domingo, 21 de abril de 2013

O Ratinho Poeta e a Colombina...



- Por que chora o Pierrot?, perguntou o Ratinho há dias.

Fitava um Pierrot de um velho teatro de marionettes,  no meio da desarrumação da minha mesa, que estava encostado a uma bailarina de vestido cor de rosa.

 Lá fora, a lua de Abril, num céu azul da Prússia, prendia-me a atenção, na varannda. Virei-me para a sala, mas, antes de poder falar, ouvi uma vozinha, ao meu lado:



- Qual Pierrot?!

Era o Ouricinho, que andava sempre por perto.

- Não chora, Ouricinho! disse eu. Está sempre triste o Pierrot...

- Chora, chora... Olha, tem uma lágrima a cair.

O Ouricinho debruçava-se sobre a figura do Pierrot e quase se abraçava a ela, sentava-se-lhe ao colo, queria dar-lhe mimo. 

O Ratinho afastara-se um pouco e calara-se.




- Chora porque a Colombina morreu...
O Ouricinho virou-se logo para mim:

- Quem era a Colombina?
- Era a amada do Pierrot... E contei-lhe um bocadinho da história.



Espantado o Ouricinho olhou em volta.

- Ah! Esta aqui? A do vestido cor de rosa?


E continuou, agora mais curioso, ao ver que o Ratinho se afastara  para outro sítio e contemplava qualquer coisa:

- Ó Ratinho, onde encontraste essa menina? Ó Pierrot, vem ver!


De facto, o  Ratinho fixava, com atenção, uma boneca antiga de porcelana de que só restavam a cabeça, um braço e o tronco nu.

- Está morta?, perguntou o Ouricinho. 




Parecia desolado. Despida, a boneca perdera os seus encantos. Só a grande delicadeza do rosto e a elegância do braço nos faziam imaginar como fora bela.

- Morta? As bonecas não morrem nunca..., disse eu.

Afligia-me vê-lo tão preocupado e triste.

- Quem era?, perguntou ainda, virado para o Pierrot que parecia atento às palavras do Ouricinho.

O Ratinho Poeta continuava silencioso. Fitou-nos, pensativo, e disse:

 - Quem sabe? Talvez fosse a Colombina...

Eu não disse nada. Eles já estavam a consolar o Pierrot...




6 comentários:

  1. Espero que tenham conseguido consolá-lo...
    um beijinho

    ResponderEliminar
  2. São um encanto as suas histórias, onde seres tão diferentes conseguem aceitar-se, compreender-se e ser amigos.

    Gostei especialmente da 4ª e 5ª foto.
    Adorei, já estava com saudades do Ratinho e do Ouricinho!

    Parece que já está tudo composto por aqui!

    Um beijinho grande e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito, também eu me comovi.
    Roubei o teu precioso Pierrot, gostava de ter um assim e dá-lo à Carolina. Talvez me inspire nele para o meu próximo post, ando sem inspiração, mas quero continuar a escrever, é bom para mim.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Mais uma história deliciosa... destes nossos amigos sempre atentos!

    Será que eles vão adoptar o Pierrot e a suposta Colombina?!
    Quem sabe?!
    A Maria João dá vida a essa casa!!

    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  5. Maria João,
    Uma história de encantar e de encanto. As figuras da Commedia dell arte fascinam. Emocionou-me.
    Gostei especialmente da boneca antiga. O Pierrot também me tocou.
    Beijinho.

    ResponderEliminar