quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ainda a fome... "A pobreza em África, continente abandonado: "Ah! Sim, a África..."

"13 milhões de refeições estragaram-se, porque a FEMA não tinha onde as armazenar..."
(FEMA: Federal Emergency Management Agency)



"Ah! Sim, a África... A fome...É verdade..."
Sim, e esquecem logo a pobreza, a doença, as crianças abandonadas -sem remédios, em palhotas ou em tendas improvisadas, com panos rasgados, ao sol escaldante, cheias de moscas a zumbir à sua roda, seres fantasmas, impotentes perante as chuvadas ou e as enchentes.
As imagens de crianças desnutridas, sem leite, sem comida, pequenos esqueletos que se arrastam desaparecem dos écrans rapidamente...
Há outras imagens já a seguir nas TVs!

As mães com o peito magro que as não pode alimentar há muito, olhos no vazio, sem esperança, choram.
Ninguém fala delas já. Outras mães aparecem nas TVs.

Fora, os campos desérticos, a seca, a fome...

Mas... quem se lembra de África esquecida?
Alguns dados, para recordar:

" O continente africano parece estar mergulhado no abismo -devido às prolongadas secas e cheias, mas também por guerras civis (entre 30 e 40 no final do século XX), Terminados os conflitos o terror não termina nas zonas rurais, onde a presença de minas e de munições que não explodiram constituem uma ameaça permanente à reconstrução das comunidades rurais.
Assim, na Etiópia, Eritreia, Somália, Sudão, Quénia, Uganda e outros países, a fome mata nestes países milhões de africanos, e já deixou de ser notícia na imprensa internacional.

Entre as principais causas desta mortalidade está a seca, as guerras e a permanente instabilidade política e religiosa na região.
Na Zâmbia, cerca de quatro milhões de pessoas (numa população de dez milhões) foi afectada pela seca que destruiu, este ano, parte das suas colheitas. A situação está a tornar-se rapidamente catastrófica.
Na África austral, existem presentemente 10 milhões de mulheres, homens e crianças a conhecer formas extremas do flagelo da fome.
O Malawi, o Zimbabué, o Lesoto e a Suazilândia são alguns dos países mais afectados. O Malawi enfrenta a seca -e a pior fome- dos últimos 50 anos. Segundo o governo, 70 por cento da população de 11 milhões passa fome.

Em termos gerais, as perspectivas de desenvolvimento para este continente são pouco animadoras. Na África sub-Sahariana, o número de pobres pode aumentar de 315 milhões em 1999 para 404 milhões em 2015, afectando perto de metade da população da região. "
Pouco animador, não é verdade? No entanto, quem se lembra ainda? Quem fala nisso?
Fala-se muito nos últimos dias do "bloqueio" a Gaza. Mas não me parece ver nas reportagens imagens de crianças desnutridas, ou sub-nutridas, ou a morrer de fome. Os mercados aparecem cheios de coisas, vindas não se sabe como, pelos túneis subterrâneos que ligam Gaza ao Egipto. E pela passagem de Rafa.
E África? Por que não se fala de África?
Haverá, por acaso, já aí algum barco pronto a partir -carregado de bens de primeira necessidade- para os que morrem de fome todos os dias no Malawi? Que se dirijam já amanhã para o Sudão, ou para a Swazilândia?
Ou há dois pesos e duas medidas nas "solidariedades" e nos "activismos" tão cheios de boas intenções?
Não esqueçamos África. Não nos deixemos manipular pelas grandes forças mediáticas. Pelos grandes interesses.
A África sofre os restos das colonizações de séculos, a África tem fome! A África somos nós todos!

(o video contém imagens chocantes)

8 comentários:

  1. Olá.

    Para uma pessoa do mundo,sim cidadão nunca me senti,desassossega-me África,sobretudo ver utilizar a fome como arma de destruição de povos inteiros.São os monstros criados e sustentados pelo dinheiro obtido,sempre,por extorsão dos mais pobres.
    Saudações cordiais,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Às vezes, muitas vezes, penso se não nos tornámos seres in-humanos. África dói-me. Muito! Quem me dera poder fazer algo... Devia haver um remédio contraa indiferença!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estas imagens são chocantes mas é uma realidade...
    Tanto se fala de direitos humamanos!
    Onde está a humanidade!?...
    doi-me o coração
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. li isso, nossa fiquei chocada com isso, mais tudo bem, realidade pra eles nao existe, mas pra nos sim, pura realidade. Onde esta o governo?
    chorei muuito

    beijos :*

    ResponderEliminar
  5. Esquece-se tudo muito facilmente...Passam os telejornais a correr e há sempre "outra novidade"! E esquece-se esta desgraça... Vivi 5 anos da minha vida em África e não posso esquecer!
    Obrigada pelas suas palavras, é bom sentir que ainda há "sensibilidade"!
    Um beijo
    M.J

    ResponderEliminar
  6. oi.me nome è tati.saindo de um mundo onde tudo parEce estar perdido,onde um sorriso è quase arrancado da alma,onde os sonhos sao considrados´para quem È louco,encontramos simpes traço de legria quando se ver a preciosa imaginaçao de um dia saber o que è vida,realmente è de partir o coraçao,è de chorar e pensar quem somos nós realmente,somos seres imundos,me lembrei de quando era criaça e minha mae me mostrou uma revista de um caso assim,eu chorei...e choro ainda,aos pÈs daquele que sabe o que faz,eles ainda nao conhecem a misericordia do grande Pai que os criou,tenho certeza que cada vida que se vai,è a raridade do mundo que entrara nos ceus,Deus te proteja. admiro seu trabalho.espero sua resosta. um beijo TATI.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Tati!
    Fiquei emocionada com a tua mensagem. Ainda bem que te "revoltas" e te chocas com esta vergonha!
    Claro que tudo isto é horrível, não tem desculpa e os homens deviam ter mais vergonha...
    Só nos resta falar, não é ? Então, falamos! Eu falei de África porque a conheci e "vi" com os meus olhos muita coisa, mas há tantos outros lugares pelo mundo fora. Obrigada pela tua indignação! A tua voz é mais uma voz!
    Vamos falando, vem aqui quando quiseres, eu respondo.
    Um beijo para ti, amiga Tati!

    ResponderEliminar
  8. gosta va de que visitasem o meu site contra a pobreza

    ResponderEliminar