quinta-feira, 13 de novembro de 2014

AS INQUIETUDES e O OUTONO...


Rosto no Outono visto por Etsuko Nagamatsu



Penso que no meu blog posso dar abrigo a outras vozes. Quero que ele possa ser também um local em que se pode dar voz aos que, isolados, merecem ser ouvidos. 
Ou que "merecem" ser vistos... porque nos enriquecem. Por isso, associo aos poemas que escolhi os desenhos, as criações 'poéticas' com folhas do Outono que a minha amiga japonesa, Etsuko Nagamatsu, artista, vai imaginando: rostos, expressões, tristeza... Ou divertimento na procura da beleza.

 Etsuko Nagamatsu

Os poemas são de uma poetiza alentejana, Maria Albertina Dordio. Alentejana é “restritivo”? Não. Não reduz nem limita. Pelo contrário, para mim amplifica porque me traz o ar da minha terra – livro que me veio parar por mão amiga.

Maria Albertina Dordio nasceu no Ervedal, distrito de Portalegre,  e vive em Portalegre. Já foi professora e hoje está aposentada.

 Etsuko Nagamatsu

Publicou, em edição própria, alguns volumes de poesia: "Encontro" (1987), “Portalegre a Cidade e a Serra” (1989); “Transparências” (1991), “Sentires” (2005), entre outros. Este volume, “Inquietude”, saiu em Maio de 2014 e tem uma bonita fotografia, na capa.


 Etsuko Nagamatsu

Livro honesto, recolha de sentires, de inquietudes, de reflexões, medos, os poemas escolhidos são -como diz no 'Prefácio'- “reflexo ou reflexão daqueles momentos muito marcantes e humanos em que as nossas fragilidades, os nossos medos, os nossos fantasmas, ilusões, desilusões, sonhos, ansiedade (…) enfim, inquietudes nos atormentam. (p.8)
Jardim de Outono, em Portalegre 

São um modo de se expor, diz, “da forma talvez menos directa mas mais gratificante”, de falar de um certo mal-estar, da sensação de solidão sem aparente razão, do sentimento de ser, como diz, “carta fora do baralho”. De ter, um dia, enfim sentido que “algo se quebrou”. 


 Etsuko Nagamatsu

Talvez porque “a dureza da vida é espinho agreste,/torniquete de angústia perfurante/ e nunca é apenas dor somente”…

 Etsuko Nagamatsu

Deixo à vossa apreciação estes poemas de uma pessoa que fala com verdade – talento e sentimento- daquilo que sentiu e sente.

 Etsuko Nagamatsu


UM DIA

Algo se quebrou dentro de mim!
Há uma fragilidade constante
A travar aquilo que sinto e sou…
Perdi forças e entusiasmo
Para ultrapassar barreiras
E vencer os escolhos e ciladas
Que a vida me armou…
Acho que é ela a pôr-me à prova…
Um dia faço dessa fragilidade
Uma arma poderosa
E, sem mais entraves,
Avanço destemida, determinada
Em direcção à  eternidade!…

 *
OUTONO SOU

 Ao Outono cheguei com chuva e vento,
Lembrando o Inverno…menos frio…
Trazendo na lembrança o vazio,
De abraços perdidos, um amor bento

O Outono tristonho e pardacento
Corre, dentro de mim, como um rio,
Arrebanha-me a alma, ao arrepio
E solta a minha voz em dor, lamento.

Eu, filha do Outono, que nasci
Em seus primeiros dias, me vesti
Com suas tristes cores o cinzento.

Queria ter nascido em primavera,
Ser luz, flor colorida …ai quem me dera
E rir-me do outono sofrimento!!!

*
NOITE

É na noite que encontro a companhia
superante das horas dolorosas,
que a vida me impõe no dia a dia,
passadas em silencios de morrer...

É à noite que agarro a fantasia,
embrulhada de esperança, na alegria
que o sonho me traz, para esconder
os cansaços e a melancolia,
de me calar e não poder dizer...

É à noite que eu...volto a viver!

Van Gogh, Noite estrelada 


5 comentários:

  1. "O que não nos mata torna-nos mais fortes!"

    Gostei muito de tudo.

    Um beijinho grande e um bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  2. Lindas as imagens de Outono de Etsuko Nagamatsu ! Lindos os poemas de cristal da poetisa Albertina Dordio e linda esta homenagem, Danke !
    M.

    ResponderEliminar
  3. Lindo, lindo este Outono.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar
  4. Maria João, ainda bem que utiliza este espaço para dar abrigo a outras vozes, pois assim ficamos todos a ganhar!

    Poemas com sentimento e alma!
    Quanto aos desenhos em folhas feitos, simplesmente maravilhosos!

    Um beijinho e bom fim-de-semana.:))

    ResponderEliminar