sexta-feira, 29 de março de 2013

A Paixão de Cristo, vista pelos artistas plásticos de todos os tempos...



Sandro Boticelli, O Cristo morto

Raffaello Sanzio, Deposição de Cristo 

Pietro Lorenzetti, Cristo morto, Basilica de Assisi

Vittore Carpaccio, Cristo Morto

Rosso Fiorentino, Descida da Cruz

Giovanni Bellini, Cristo no meio de dois anjos

Um Cristo português, de Rosa Ramalho

Quentin Matsys, Lamentações sobre o Cristo morto 


Cristo da Paixão, desenho de José Régio

Cristo de barro, no Museu José Régio 

Pietà, de Van Gogh, Arles


Paul Gauguin, O Cristo Amarelo, 1889

12 comentários:

  1. ¡Mi niña! Notei-te ausente um par de dias, espero que tenha sido por uma boa causa, uma viagem talvez.
    Lindos os quadros, fico-me com o fresco de Lorenzetti, que achei impressionante ( fui vê-lo completo, claro, e "trouxe-o" para o meu arquivo).
    Está um dia feio, muito escuro e com um vento desaprazível. Fomos tomar café e voltei a correr para o quentinho, e encontrar-te aqui fez o quentinho mais quentinho:::
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viagem? Não...
      Por aqui e por ali, mais por aqui do que por ali...
      Boa Páscoa minha querida!

      Eliminar
  2. Bela viagem

    Tantos são os Cristos
    no chão que pisamos

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Cada uma mais linda que a outra!
    É difícil escolher a mais bela, é quase injusto, mas ainda assim acho que o meu coração se encanta um pouquinho mais com a pintura de Pietro Lorenzetti.

    Lindo post, como sempre!
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Deixei um comentário antes de aqui estar o da Maria. Será que não seguiu?!

    Então eu dizia que todas as pinturas são lindas. Cada uma mais linda que a outra, mas ainda assim escolhia, porque gosto um bocadinho mais, a de Lorenzetti.

    Post muito lindo!
    Um beijinho grande.

    ( Se calhar eu esqueço-me de colocar as letrinhas e o post não segue. De vez em quando acontece-me. )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal estavam aqui os dois... Tens razão, é lindo o Lorenzetti! ;as eu gosto deles todos!!!
      beijinhos

      Eliminar
  5. Maria João,
    Gostei das escolhas todas mas para mim, a Lamentação de Botticelli é o mais belo de todos. Tenho um fraquinho por Botticelli que me deixa cega. :)))
    Gostei muito desta viagem em torno da Paixão.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar
  6. Uma excelente recolha e amostra!
    A escolha não é fácil...São todos magníficos. Desde os quadros
    às fotografias.

    Beijinhos.:))

    ResponderEliminar