domingo, 2 de novembro de 2014

Lembrando Pier Paolo Pasolini: "Uccellacci e Uccellini" (1966) e "Che Cosa sono le nuvole" (1968)



Pier Paolo Pasolini nasceu em Bolonha, no dia 5 de Março de 1922 e morreu  no 2 de Novembro de 1975, há 39 anos pois, assassinado em Óstia, nos arrabaldes de Roma, perto da praia de Óstia. 


O assassino foi condenado, mas nunca se soube quem foram os mandatários do seu assassinato mas Pasolini era incómodo para muitos, independente até à medula, contestatário, autêntico.

"Foi um cineasta, poeta e escritor italiano. Em seus trabalhos, Pasolini demonstrou uma versatilidade cultural única e extraordinária, que serviu para transformá-lo numa figura controversa. Embora seu trabalho continue a gerar polêmica e controvérsia até hoje, enquanto Pasolini ainda era vivo, seus trabalhos foram tidos como obras de arte segundo muitos pensadores da Cultura italiana."

Escolho dois filmes muito especiais na filmografia de Pasolini: Uccellacci e Ucceliini (18966) e "Che cosa sono le nuvole" (1968) o 4 ºepisódio do filme "Cappriccio all’italiana".
Maravilhosos de humanismo e ternura: O São Francesco-Totò - que procura a linguagem para falar aos passarinhos porque os quer salvar dos "passarões" e avisá-los- mais o fradinho Ninetto Davoli, ingénuo e brincalhão no primeiro.


E, de novo, os dois grandes actores - agora marionettes abandonadas que vão parar ao lixo, numa curta viagem em que tudo olham  e com tudo se espantam! 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pier_Paolo_Pasolini

1 comentário:

  1. Lembro-me de alguns destes filmes e dos actores. O filme das marionetes não me lembro de ver, mas deve ser bonito.

    Um beijinho grande e desejo-lhe uma boa semana:)

    ResponderEliminar