terça-feira, 19 de novembro de 2013

Eric Karpeles e as Pinturas, em Proust (Paintings in Proust).



capa do livro de Eric Karpeles

Descobri por acaso esta indicação, através do jornal El País: um livro do escritor inglês Eric Karpeles sobre as Pinturas em Proust (Paintings in Proust). Saído em 2005, creio.
Jacques-Émile Blanche, "Retrato de Marcel Proust" (1892)

Pormenor de um quadro de Vermeer

Segundo refere uma nota do New York Observer pode apreciar-se o livro sem conhecer a obra de Proust. No entanto, “tal como em tantas coisas na vida, quanto mais se souber, mais nos divertimos”.

Não creio que seja apenas uma questão de “divertimento”. Para mim o importante é descobrir o modo como “foram vistas por outros” as eternas personagens de Proust que encontramos iguais (ou melhores?) quando o lemos.  


Pierre-Auguste Renoir, "O Camarote"


Acontece-me ler, apenas, poucas páginas. E volta o encanto do livro e das personagens mesmas. Voltam os cheiros e as imagens e as flores e as pessoas no seu movimento.

Vuillard, Interior

Ilustração de "À La recherche du temps perdu" não identificada

Jacques-Émile Blanche, Os Ballets Russos: "L'oiseau de feu"


Mais de 200 lindas reproduções de pinturas, desenhos, gravuras e acompanhados por textos (nesta edição inglesa, a tradução é de Moncrieff/Kilmartin/enright)  que vai fazer parte do universo infindável dos “'proustianos'”.


Vermeer, Vue de Delft, um quadro que Proust amava

Vermeer, "A carta"

Este é um grupo muito especial e heteróclito, completamente à parte, onde tanto pode haver um chauffeur de táxi “adicto”(dependente/viciado) ao escritor, tal como um universitário, ou uma jovem de 24 anos...


Pierre-Auguste Renoir, "La première sortie"


Pierre-Auguste Renoir, "Au bord de la mer" (1878)

Conheço uma jovem que o descobriu, há pouco mais de uma ano, e a quem vou oferecendo volume após volume de "La Recherche” (na excelente tradução de Pedro Tamen).

François Hélleu, "Jeune Femme"

Jacques-Émile Blanche, "Le Concert" (1910)

"Eric Karpeles identificou os lugares e localizou todas as pinturas às quais o romance se refere. Onde surge apenas o nome de um pintor, ele acrescenta uma obra que possa ilustrar a impressão que Proust quis evocar.”

Jacques-Émile Blanche, "A Leitura" (1890)

Pensei que, no centenário da publicação do 1º volume de A la Recherche du Temps Terdu, resolvesse alguma curiosidade este artigo...


Pierre-Auguste Renoir, "Mme Monet com o filho" (1872)

Escolhi estas imagens dos pintores que eram alguns dos preferidos de Proust e, quanto a mim, ilustram bem a atmosfera proustiana...


Jacques-Émile Blanche, "Menina com um carrinho de linhas" (1892)


Nota: 

"Eric Karpeles é um pintor que estudou na Universidade de Oxford e na New School de Nova Iorque. Nos anos 70 viveu em França, onde encontrou amigos, pintores como ele, em "La Cité des Arts", em Paris, ou na "Fundação Camarga", em Cassis. Escreveu ensaios sobre pintura, poesia e estética." 

Links:



Sobre o pintor Jacques-Émile Blanche:


Sem comentários:

Enviar um comentário