Na
National Gallery de Londres está patente até 18 de Janeiro uma exposição que,
segundo os entendidos (o semanário britânico The
Spectator de 25 de Outubro traz um longo artigo), será uma das exposições
mais espantosas de todos os tempos.
A organizadora da exposição foi Betsy Wieseman, que é especialista de pintura holandesa e flamenga (séculos XVIII e XIX), na National Gallery.
National Gallery (foto MJF)
National Gallery (foto MJF)
A organizadora da exposição foi Betsy Wieseman, que é especialista de pintura holandesa e flamenga (séculos XVIII e XIX), na National Gallery.
Betsy Wiseman e o "Auto-retrato com dois círculos"
O articulista Martin Gayford refere que
nestes últimos trabalhos do grande mestre holandês – como no quadro 'Bethsheba' (Bethseba with King David’s Letter, de
1654) “podem ler-se os pensamentos dela.”
Exposição
muito completa: desenhos gravuras, estudos, pinturas a óleo, e grande número de
auto-retratos.
Entre os anos 1650-52, Rembrandt “mudou o seu estilo, ou melhor, o rumo, passando a procurar
e revelar outra profundidade”. Teria então o pintor cerca de 45 anos.
"Auto-retrato com dois círculos" (1665-1669)
Os auto-retratos vão-no mostrando ao longo dos anos, envelhecendo e os pormenores dessa passagem do tempo são observados com rigor e a expressão revela as 'metamorfoses' dos anos que passam.
O 'Retrato de uma Senhora com uma pluma' é um belo retrato, físico e psicológico, com uma grande melancolia no olhar.
A
figura de Betsheba é a de uma mulher de verdade: um indivíduo e não um tipo.
"É um corpo real -diz Gayford. Está sentada, a ler uma carta, numa espécie de suave e tocante preocupação. Com o olhar perdido no espaço, ansiosa, talvez receosa, o quadro não é apenas um nu - é uma pessoa.”
"É um corpo real -diz Gayford. Está sentada, a ler uma carta, numa espécie de suave e tocante preocupação. Com o olhar perdido no espaço, ansiosa, talvez receosa, o quadro não é apenas um nu - é uma pessoa.”
A história da pintura holandesa é apaixonante, e Rembrandt é um dos mestres mais destacados sem dúvida. Com internet gozamos bastante da pintura, embora como o directo nada, mas sempre é melhor que o papel, lá nisso ganham as novas tecnologias...
ResponderEliminarBeijinho
Gostava de poder ver...
ResponderEliminarMas vou vendo estes post maravilhosos:)
Um beijinho e uma boa noite:)
Gostei muito deste registo.
ResponderEliminarGostaria de visitar esta exposição. Mas...
Beijinho. :))
É provável que vejas essa exposição...
ResponderEliminar