JOHN WAYNE, O HERÓI DO OESTE E DOS NOSSOS SONHOS DA JUVENTUDE Foi sem dúvida a figura mais importante de uma das formas da arte cinematográfica americana mais originais: o "western".
Começou, a convite do grande actor de westerns, Tom Mix (lembram-se, ainda?!), a vender bilhetes, mas depois fez pequenas entradas em filmes.
Foi o realizador John Ford que o soube "aproveitar" em 1928 e, a partir daí, entrou em vários dos seus filmes, westerns hoje clássicos do Cinema, filmes inesquecíveis de humanidade e violência, de doçura também.
O primeiro papel como actor principal foi no filme de Raoul Walsh, "The Big Trail" (A Grande Jornada), em 1930; foi este realizador que lhe deu, no set, o nome de "John Wayne", inspirado na figura do general da Revolutionary War: "Mad Anthony Wayne
. Mais tarde, com Ford, vieram os famosos "Fort Apache" e "Red River," em 1948, e "Three Godfathers" (O céu mandou alguém/Os Três Padrinhos, uma história quase de Natal...) e "She Wore a Yellow Ribbon," (A Cavalaria), ambos de 1949.
Em 1952, John Wayne teve sucesso na figura do jovem Americano de origem irlandesa, que regressa à Irlanda, no filme de Ford, "The Quiet Man", filme de grande sucesso, que ainda hoje aparece frequentemente na televisão.
Ainda com Ford: "The Searchers" (A Desaparecida, 1956), "The Wings of Eagles" (1957) e "The Man Who Shot Liberty Valance" (O Homem que matou Liberty Valance/O facínora), com outros dois grandes actores, James Stewart e Lee Marvin.
E tantos outros filmes maravilhosos que sabe bem recordar:
"Angel and the bad man" (1947), de James Edward Grant
"Rio Grande", 1950, de John Ford
"The Searchers" (A Desaparecida), 1956, John Ford
"Hondo", de James Edward Grant, 1953
"The Alamo", 1960, dirigido por ele próprio
"El Dorado", 1960, de Howard Hawk
"The man who killed Liberty Valance", 1962, John Ford
"The sons of Katie Elder" (Os Filhos de Katie Elder), 1965, de Henry Hathaway
"True Grit", 1969, de Henry Hathaway
"Rio Lobo", 1970, de Howard Hawks
"The Shootist", 1976, realizado por Don Siegel
**THE TRUE GRIT**
Em 1969, Wayne, já universalmente considerado, entra no filme "True Grit" (Bravura Indómita) dirigido por Henry Hathaway, que me levou a escrever hoje este "post", pois revi ontem o filme!Baseado no romance de Charles Portis, apresenta-nos John Wayne na figura de um pistoleiro, zarolho e bêbado, gordo e velho, mas com muita garra sempre, e o carisma do costume, que fora em tempos "Federal Marshal".
O seu nome é Rooster Cogburn e tem como família um velho chinês que cozinha para ele - e que lhe ganha sempre no jogo das carttas -e com quem discute, regularmente, protestando: "como se pode ganhar ao jogo a um chinês se não se pode ver nos olhos o que ele está a pensar!?"- e um gato, o preguiçoso "General Rice".
Lembro com ternura a figurinha de Mattie Ross, a miúda rebelde e corajosa que quer apanhar o assassino do pai, personagem bem conseguida, muito espontânea, que a actriz Kim Darby dá com grande força e ingenuidade.
Em 1970, a "Academy of Motion Picture Arts and Sciences" concede-lhe um "Best Actor Oscar", por este papel.
(Confesso que fiquei contente quando vi isto hoje na minha busca pela internet... Já não me lembrava desse Oscar!)
O profissionalismo do grande realizador, que era Hathaway, o óptimo elenco, a música de Elmer Bernstein, as paisagens fantásticas e a boa fotografia de Lucien Ballard valorizam ainda mais o espectáculo.
O sucesso de "True Grit" conduz à continuação do filme, agora chamado "Rooster Cogburn," (Justiceiro implacável), em 1975, no qual contracena com a grande Katharine Hepburn -no seu primeiro western.
Quem era Jonh Wayne?
Mario Michel Morrison nasceu em Winterset (Iowa) em 25 de Maio de 1907. Desde pequeno trabalhava com o pai, adorava o cinema e na Universidade foi um grande desportista até partir uma anca. Decide tentar o cinema.
Quem era Jonh Wayne?
