quarta-feira, 16 de maio de 2012

É bom dizer bem do que é bom!


Quando o que vemos é bom, é bom dizer bem...
o mar e a costa de São Pedro do Estoril

Isto vem a propósito de um centro de Interpretação ambiental, criado há uns anos pela Câmara de Cascais, em São Pedro do Estoril : o "Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal" (CIAPS).


Bela construção arquitectónica, sóbria e de grande leveza.
exterior do Centro




Fui à procura de um café de que me tinham falado, com uma bela posição sobre o mar, num desvio da Avenida Marginal, logo a seguir a São Pedro, onde giram sete  "caravelas" eólicas que sempre me chamaram a atenção.
São Pedro, zona da Pedra do Sal

A paisagem é fantástica, quase selvagem, mesmo ao lado da estrada que corre um pouco agitada, lá em cima e de uma praia lá adiante.


Depois de ver o café, de amplas vidraças e mobiliário leve,  descobri este Centro onde se organizam actividades culturais e científicas, com crianças e adolescentes, em colaboração com ATLs, Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância.


no Centro de Ecologia

Cada actividade dedica-se a um grupo etário específico, indo dos 3 aos 10 anos nalguns casos, dos 6 aos 12, ou mesmo 14, noutros. 

interior do Centro e "mapa" de actividades

Van Gogh e sol ardente

Dos 6 aos 18 anos, no caso especial das “Observações com telescópio” (próximo 11 de Setembro) em que os participantes poderão –depois de uma sessão informativa promovida pelo Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO)-  “observar” o sol através do telescópio solar.

Vários são, pois, os campos abrangidos pelas actividades do Centro, ligadas sobretudo à zona da Costa do Sol.

mar e rochas, na Pedra do Sal, São Pedro do Estoril
o mar transparente

 As áreas mais frequentes são as  ligadas à Biologia, Geologia e História.

No “Clube da Ecologia”, fala-se de ecologia, de mar, de ambiente, e se dão “noções” elementares sobre preservação do ambiente e dos recursos naturais.

flora marinha

Assim, as crianças e adolescentes  poderão  aprender - de modo simples- a reciclar papel a partir de pedacinhos de papel, a construir sozinhos o seu herbário com as plantas de ali perto, a observar as aves marinhas e as aves de rapina e a sua importância no ecossistema.
Mapas, desenhos, construções...


Habitat, comportamento, morfologia, (nomes desconhecidos), aves diurnas e nocturnas...
gaivota da costa do sol...



Numa das actividades, aprendem a construir, com materiais simples, um “anemómetro” (aparelho para medir a velocidade do vento), tomando contacto com a energia eólica.


Deixo-vos algumas imagens e o meu contentamento...

3 comentários:

  1. Parece muito interessante e normalmente são actividades a que os alunos aderem com entusiasmo.
    As fotografias são lindas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gostei das fotografias e de toda a informação. Desconhecia as actividades deste centro.
    É bom falar-se do que é bom!
    É nestas coisas que tenho orgulho de ser portuguesa.
    Beijinhos e obrigada pela visita!:))

    ResponderEliminar
  3. É Bem Bom!! ( Broma)
    Como gostaria de conversar contigo aí mesmo, nesse tal café.
    Roubei-te o Van Gogh, hoje levantei-me com a mão comprida, à Isabel roubei-lhe um quadro de Julio Resende que não conhecia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar