sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Sherlock Holmes, o amigo da porta ao lado...



















Sherlock Holmes o amigo da porta ao lado

Saíu em Londres este ano a edição das obras completas de Sir Arthur Conan Doyle com o título “Sherlock Holmes”. A editora é a famosa Penguin Books, a colecção The Penguin Complete, e o Prefácio/apresentação é de Ruth Rendell, escritora de romances policiais inglesa de quem falarei em breve.

Curiosa, fui ver o que ela dizia.

Começa assim:


A fama definitiva de um autor e da sua criação é atingida quando a figura representada na ficção é vista pelos leitores como uma pessoa real.
Mais do que isso: quando a sua aceitação for feita sem pensar nem reflectir, mas aceita, simplesmente. Essa criação é tão convincente, a sua personagem tão cuidadosa e profundamente desenhada, as suas maneiras e hábitos, as propensões e virtudes tão bem definidas, a sua aparência tão fielmente descrita que o leitor tem poucas dúvidas de que se trata realmente de um ser humano vivo.”
E acrescenta Ruth Rendell:

O Pickwick de Dickens foi isso mesmo e penso que Shakespeare e o Falstaff de Verdi o são também. Mas poucos chegaram tão perto de merecer a absoluta confiança na sua existência como Sherlock Holmes.”

Sherlock Holmes bem vivo, o nosso conhecido, o amigo da janela ao lado...




No momento em que vai sair em Londres (e nas outras capitais europeias) o novo filme sobre esta figura inesquecível, penso que os leitores das maravilhosas histórias de Sherlock Holmes vão ter muito com que se entreter neste Natal...




Intitula-se "Sherlock Holmes" e é a nova adaptação, para o grande écran, da famosa personagem de Sir Conan Doyle do mesmo nome e do seu inseparável amigo, Dr. Watson.





O realizador é o inglês Guy Ritchie. Anthony Peckham e Simon Kinberg assinam o guião, baseando-se numa história cómica de Lionel Wigram e nas próprias personagens de Conan Doyle, apresentando um retrato completamente novo do famoso detective.
Os papéis principais pertencem aos actores Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes) e Jude Law que será o John Watson. Terá ainda a actriz Rachel Mc Adams no papel de Irene Adler, o único amor de Holmes.

O filme vai ser apresentado, nas salas, em Londres, em 25 de Dezembro de 2009.

A publicidade é imensa, chegando ao ponto de haver na estação de Metropolitano de Baker Street –saída para a famosa rua onde morou Sherlock... - uma figura de cera em tamanho naturl, representando o detective sob os traços do seu novo intérprete.



Pessoalmente, penso que não terá nada a ver com a figura única de Jeremy Brett representando Holmes: dificilmente se recuperará a identificação, compreensão e inteligência da actuação deste grande actor, numa simbiose total...

Vejamos este Sherlock cómico, com ares de cowboy...
Não conheço nenhum livro de Lionel Wigram, não vi o filme por isso nada posso acrescentar, a não ser que só sei que é L.W. é americano e escreve livros cómicos...

Será Sherlock Holmes e o Far West?....
Let it be!

2 comentários:

  1. Não imagino nada um Sherlock americanado. Eu gosto demais do very british Sherlock.

    Ainda por Londres??
    Beijinhos

    ResponderEliminar