sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Neste domingo proponho-vos ouvir Sidney Bechet e a maravilha que é a canção "Petite Fleur" ( the Olympia Concert Paris, December 8, 1954)




Sempre gostei muito de Sidney Bechet. Depois do filme de Woody Allen, Midnight in Paris, e de recordar "Si tu vois ma mère", decidi voltar a procurar a música fantástica dele!

http://youtu.be/YEnZLFyrvA0

Sidney Bechet nasceu na Nova Orléans, em 14 de Maio de 1897, e morreu em Paris e 14 de Maio (14 de Maio!) de 1959.

Clarinetista, saxofonista e compositor americano.

Foi um músico prodígio, nascido numa família crioula. Em 1917 foi viver em Chicago para tocar com dois famosos “exilados” Freddie Keppard (trompetista) e Tony Jackons (pianista).

Começa como solista na Southern Syncopathed Orchestra dirigida pelo maestro Will Marion Cook.

Depois acompanha a orquestra de Cook a Londres. Ali descobre o saxofone soprano, um instrumento com o qual pode facilmente do que no clarinete realizar o “vibrato” – que é a sua marca.

Sobre ele disse outro maestro suíço, Ernest Ansermet – que várias vezes o ouviu em Londres - "Nada se pode dizer sobre a sua arte a não ser que ele segue o próprio caminho... talvez o caminho em que o mundo “vai swingar” amanhã...”

Muitas vezes ouvi Mouloudji cantar esta canção num disco 45 tours, no meu gira-discos portátil. um Dual, que comprámos quando casámos - e que ainda tenho guardado...

http://youtu.be/n2xPGXDSQqI

Lembro (com falhas) a letra da canção:

"J’ai caché/ dans le fond de mon coeur/ une petite fleur/elle garde en secret/ tous mes rêves d’enfant/l’amour de mes parents/ et tout ces clairs matins/faits de souvenirs lointains".

Era mais ou menos assim que Mouloudji cantava. Encontrei também uma versão de Danielle Darrieux!

…Une petite fleur jamais ne meurt...

http://youtu.be/g5YdHiSpgHU

http://youtu.be/59zz2b7MZZg


1 comentário:

  1. Muito bonita.
    "C'est une petite fleur" que todos se calhar guardamos "dans le fond de notre coeur".
    As mais bonitas lembranças...

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar