domingo, 17 de novembro de 2013

Música pelo mundo fora: Música Gnawa, em Marrocos!

~


Hoje lembrei-me da música Gnawa, que ouvia em Marrocos. E pensei nas lindas cidades de Marraqueche e Essaouira, onde era costume virem apresentar-se os músicos de Gnawa. Havia Festivais, nas duas cidades, no Verão. 

~
Imagens da Praça Djemma El-Fna, num Verão (MJF)



Músico Gnawa, em Marraqueche (net)

Essaouira: o porto (MJF)

A música Gnawa inclui canto e dança e vários instrumentos musicais de percussão. É um espectáculo vivo, que está bem enraizado na cultura marroquina. 

O porto de Essaouira

Os “gnawa” terão sido antigos escravos que foram levados para Marrocos como guardas do Sultão Moulay Ismail ben Chérif, em Meknès, e do Moulay Abdallah, em Essaouira.
A cidade de Meknès

Marraqueche, Les Saoudiens (net)

Pelo que li, os Gnawa costumam cantar,  também, numa pequena aldeia do Sahara chamada Khamilya perto das dunas de Erg Sherbi e de Merzouga, que não conheço. 

Um dia comprei na Medina de Rabat um CD, de Amida Boussou, A noite dos Gnawa.. Fui ouvi-lo há pouco... Eu passeava muito pela Medina e, lá, encontrei sempre alegria e simpatia.Tínhamos lá os nossos amigos que nos ofereciam chá com hortelã, enquanto conversávamos e "negociávamos"... 


Capa do CD de Amida Boussou

barcos no porto de Essaouira

Gaivotas no porto... (MJF)

Mas de Essaouira e de Marraqueche guardo recordações fantásticas. Senti saudades das minhas amigas do restaurante "Trois Portes", em Essaouira... 

Mouna e a irmã (MJF)

E da bela Djemma El-Fna, de Marraqueche...


A Koutoubia, a meio da praça jamma El-Fna (net)

NOTA: Os gnawa (plural de gnawi), gnauas, ou guenauas, eram povos subsarianos, ainda hoje no Magrebe, em especial e Marrocos e na Argélia, pertenciam a confrarias místicas, sufis, muçulmanas. Cantos, danças, rituais, que visavam atingir um estado de transe. O termo aplica-se hoje à música inspirada nesses cantos.


Ouçam e vejam estas imagens...


~~Abertura do Festival de 2013, em Essaouira:


Hamid el-Kahsri:


Mahalem Mahmud:



2 comentários:

  1. Li e ouvi algumas músicas.
    Ao vivo deve ser interessante.
    É sempre bom vir aqui aprender algo novo!
    Um beijinho grande e bom domingo! (Aqui está muito frio!)

    ResponderEliminar