domingo, 23 de novembro de 2014

Lembrando O Clube dos Poetas Mortos...

"Há homens que vivem vidas de desespero resignado, não deixem que isso voa atinja…" dizia Mr. Keating aos seus alunos...



Repito-me? Repito-me. Repito-me! Sim, repito-me...
Quero repetir aquilo em que acredito! Quero falar daquilo de que gosto. Quero indignar-me! Quero pensar pela minha cabeça
E quero atingir os outros e empurrá-los para lutarem pelo que gostem... E saberem dar o valor aos poetas, aos escritores, aos artistas. 
E quando o professor, Mr. Keating, fala de Walt Whitman ("resistir muito/obedecer pouco", escreve em Leaves of Grass), de Thoreau e de Byron sabe o que está a dizer...
Walt Whitman 

E, com eles, ensinar a sermos nós, a serem eles... Conscientes de que a nossa vida tem um fim. Que devemos aproveitá-la e não ser "meros carneiros" de um rebanho qualquer!

o escritor americano Thoreau
Lord Byron 


Ensinar é isso, não é só "cumprir o programa",  nem "impingir" ideias já feitas e "perfeitas", segundo dizem... O imperfeito, o incompleto, o irrealizado implica a procura e a procura é um bem!

É também ensinar a "ver" de modo diferente, aceitar que se pense de outra maneira, pesar o ponto de vista dos outros: ser tolerante, abrir outros mundos...
Era disto que o filme de Peter Weir falava, há 25 anos. E que Robin Williams interpretou tão bem. É disto que se fala, ainda, hoje...




6 comentários:

  1. Gostei muito do post e daquele que aqui indica e que eu não conhecia. Acho que nessa data ainda não andava pela blogosfera.
    A Maria João devia ser uma daquelas professoras que nunca se esquecem, amiga dos alunos e com aulas interessantes. Não me surpreende nada a reacção das suas alunas.

    Não fui sua aluna, mas tenho aprendido muito aqui nos seus post! Com a Maria João e com os amiguinhos Poeta e Ouricinho!

    Obrigada Srª Professora!

    Um beijinho grande e boa semana:)

    ResponderEliminar
  2. Querida Isabel, não é verdade isso tudo, fartei-me de dar aulas sem interesse, às vezes a correr, mal preparadas, ás vezes cansada... Mas gostei sempre muito de dar aulas -isso foi o que me "salvou". E gostava sempre de ensinar o que sabia. Creio que tentei fazer o melhor. Tive muitos amigos e amigas alunas, deram-me muito e ensinaram-me muita coisa. Um beijinho, querida nova aluna!

    ResponderEliminar
  3. Nem sempre as aulas preparadas são as melhores. Uma pessoa com a sua cultura e conhecimento da literatura e das pessoas, não precisava de preparar aulas.
    A Maria João era uma professora e é uma pessoa ESPECIAL!

    Um beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  4. Alguém disse, mais ou menos, " onde esteja uma boa ficção que se aparte a vida". É tristemente certo, pois quando é ao contrário e a realidade supera a imaginação é quase sempre para mal.
    Bjks

    ResponderEliminar
  5. Adoro esse filme, triste, mas necessário.

    bjs muitos

    ResponderEliminar