sábado, 22 de setembro de 2012

O pintor finlandês Hugo Simberg, outros nórdicos e o seu universo gelado...

Para a minha amiga Merïa R. - que é finlandesa...
Hugo Simberg

Simberg, "Uma flor bonita"

Simberg, "Noite  de Primavera, durante o degelo"


Hugo Simberg, frescos na Catedral de Tempereen

Hugo (Gherard) Simberg, pintor simbolista finlandês, nasce em Hamina (que pertencia à Suécia e hoje à Finlândia) em 24 de Junho de 1873 e morre em 12 de Julho de 1917. 

Hamina, a Catedral

Foi, além de pintor, artista gráfico. 
Hugo Simberg

Em 1891, inscreve-se na Drawing School of the Vipuri Friends of Arts
Em 1893, entra na Academia Finlandesa de Artes (1893-1895).


Ruovesi

Em 1895, deixa a Academia e vai aprender pintura, em lições particulares, com o conhecido pintor seu compatriota, Akseli Gallen-Kallela, que vive em Ruovesi .



Akseli Gallen-Kallela, Tríptico de Aino (1891)

Akselli

Akseli Gallen- Kallela, auto-retrato

Gallen-Kallela, "O Lago Keitele" (National Gallery)

Gallen-Kallela, "A Vingança de Sampo"(figura da mitologia finlandesa)

Hugo Simberg, "O skiador"

Em 1896, Hugo Simberg viaja para Londres e, em 1897, está em Paris. Visita a Itália. 

Em Paris, conhece outros artistas, nórdicos como ele, Edward Munch (1863-1944), norueguês, ou Albert  Edelfelt (1845-1905), como ele finlandês, e o dramaturgo sueco August Strindberg (1849-1912), que além de escritor era pintor.


Edward Munch, Dança da Vida



August Strindberg

August Strindberg, "A Cidade" (1903)



Albert Edelfelt, auto-retrato


Edelfelt, "Enterro de anjinho"

Albert Edelfelt, mãe e filho
Albert Edelfelt


Edward Munch, "Cinzas" (1894)

Edward Munch, "O Assassino na Alameda"

Edward Munch, "Auto-retrato"

Sente-se o pessimismo - talvez certa amargura- na sua obra. Mas quão pessimista é o seu tempo, "doentia" a poesia simbolista francesa, e desolado o teatro de Ibsen ou Strindberg!
Edward Munch, "Retrato de August Strindberg"


Hugo Simberg, "O jardim da Morte" 

Simberg, "Conto de fadas"

Simberg fala do Amor e da Morte, representando-a sem hesitações, nem véus e mostra o Homem na sua decadência, na sua "aparência": no "antes" e no "depois". 
No seu medo, na solidão, na angústia, nas paisagens geladas da alma - de que Edward Munch, o norueguês, tanto "falou", pintando. 
Talvez tenham pensado os dois, de vez em quando, na esperança e nas ilusões do Homem também...
Munch, "Ponte" (1894)

Edward Munch 


Simberg, "Autumn Frost" 

O "além" não lhe mete medo, consegue ironizar sobre os anjos e os diabos... E mostrar a tristeza da dor, o espanto.
Hugo Simberg, "O Anjo ferido"


As histórias do "pobre tipo" que é um diabinho infeliz são extraordinárias.
Simberg, "O pobre diabo à lareira"

Simberg, "O pobre diabo, com os gémeos ao colo"

Simberg, o Outono

Durante estes anos,  expõe as suas pinturas na Finish Artist’s Autumn Exhibitions, como por exemplo: "Autumn Frost"; "The Devil playing music"  e outras como "Aunt Alexandra" (1898).

E esta maravilhosa "Dança no pontão", e a ilusão, que vos deixo no fim...

E, já agora, falando da Finlândia, penso que é bom ouvir a música de Jean Sibelius, compositor finlandês. Johan Julius Christian Sibelius que decidiu chamar-se Jean Sibelius.

E também o grupo "rock metálico" finlandês, Nightwish, que, em honra do pintor, escrevem uma canção inspirada no quadro "O Anjo ferido" a que chamam "Amaranth".

Os Nightwish

Jean Sibelius:

6 comentários:

  1. Achei mais bonitos, visualmente, os quadros de Albert Edelfelt que os de Hugo Simberg.
    Simbolicamente talvez os de Simberg sejam mais interessantes. Não sei...
    Gostei muito do post. Traz-nos sempre novos conhecimentos.
    Obrigada
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez porque o Edelfelt é ainda muito romântico... Percebo-te, Simberg é quase agressivo às vezes.
      Beijinhos, fiel leitora!

      Eliminar
  2. Gostei muito. Adoro Munch, roubei a Dança da Vida (O Anjo Ferido já está roubado).
    Gosto de Sibelius, não vou ouvir porque não tenho tempo agora, vou fazer o almoço.
    És tão "compacta"! Pintores, músicos, os teus posts têm que ler-se por partes...
    Com os teus alunos também lhes enchias a cabeça de dados numa hora,"a propósito disto aquilo"?
    ESTOU A BRINCAR.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez tenhas razão, é muito compacto... Dantes não era ssim, acho. Nas aulas, tinha todo o tempo (ainda não havia aqueles programas-fleuve)e não tinha a pressa que sinto hoje. Acelerei com a idade! faço tudo a correr e ao mesmo tempo...Hahaha! Talvez por penar que tenho menos tempo à frente...
      beijo

      Eliminar
  3. Querida amiga, me lembrei muito de você lendo este post, o entendimento fácil das coisas de um lado e de outro, a busca por algo, o frio quente do gelo.

    adorei ler o post.

    bjs de saudade.

    ResponderEliminar
  4. A pintura bem como a sua magica aproximação do eterno e infinito desejo dos anjos é depois da musica a segunda manifestação de dadivas que um ser humanos em sua eloquencia pode aspirar. Grandes são os nomes bem como suas obras no tanger do tempo nos proporcionando a riqueza de mortal sobre a janela de seus quadros e esculturas com desejos e paixão. Um grande abraço Mrs. Falcão e uma vez mais fique na paz - Namaste.

    ResponderEliminar