terça-feira, 15 de setembro de 2009

Agatha Christie: 15 de Setembro: é hoje o dia do seu aniversário!





































Agatha Christie e Poirot estão de parabéns...
Agatha Mary Clarissa Mallowan nasce em Torquay, a 15 de Setembro de 1890 e morre em Wallingford, a 12 de Janeiro de 1976. É mundialmente conhecida como Agatha Christie, e -como todos sabem- foi uma romancista policial inglesa autora de mais de oitenta livros.
Os seus livros são os mais traduzidos de todo o mundo, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare.
É conhecida como Dama do Crime, Duquesa da Morte, Rainha do Crime, eu chamo-lhe Lady do Crime (em homenagem a outra Lady: Billie Holiday, Lady Day para os amigos).
Hoje, pois, é o dia do aniversário da Lady do Crime.
O primeiro detective que Agatha Christie criou é de nacionalidade belga, chama-se Poirot e surge no livro The Mysterous Affair at Styles.






Incluindo Poirot, os seus personagens mais famosos são:

Hercule Poirot é um grande detective criado pela autora em 1920, e conhecido pelo poder das suas "celulazinhas cinzentas" que o fazem resolver os casos todos e protagonista da maioria dos seus livros. Grande número das obras onde Poirot deram origem a filmes, séries de televisão, rádio e teatro, etc.;




Miss Marple é uma personagem de ficção presente em doze obras de Agatha Christie. É uma velha solteirona que desvenda os mais intrincados mistérios baseando-se apenas no profundo conhecimento que tem da natureza humana. Vive numa aldeia, St. Mary Mead, e conhece toda a gente. Aparece pela primeira vez, em 1930, no romance The Murder at the Vicarage (Crime no Vicariato, em Portugal e Assasinato na Casa do Pastor no Brasil);







Tommy e Tuppence Beresford aparecem pela prmeira vez em The Secret Adversary (O Inimigo Secreto, Brasil ou o O Adversário Secreto, Portugal) é um romance de espionagem, publicado em 1922. Este é o primeiro livro de Agatha em que entram o casal de detectives amadores Tommy (Thomas Beresford) e Tuppence (Prudence Cowley).



















Em Inglaterra esta semana ( a de 13 a 20) é uma Semana especial dedicada a Agatha Christie, escritora amada pelos seus compatriotas como talvez nenhum outro...
Diz a notícia no suplemento literário, Guardian-Books, de ontem, 14 de Setembro:
“A semana de 13 a 20 de Setembro foi oficialmente designada por “semana de Agatha Christie” em honra do aniversário da Rainha do Crime. Vamos celebrar com "blogs", “podcasts” e “top 10s”, durante toda a semana; antes do mais: torne-se detective e investigue o seu conhecimento sobre o trabalho e a obra dela..
E segue-se um Questionário de 11 perguntas (difíceis!) que vou pôr a seguir noutro "post"...



















Outra notícia importante, também no Guardian: vão ser publicadas este mês (já terão sido?) duas histórias –inéditas- com o famoso Poirot!
O artigo de Maev Kennedy e Katie Allen, (do passado dia 5 de Junho) começa assim:
"There were more "little grey cells" than anyone dreamed of: two previously unpublished Hercule Poirot stories have emerged from a mass of family papers."

Pois é, afinal havia mais “little grey cells”, as famosas “células cinzentas” do que se julgava...

Soube-o, por acaso, porque uma jovem amiga, professora de Literatura Policial (sim, isso mesmo, Literatura Policial é uma cadeira, aliás, um curso, na Faculdade de Letras e com bastantes alunos!), na Universidade do Porto, me avisou, se não nunca me lembraria...
Mandou-me um site da BBC e do Guardian com imensas informações, entre as quais um "QUIZ" sobre a vida e a obra de Agatha Christie e a notícia – que deixei escapar em Junho, no Guardian, dessa descoberta fantástica (só os leitores dela é que compreendem...) de duas novas histórias, surgidas do nada: quer dizer, das malas de papéis deixados pela escritorae guardadas até há pouco na casa de férias.

