sábado, 12 de setembro de 2009

Ainda Virginia Woolf e o Grupo de Bloomsbury




Virginia Woolf é uma personalidade literária cuja vida foi marcada emocionalmente por várias mortes e perdas.

A morte da mãe muito cedo, em 1895, com treze anos de idade, a morte da meia-irmã em 1897, a morte do pai em 1904 e do irmão em 1906 são traumatismos que a sua sensibilidade não aguentou.

Sofre de problemas de origem nervosa, que se sucedem a partir da morte da mãe, ataques de depressão, anorexia. Passa longas temporadas em clínicas.









A sua vida afectiva é complexa, o que não espanta numa geração que se revolta contra a sociedade victoriana do tempo. Marcadamente anti-victoriana, a geração a que pertence Virginia caracteriza-se por atitudes provocatórias, aceitas como forma de anti-conservadorismo, indefinição amorosa, aceitação da efemeridade das relações.

Gostaria de falar hoje do Grupo de Bloomsbury de que fizeram parte escritores e artistas plásticos, ou filósofos, economistas -hoje todos famosos.























Depois de mais uma crise nervosa, por volta de 1904, Virginia muda-se com os dois irmãos e a irmã, Vanessa, a quem estará sempre ligada, para uma casa em Gordon Square, em Bloomsbury, e aí se formará o Grupo que mais tarde se chamará Grupo de Bloomsbury, porque muitos dos seus membros viveram períodos de tempo razoáveis no distrito do West Central de Londres, conhecido por as Bloomsbury.

Tudo o que se sabe deste grupo é pouco e controverso, mas é certo que o grupo inicial foi constituído pelos novelistas e ensaístas Virginia Woolf, E. M. Forster, e Mary (Molly) MacCarthy, o biógrafo e ensaísta Lytton Strachey, o famoso economista John Maynard Keynes, os pintores Duncan Grant, Vanessa Bell e Roger Fry, e os críticos de literatura, arte, e política, Desmond MacCarthy, Clive Bell (mais tarde, marido de Vanessa), e Leonard Woolf (com quem Virginia casará em 1912). Lytton Strachey -que pedira em casamento Virginia alguns anos antes- é agora o companheiro da pintora Dora Carrington.
Os irmãos de Virginia, o mais velho Thoby e o mais novo, Adrian, também fizeram parte do grupo desde o início.
Quase todos os membros masculinos do grupo vinham de Cambridge, do King’s College ou do Trinity onde os irmãos de Virginia estudaram e, mais tarde em Londres, apresentam-nos às irmãs.
Os que estudaram em Cambridge excepto Clive Bell e os irmãos Stephen eram também membros de uma sociedade secreta conhecida por Apostles; aí encontraram outros componentes mais velhos tais como: Desmond MacCarthy and Roger Fry e também E. M. Forster e J. M. Keynes, que tinham vindo do King’s College. Através dos Apostles, Bloomsbury relaciona-se com os filósofos analíticos G. E. Moore and Bertrand Russell que revolucioinara a filosofia britânica.

De notar que todos eles –ou os com eles relacionados mais intimamente- foram famosos como escritores, artistas ou pensadores.










Desde muito cedo que Virginia Woolf se considera escritora e em 1905 começa a escrever para o Times Literary Supplement.
Interessa-se pelos problemas do seu tempo e pela situação das mulheres, critica a sociedade vitoriana.
Ensinou numa escola de adultos, trabalhou a favor do sufrágio feminino, partilhou vivamente o entusiasmo de Roger Fry na sua Exposição Post-Impressionist, em 1910.
Todos os outros membros do grupo seguem caminhos culturais nas mais diversas acepções, cruzam-se afectivamente, discutem, conversam.


Por curiosidade queria deixar-vos algumas obras dos pintores do grupo, alguns deles pintando-se a si próprios ou pintando outros membros do grupo.. pessoas que, de um modo ou de outro, estiveram próximos de Virginia Woolf.







































































Formado, como vimos acima, por escritores, pintores, críticos de arte, economistas e filósofos, o grupo de Bloomsbury é dos mais representativos e activos do Modernismo inglês. Foi responsável pela organização da Primeira e da Segunda Exposição Pós-Impressionista em Londres. É, então, por meio dos colegas pintores que Virginia Woolf travará contacto com os movimentos impressionistas e pós-impressionistas.
.......
Ilustrações:
1. Virginia Woolf, selo comemorativo da National Portrait Gallery
2. retrato de Virginia e Leonard Woolf
3. o grupo de Bloomsbury
4. Bloomsbury, casa da Gordon Square
5. Roger Fry, autoretrato
6. Roger Fry, retrato de Edith Sitwell
7. Dora Carrington, retrato de Lytton Stacey
8. Duncan Grant, retrato de Vanessa Bell
9. Vanessa Bell, interior com figura da filha da artista
10. Duncan Grant, autoretrato
11. Duncan Grant, "log-box"

3 comentários:

  1. Ficou-me a vontade de saber mais! Obrigado... Mas venha mais!
    Manuel Poppe

    ResponderEliminar
  2. sou completamente apaixonada pelo trabalho dessa mulher.obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo seu comentário, Maria Carolina! Tenho uma grande admiração por ela. Sei que escrevi aqui outras coisas...
    M.J

    ResponderEliminar