Mario Michel Morrison nasceu em Winterset (Iowa) em 25 de Maio de 1907. Desde pequeno trabalhava com o pai, adorava o cinema e na Universidade foi um grande desportista até partir uma anca. Decide tentar o cinema.
Começou por pequenos papéis em filmes.
Demorou nove anos -e cerca de cinquenta filmes de classe B- antes que John Ford o pusesse no elenco do filme "No tempo das diligências".
John Wayne foi o favorito dos realizadores John Ford e Howard Hawks e Henry Hathaway, que dele arrancaram papéis e personagens inesquecíveis.
Como actor era um homem de acção, mas emotivo, lacónico mas expressivo. Tranquilo, atento mas reagindo com rapidez, subitamente agressivo.
Não o herói que procura sarilhos, mas aquele que "não os evita". Esperando sempre a provocação do outro, não agredindo em primeiro lugar se não por defesa própria ou de alguém mais fraco...podendo, então, atingir grande violência.
Era o que bastava para que sua figura corpulenta e seu olhar ambíguo, ora doce e ingénuo, ora irascível, criasse a mitologia do duro que muitas vezes fazia justiça com as próprias mãos.
É com certeza com Ford e Hathaway, dois bons realizadores que o compreendiam bem e o sabiam dirigir, que a sua presença se manifesta ainda mais forte e os seus talentos de actor são realçados.
Na vida real espelhava-se a figura dos filmes -ou vice versa?
Acreditava que as coisas eram certas ou erradas, sem meias-tintas, capaz no entanto de reconhecer os erros e “mudar de campo”.
Partidário dos Republicanos, não hesita em votar em Carter e aceitar as suas propostas aquando dos tratados do Canal de Panamá, o que a direita lhe não perdoa, considerando-o traidor.
Partidário dos Republicanos, não hesita em votar em Carter e aceitar as suas propostas aquando dos tratados do Canal de Panamá, o que a direita lhe não perdoa, considerando-o traidor.
Não se preocupa muito com essas críticas e segue o seu caminho...
Elogia e saúda Jane Fonda, mostrando-se publicamente (ela era para a esquerda o que ele era para a direita) quando ela vence um prémio de Cinema, ou se torna necessário defendê-la.
Não recuava nas situações difíceis. De facto, em 1964, é-lhe diagnosticado um tumor maligno num pulmão, é operado e, poucos meses depois, está de novo no set, a filmar um novo filme…
Elogia e saúda Jane Fonda, mostrando-se publicamente (ela era para a esquerda o que ele era para a direita) quando ela vence um prémio de Cinema, ou se torna necessário defendê-la.
Não recuava nas situações difíceis. De facto, em 1964, é-lhe diagnosticado um tumor maligno num pulmão, é operado e, poucos meses depois, está de novo no set, a filmar um novo filme…
Ao longo da vida, adquiriu o nickname de Duke. Contava que o nome lhe vinha do cão, um terrier Airdale, que tivera e amara.
Morre em de Novembro de 1979.
De si próprio, dizia com simplicidade:
"When I started, I knew I was no actor and I went to work on this Wayne thing. It was as deliberate a projection as you'll ever see. I figured I needed a gimmick, so I dreamed up the drawl, the squint and a way of moving meant to suggest that I wasn't looking for trouble but would just as soon throw a bottle at your head as not. I practiced in front of a mirror."(*)
(*) Nota: tradução
“Quando comecei, sabia que não era um actor e então comecei a trabalhar naquela "coisa Wayne". Deliberadamente, criando uma projecção como se a estivesse a ver. Pensei que precisava de um truque qualquer... então inventei a voz arrastada, um certo olhar vesgo, e um modo de me mover que sugeria que não andava à procura de sarilhos, mas que partiria uma garrafa na cabeça do primeiro, como se andasse. Pratiquei isto tudo ao espelho.”
"When I started, I knew I was no actor and I went to work on this Wayne thing. It was as deliberate a projection as you'll ever see. I figured I needed a gimmick, so I dreamed up the drawl, the squint and a way of moving meant to suggest that I wasn't looking for trouble but would just as soon throw a bottle at your head as not. I practiced in front of a mirror."(*)
(*) Nota: tradução
“Quando comecei, sabia que não era um actor e então comecei a trabalhar naquela "coisa Wayne". Deliberadamente, criando uma projecção como se a estivesse a ver. Pensei que precisava de um truque qualquer... então inventei a voz arrastada, um certo olhar vesgo, e um modo de me mover que sugeria que não andava à procura de sarilhos, mas que partiria uma garrafa na cabeça do primeiro, como se andasse. Pratiquei isto tudo ao espelho.”