Sim, é verdade: apareceram mais histórias de Agatha Christie: novas histórias com o “nosso” vaidoso, convencido, às vezes insuportável (mas sempre perdoado...), o maravilhoso Poirot!

O Poirot tão celebrado, interpretado, “re-incarnado” por tantas vozes e imagens, em folhetins da radio, em filmes e na TV –BBC Granada -incarnado pelo actor David Suchet que “agarra” de tal modo a personagem que hoje se me torna impossível pensar em Poirot sem “ver” David Suchet...

O detective belga "renasce"... das montanhas de cartas, rascunhos e notas guardadas por Christie em Greenway.
Greenway -a casa que comprou, em 1938, e onde viveu com o segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan- era uma casa branca, rodeada de roseiras que desciam até ao mar e que aparece, sob diversos aspectos, retratada nos livros dela.
Dizia Agatha que “era o sítio mais lindo do mundo”
Deixou a casa à filha, Rosalind, que ali viveu com o marido, Antony Hick.


Em 2000, os Hick doam-na ao National Trust mas continuaram a viver ali. A casa era deles mas o jardim foi aberto ao público e podia ser visitado. Com a morte recente de ambos, a casa abriu neste Verão pela primeira vez.

Há pouco tempo, uma amiga, fan da Agatha -a Ana Luísa-, disse-me:

Já viu? Não posso ler mais nada da Agatha Christie! Ando deseperada à procura... Li tudo! Onde vou encontrar outra como ela?”, perguntava-me.

Dei-lhe outros nomes de grandes escritores de romances policiais, mas a verdade é que ela tinha razão: como Agatha Christie não há. Nem é melhor, nem é pior: é diferente, é única...
Neste momento já lhe posso dizer: “Ana Luísa! Ainda há mais duas histórias!"

É uma alegria saber que podemos ler mais histórias dela!

Saem na Harper Collins (que a publica desde O assassínio de Roger Ackroyd), incluídas no livro “Agatha Christie's Secret Notebooks: Fifty Years of Mysteries in the Making”.
São pequenos contos (short stories), como às vezes ela costumava fazer, desenvolvendo-as, ou não, um dia.
A primeira, “The Mistery of the dog’s ball” possivelmente transformou-a Agatha, mais tarde, na novela: “Dumb Witness” (1937). A segunda chama-se “The capture of Cerberus” (que faria parte dos “trabalhos de Hércules”, os últimos 12 casos de Poirot, dos quais teria escrito 11, publicados no Strand Magazine entre 1939-40, tendo o último aparecido em 1947). É uma história completamente “nova", da qual guarda apenas o título.

Boas notícias, portanto...

Outra boa notícia no mesmo jornal: Julia McKenzie, a nova Miss Marple da série televisiva tirada das histórias de Agatha Christie, atraiu 5 milhões de espectadores no canal inglês ITV1 tendo altos níveis de audiências
.
A Pocket Full of Rye
é a primeira de quatro novas histórias.

Quer dizer que a Miss Marple volta também.

Uma nova cara...







Outras "caras" de Miss Marple, nossas conhecidas:





5 comentários:

  1. Obrigada Maria João.
    gostei muito do que li.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Maria João. Adorei o que li. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Adorei o artigo e fiquei bastante contente por saber que irão sair ineditos da A.C. A meio da sua vida teve um episodio muito misterioso e que até agora ninguem compreendeu. Quando o primeiro marido lhe pede o divorcio pouco depois da morte da mãe, ela simplesmente desaparece!!Reaparece uns meses depois, mas esse intevalo de tempo é um buraco negro a que ela nunca se referiu. Até deu origem a um filme com a Vanessa Redragave e o Dustin Hoffman. Dizem que se tratou de um caso de amnésia. A Maria João ja leu qq coisa sobre o assunto? Era um bom caso para o Poirot...
    Falando do dectetive belga, para mim a incarnação perfeita do Poirot foi sem duvida a do Albert Finney no "Crime do Expresso Oriente".

    ResponderEliminar
  4. Talvez tenhas razão, até porque o Albert Finney é um grande actor! Já não me lembro do filme muito bem...

    ResponderEliminar