Mark Twain –cujo verdadeiro nome era Samuel Langhorne Clemens- nasceu na Florida (Missouri) em 30 de Novembro de 1835 e morreu em Redding (Connecticut) em 21 de Abril de 1910.
Parece que o pseudónimo que escolheu vem da frase “Mark two aine” (?) que usavam os pilotos dos vapores que desciam o Mississipi quando gritavam - e que soava como: “Mark Twain”!
Grande escritor, jornalista e ensaísta, é um escritor inesquecível para todos os que o leram alguma vez.
Em 1864 é repórter em São Francisco. Nesse ano desloca-se à Europa como correspondente de imprensa.
Em 1870 casa e vai instalar-se no Connecticut com a família.
Ficou conhecido sobretudo graças a dois maravilhosos romances: "As Aventuras de Tom Sawyer" (1896) e "As Aventuras de Huckleberry Finn” (1885) .
Considerado por muitos um escritor humorista é, no entanto, na segunda parte da vida, muito pessimista e escreve textos sobre os excessos da civilização e a imoralidade que se erigira como uma “moral”:
Quem não se lembra de Tom Sawyer? E das suas Aventuras? Da Rebecca, a filha do juiz? A linda “Becky” por quem se apaixona? E do índio (um índio mau...)? E dos ralhetes da Tia Polly?
Sempre a dizer-lhe, muito convencida: “ainda hás-de cair e partir o pescoço!” E ele pensava: “e se cair, o que é que ela ganha com isso?”
Sempre a dizer-lhe, muito convencida: “ainda hás-de cair e partir o pescoço!” E ele pensava: “e se cair, o que é que ela ganha com isso?”
E Huckleberry Finn?
Há alguma coisa mais linda do que esta personagem e as suas histórias?
Era bom sonhar com o que julgávamos possível fazer ainda.
Continuemos a acreditar que “tudo é possível”, como pensavam Tom Sawyer e o Hucklberry . Acho que isso será a maior homenagem a Mark Twain, a Tom Sawyer e a Huck Finn!
No Centenário de Mark Twain (2010) a Europa-América publica "As Aventuras Tom Sawyer", 2010
Em 2010, a mesma editora lança "As Aventuras de Huckleberry Finn"