Deixo-vos os links de alguns filmes:
1930 – The big trail ( A grande jornada )
1939 – Stagecoach ( No tempo das diligências )
1939 - Allegheny Uprising ( O primeiro rebelde )
1944 - The Fighting Seabees ( Romance dos Sete Mares )
1948 – Fort Apache ( Sangue de herói )
1948 – Red river ( Rio Vermelho )
1948 – 3 godfathers ( O céu mandou alguém )
1948 - Wake of the Red Witch (No rastro da Bruxa Vermelha)
1949 – She Wore a Yellow Ribbon ( Legião invencível )
1949 - Sands of Iwo Jima (Iwo Jima - O portal da glória)
1950 – Rio Grande
1952 – The quiet man ( Depois do vendaval )
1953 – Hondo ( Caminhos ásperos )
1956 – The Searchers ( Rastros de ódio )
1957 - The Wings of Eagles (Asas de Águia)
1959 – Rio Bravo ( Onde começa o Inferno )
1960 – The Alamo ( O Álamo )
1961 – The Comancheros ( Os comancheiros )
1962 – The man who shot Liberty Valance ( O homem que matou o facínora )
1962 – Hatari!
1962 – The longest day ( O dia mais longo)
1962 – How the West Was Won ( A conquista do Oeste )
1963 – Donovan’s Reef ( O aventureiro do Pacífico )
1963 – McLintock! ( Quando um homem é homem )
1965 – The Sons of Katie Elder ( Os filhos de Katie Elder )
1967 – El Dorado
1968 – The green berets ( Os boinas verdes )
1969 – True grit ( Bravura indómita )
1969 – The Undefeated ( Jamais foram vencidos )
1970 – Rio Lobo
1971 – Big Jake
1972 – The cowboys
1939 – Stagecoach ( No tempo das diligências )
1939 - Allegheny Uprising ( O primeiro rebelde )
1944 - The Fighting Seabees ( Romance dos Sete Mares )
1948 – Fort Apache ( Sangue de herói )
1948 – Red river ( Rio Vermelho )
1948 – 3 godfathers ( O céu mandou alguém )
1948 - Wake of the Red Witch (No rastro da Bruxa Vermelha)
1949 – She Wore a Yellow Ribbon ( Legião invencível )
1949 - Sands of Iwo Jima (Iwo Jima - O portal da glória)
1950 – Rio Grande
1952 – The quiet man ( Depois do vendaval )
1953 – Hondo ( Caminhos ásperos )
1956 – The Searchers ( Rastros de ódio )
1957 - The Wings of Eagles (Asas de Águia)
1959 – Rio Bravo ( Onde começa o Inferno )
1960 – The Alamo ( O Álamo )
1961 – The Comancheros ( Os comancheiros )
1962 – The man who shot Liberty Valance ( O homem que matou o facínora )
1962 – Hatari!
1962 – The longest day ( O dia mais longo)
1962 – How the West Was Won ( A conquista do Oeste )
1963 – Donovan’s Reef ( O aventureiro do Pacífico )
1963 – McLintock! ( Quando um homem é homem )
1965 – The Sons of Katie Elder ( Os filhos de Katie Elder )
1967 – El Dorado
1968 – The green berets ( Os boinas verdes )
1969 – True grit ( Bravura indómita )
1969 – The Undefeated ( Jamais foram vencidos )
1970 – Rio Lobo
1971 – Big Jake
1972 – The cowboys
1973 - The Train Robbers (Os chacais do Oeste)
1975 – Rooster Cogburn ( Justiceiro implacável )
1976 – The shootist ( O último pistoleiro )
1975 – Rooster Cogburn ( Justiceiro implacável )
1976 – The shootist ( O último pistoleiro )
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Ficha biográfica:
Real Name: Marion Michael Morrison
Real Name: Marion Michael Morrison
Birthday: 05/26/1907
Birthplace: Winterset, Iowa, USA
Occupation: Actor
Sign: Gemini
Death date: 06/11/1979
Death reason: lung & stomach cancer.
Olá deixei um link para está página no meu Blog.
ResponderEliminarObrigado por compartilhar o seu trabalho.
Carlos Kurare
Obrigada! fiquei contente mesmo! Fui ver o seu "kurare" e gostei.
ResponderEliminarAdorei o Lucky Luke a rir mais a Jolly Jump (será?)e a página sobre o John Wayne, o meu ídolo...
Abraço
Venha visitar o falcão mais vezes...
o falcão