Sant' Anna, con la Vergine e il bambino /pormenor
Apenas
uma curiosidade, que encontrei no livro, de Dominique
Fernandez:“Dictionnaire amoureux de Stendhal”.
“Em
Leonardo”, escreve Fernandez (pg.363), “Stendhal é sensível apenas à “magia dos
longes”.
Por exemplo sobre a "Sant' Ana", que está no Louvre, Stendhal acha que “a parte da pintura que atrai as imaginações ternas" é a causa prinvipal da sua superioridade sobre o resto. É por aí, explica Stendhal, que “ela se aproxima da música e leva a nossa imaginação a acabar os seus quadros”.
Por exemplo sobre a "Sant' Ana", que está no Louvre, Stendhal acha que “a parte da pintura que atrai as imaginações ternas" é a causa prinvipal da sua superioridade sobre o resto. É por aí, explica Stendhal, que “ela se aproxima da música e leva a nossa imaginação a acabar os seus quadros”.
Mais
do que as figuras de primeiro plano, são os objectos longínquos, meio
escondidos que exercem o seu encanto sobre nós.” E arrancam do nosso pensamento
uma cor azul celeste.”
Deixo-vos o quadro, para poderem pensar sobre o que diz Fernadez... E um link de um blog "Siedel.Ltd" que fala da última exposição, dedicada, em 2012, a esta maravilha de Mestre Leonardo, no Museu do Louvre! A sua (última) obra-prima...
"Saint-Anne", com a Virgem, esboço (National Gallery, Londres)
capa do catálogo da Exposição sobre Saint Anne
Maria João,
ResponderEliminarAdoro este quadro. Santa Ana é para mim especial.
Vi e estive muito tempo a mirá-lo e a admirá-lo.
Não conheço o dicionário de Stendhal nem o catálogo da exposição mas gostaria de o ler.
Gostei muito de passar aqui, como sempre.
Beijinhos. :))
Só posso dizer que o quadro é belíssimo!!
ResponderEliminarUm beijinho.:))
é lindo o quadro.
ResponderEliminarGostava de conhecer o Louvre...
Gostei da foto do Verão. Lindas flores.
Um beijinho grande e uma boa semana!
Belíssima viagem
ResponderEliminarintemporal
Às vezes tenho curiosidade de saber como seria a pintura dos dois génios, da Vinci e Miguel Ângelo ( por certo, os dois homosexuais, curiosamente). se a sua temática não estivesse tão dependente dos seus grandes mecenas, ou seja o papado. " O olhar recebe da beleza pintada o mesmo prazer que da beleza real", afirmou da Vinci. Qual teria sido hoje a sua inspiração?
ResponderEliminarSei que estás de férias, espero que venhas renovada!!
Beijinhos, até à volta.
Não sei, María, nem estou certa que fossem homossexuais e sei que isso nem para ti nem para mim te importância: eram dois génios que amaram a neleza! Isso é que interessa.
EliminarSeja como for, gosto deles de toda a maneira...........................................