, com Ivry Gitlis e Afonso Fesch como solistas.
Solo de Ivry Gitlis
E. Chausson –“Poeme” para Violino e Orquestra, com Afonso Fesch como solista.
Solo de Ivry Gitlis
E. Chausson –“Poeme” para Violino e Orquestra, com Afonso Fesch como solista.
J.Brahams - Sinfonia nº 3
G. Verdi - Suite para Orquestra do Requiem (arranjo do Maestro Yoel Gamzou)
************************
(*) N. A. Yoel Gamzou é filho de uma grande amiga minha, Mikhal Gamzou, artista e escultora telaviviana. Vi o "Maestro" pela última vez, em Ramat Aviv, na festa do seu bar-mitzva. Tinha, então, 13 anos. Foi há dez anos...
É com imensa alegria que amanhã vou assistir ao Concerto na Vila da Feira. Por isso, estou emocionada e quis que participassem da minha alegria.
A Mikhal também vai lá estar.
No fundo é a sensibilidade, a emoção e a arte que nos conduzem.
Como me escrevia há dias a minha ex-aluna Sílvia B., "sempre achei que é essencial gostarmos daquilo que fazemos (e no caso dos professores isso é muito importante), e saber transmiti-lo sem ter de se esforçar muito, como se estivesse no sangue e na alma, contagiando assim os outros e fazendo com que os outros também queiram ser assim. Também queiram ser geniais e únicos naquilo que fazem..."
Como qualquer um de nós. Como Yoel Gamzou, de certeza.
O Maestro Carlo Maria Giulini
(nasceu em 1914 na Toscana e morreu em 2005, em Brescia)
Ouvir:
Ouvir:
http://www.youtube.com/watch?v=HuQYV6rpW3I
A "5ª Sinfonia" de Beethoven, dirigida por Carlo Maria Giulini
A "5ª Sinfonia" de Beethoven, dirigida por Carlo Maria Giulini
Sem comentários:
Enviar um comentário