sexta-feira, 6 de julho de 2012

Resposta às minhas amigas "Romani": indignemo-nos todos juntos!



"DIGA NÃO A OPERAÇÃO ROMANI, diga não a difamação e a calúnia dirigida a mulheres, homens, velhos e crianças, de todos os países onde os romani se encontram..." 
Não às perseguições "raciais"! , acrescento eu. Decidi partipar e "juntar" ao meu protesto o de outros/as que se indignam e "protestaram" de um modo ou de outro, em comentários no próprio blog Cozinha dos Vurdons, ou em mensagens. Convido os meus leitores a "participarem" também...




foto de A.M.



Quando penso quanto é maravilhosa a diferença do Mundo, fico espantada com o "suicídio" dos humanos! Somos todos dedos da mesma mão, ou do mesmo pé, ou cabelos da mesma cabeça, ou areias da mesma praia, águas do mesmo mar...




livros enviados de Portugal pela Livraria Lumière para Cozinha dos Vurdóns

Por quê odiar? Para quê? Ou ter preconceito de raça ou cor? Ou religião? Ou os que não têm religião? Por quê não aceitar apenas, procurar entender o outro, na sua diferença? 
A vida custa a todos, é tão dura para alguns, como deixarmos que se faça essa diferença, que se permita excluir do mundo dos homens outros homens?


Nunca me cansarei de protestar! Nunca direi "é assim..." porque não quero! - foi este o desabafo e a resposta no blog "cigano" das minhas sete amigas... 



A resposta delas foi súbita:
Alex Romanès e a música cigana, em França

"Isso Falcão, diga não a OPERAÇÃO ROMANI, a esse absurdo do desconhecimento e da imprensa, essa ignorancia que estampa os jornais e a televisão de vários estados e cidades Brasileiras. Uma luta que começou em 1971, depois de tanto sofrimento, a condenação horrível referente a todo um povo. O erro deve ser punido, mas se um policial erra, todos não prestam?" 


Não é verdade, um pode errar, ou alguns, mas não poderão ERRAR todos...


cultura "Rhom", tzigane, gitana...

Tão diferentes? Tão iguais!

Continuam as amigas ciganas:

"Sabemos que podemos contar com vocês, divulguem e instruam. A ignorancia realmente é a mola mestra de tanto absurdo.

Já estamos tomando pé dessas outras situações e assim que tivermos material, vamos denunciar publicamente (blog Cozinha dos Vurdóns)" 


Os comentários de "apoio", nesse blog,  eram muitos e pensei que era útil serem lidos por outro público.  Abrir a discussão noutros lugares...Deixo alguns desses comentários que revelam a sensibilidade ao problema. ~


Respostas de "Romanis" e de "não-ciganos", do Brasil e de Portugal.. De mulheres...e ia dizer de homens? Mas onde estão os homens?


Penso que também fazem aqui  falta os protestos dos homens!

mulher "rhom", hoje, na Índia (foto Valandgui)

"Sastipê,queridas!Que revolta me deu este injurioso e preconceituoso artigo!Como se no Brasil o roubo e a mentira não fossem uma atitude habitual entre a maioria dos políticos e a má fé não existisse em todas as raças!!!
Os ciganos são sempre o bode expiatório! Tenho andado bastante atarefada com as psicoterapias(minha profissão) e também com o Drabarimôs(nossa tradição,meu orgulho!!),além de estar envolvida com a pintura de duas telas grandes representando ciganas que vou dar de presente para duas amigas:casamento de uma,aniversário da outra..."(Cesarina Devos).

Mais outra:

"Algo precisa ser feito para que os romani não paguem pelo preço do desconhecimento. Há muito o que se fazer, mas é iandimisível tudo o que vem acontecendo, Bahia, Espírito Santo, Maranhão e Santa Catarina, agora isso (blog Zerafin-contos de um anjo).

Festival Jazz Manouche 2011, toca Antoine Boyer, cigano, 13 anos

lembrando Django Reinhardt, cigano e músico...
Ou, ainda:

"A vida não é justa, nem com as flores, nem com os homens nem com nada. Precisamente por isso, como diz a Zerafin, ALGO PRECISA SER FEITO. Sempre (Blog "ainda é de dia)

"Pois é, a descriminação existe e muito e em várias situações. Estamos a criar uma sociedade da indiferença, do vazio, da maldade". (blog Silenciosamente ouvindo).

por céu sereno, ou ser nublado, o cigano é sempre o bode expiatório

"Estive a ler a notícia e a ver o video", diz a Isabel. A forma como a notícia é dada é ainda o reflexo do que é a sociedade.
Vai levar tempo a mudar. 
(...) continuemos a acreditar num mundo mais justo". (blog Palavras daqui e dali)



"Não conhecia o poema das flores, nunca tinha pensado sobre a sua mensagem. Até nas flores, que despertam a beleza, a diferença existe!" (Blog In(Cultura) 



9 comentários:

  1. "Há mulheres que enfeitam as ruas, as casas, as fotos e por serem tão belas ocupam sempre um lugar de destaque. Mas existem mulheres que enchem corações de alegrias, lutam por ideais e por desconhecidos, mulheres que silenciosamente mudam o mundo, mulheres que admiramos, existem mulheres falcões...GRAÇAS A DEUS."

    NAIS TUKÊ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nais tukê, amigas minhas!
      É bom ter podido ajudar...
      E continuarei!
      beijos para as 7 ou 9 e TODAS!

      Eliminar
  2. Uma sentida resposta, Maria João.
    O erro maior é esse: generalizar (em que às vezes também caio a propósito de outros assuntos).
    Se um falha, não quer dizer que todos falhem - quer falemos de ciganos, não ciganos, de religiões, de raças, de países, de profissões...
    Quem falha deve ser responsabilizado e punido, se for caso disso, mas os outros devem poder continuar a sua vida em paz sem a culpa que efectivamente não têm.

    Temos que aprender a colocarmo-nos no lugar dos outros, para compreendermos melhor.

    Um beijinho para si e para as nossas amigas da Cozinha dos Vurdóns

    ResponderEliminar
  3. Tu, Isabel, procurarás sempre compreender e ser justa! Se todos fossem sérios como tu és, estava o mundo bem melhor...Obrigada pelo teu apoio à causa de todos nós.

    ResponderEliminar
  4. Sim Maria, a resposta é essa: EU TAMBÉM SOU CIGANA!
    bom finde...

    ResponderEliminar
  5. Urge semear amor no coração do ser humano em vez de ódio.
    Fazê-lo perceber da crueldade e injustiça dos seus actos.
    Pois tanta crueldade e descriminação são motivos mais do que suficientes para nos revoltarmos, para levantarmos a voz e mostrarmos a nossa insatisfação.
    Todos nascemos iguais em direitos, mas na práctica está muito longe, mesmo muito longe de assim ser.
    Assino o meu protesto. Contém comigo.

    ResponderEliminar
  6. EU TAMBÉM SOU CIGANA,
    SOU RROMÍ,

    SOU RROMANI.

    Zerafim

    ResponderEliminar
  7. Querida Falcão!Congratulo-me com tua adesão ao protesto contra a Operação Romani,operação essa que é injusta,execrável,indigna de um povo! Agradeço pela tua atenção e carinho e por ter postado tb meu comentário no Blog Cozinha dos Vurdóns!EU TAMBÉM SOU CIGANA E ME ORGULHO DISTO!
    Beijos gitanos!

    ResponderEliminar