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JOHN WAYNE, O HERÓI DO OESTE E DOS NOSSOS SONHOS DA JUVENTUDE
Começou, a convite do grande actor de westerns, Tom Mix (lembram-se, ainda?!), a vender bilhetes, mas depois fez pequenas entradas em filmes.
Foi o realizador John Ford que o soube "aproveitar" em 1928 e, a partir daí, entrou em vários dos seus filmes, westerns hoje clássicos do Cinema, filmes inesquecíveis de humanidade e violência, de doçura também.
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Em 1952, John Wayne teve sucesso na figura do jovem Americano de origem irlandesa, que regressa à Irlanda, no filme de Ford, "The Quiet Man", filme de grande sucesso, que ainda hoje aparece frequentemente na televisão.
Ainda com Ford: "The Searchers" (A Desaparecida, 1956), "The Wings of Eagles" (1957) e "The Man Who Shot Liberty Valance" (O Homem que matou Liberty Valance/O facínora), com outros dois grandes actores, James Stewart e Lee Marvin.
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"Rio Grande", 1950, de John Ford
"The Searchers" (A Desaparecida), 1956, John Ford
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"Hondo", de James Edward Grant, 1953
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"The Alamo", 1960, dirigido por ele próprio
"El Dorado", 1960, de Howard Hawk
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"The man who killed Liberty Valance", 1962, John Ford
"The sons of Katie Elder" (Os Filhos de Katie Elder), 1965, de Henry Hathaway
"True Grit", 1969, de Henry Hathaway
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"Rio Lobo", 1970, de Howard Hawks
"The Shootist", 1976, realizado por Don Siegel
**THE TRUE GRIT**
Em 1969, Wayne, já universalmente considerado, entra no filme "True Grit" (Bravura Indómita) dirigido por Henry Hathaway, que me levou a escrever hoje este "post", pois revi ontem o filme!
Baseado no romance de Charles Portis, apresenta-nos John Wayne na figura de um pistoleiro, zarolho e bêbado, gordo e velho, mas com muita garra sempre, e o carisma do costume, que fora em tempos "Federal Marshal".
O seu nome é Rooster Cogburn e tem como família um velho chinês que cozinha para ele - e que lhe ganha sempre no jogo das carttas -e com quem discute, regularmente, protestando: "como se pode ganhar ao jogo a um chinês se não se pode ver nos olhos o que ele está a pensar!?"- e um gato, o preguiçoso "General Rice".
Lembro com ternura a figurinha de Mattie Ross, a miúda rebelde e corajosa que quer apanhar o assassino do pai, personagem bem conseguida, muito espontânea, que a actriz Kim Darby dá com grande força e ingenuidade.
Em 1970, a "Academy of Motion Picture Arts and Sciences" concede-lhe um "Best Actor Oscar", por este papel.
(Confesso que fiquei contente quando vi isto hoje na minha busca pela internet... Já não me lembrava desse Oscar!)
O profissionalismo do grande realizador, que era Hathaway, o óptimo elenco, a música de Elmer Bernstein, as paisagens fantásticas e a boa fotografia de Lucien Ballard valorizam ainda mais o espectáculo.
O sucesso de "True Grit" conduz à continuação do filme, agora chamado "Rooster Cogburn," (Justiceiro implacável), em 1975, no qual contracena com a grande Katharine Hepburn -no seu primeiro western.
Quem era Jonh Wayne?
Mario Michel Morrison nasceu em Winterset (Iowa) em 25 de Maio de 1907. Desde pequeno trabalhava com o pai, adorava o cinema e na Universidade foi um grande desportista até partir uma anca. Decide tentar o cinema.
Quem era Jonh Wayne?
Mario Michel Morrison nasceu em Winterset (Iowa) em 25 de Maio de 1907. Desde pequeno trabalhava com o pai, adorava o cinema e na Universidade foi um grande desportista até partir uma anca. Decide tentar o cinema.
Começou por pequenos papéis em filmes.
Demorou nove anos -e cerca de cinquenta filmes de classe B- antes que John Ford o pusesse no elenco do filme "No tempo das diligências".
John Wayne foi o favorito dos realizadores John Ford e Howard Hawks e Henry Hathaway, que dele arrancaram papéis e personagens inesquecíveis.
Não o herói que procura sarilhos, mas aquele que "não os evita". Esperando sempre a provocação do outro, não agredindo em primeiro lugar se não por defesa própria ou de alguém mais fraco...podendo, então, atingir grande violência.
Era o que bastava para que sua figura corpulenta e seu olhar ambíguo, ora doce e ingénuo, ora irascível, criasse a mitologia do duro que muitas vezes fazia justiça com as próprias mãos.
É com certeza com Ford e Hathaway, dois bons realizadores que o compreendiam bem e o sabiam dirigir, que a sua presença se manifesta ainda mais forte e os seus talentos de actor são realçados.
Na vida real espelhava-se a figura dos filmes -ou vice versa?
Acreditava que as coisas eram certas ou erradas, sem meias-tintas, capaz no entanto de reconhecer os erros e “mudar de campo”.
Partidário dos Republicanos, não hesita em votar em Carter e aceitar as suas propostas aquando dos tratados do Canal de Panamá, o que a direita lhe não perdoa, considerando-o traidor.
Partidário dos Republicanos, não hesita em votar em Carter e aceitar as suas propostas aquando dos tratados do Canal de Panamá, o que a direita lhe não perdoa, considerando-o traidor.
Não se preocupa muito com essas críticas e segue o seu caminho...
Elogia e saúda Jane Fonda, mostrando-se publicamente (ela era para a esquerda o que ele era para a direita) quando ela vence um prémio de Cinema, ou se torna necessário defendê-la.
Não recuava nas situações difíceis. De facto, em 1964, é-lhe diagnosticado um tumor maligno num pulmão, é operado e, poucos meses depois, está de novo no set, a filmar um novo filme…
Elogia e saúda Jane Fonda, mostrando-se publicamente (ela era para a esquerda o que ele era para a direita) quando ela vence um prémio de Cinema, ou se torna necessário defendê-la.
Não recuava nas situações difíceis. De facto, em 1964, é-lhe diagnosticado um tumor maligno num pulmão, é operado e, poucos meses depois, está de novo no set, a filmar um novo filme…
Ao longo da vida, adquiriu o nickname de Duke. Contava que o nome lhe vinha do cão, um terrier Airdale, que tivera e amara.
Morre em de Novembro de 1979.
De si próprio, dizia com simplicidade:
"When I started, I knew I was no actor and I went to work on this Wayne thing. It was as deliberate a projection as you'll ever see. I figured I needed a gimmick, so I dreamed up the drawl, the squint and a way of moving meant to suggest that I wasn't looking for trouble but would just as soon throw a bottle at your head as not. I practiced in front of a mirror."(*)
(*) Nota: tradução
“Quando comecei, sabia que não era um actor e então comecei a trabalhar naquela "coisa Wayne". Deliberadamente, criando uma projecção como se a estivesse a ver. Pensei que precisava de um truque qualquer... então inventei a voz arrastada, um certo olhar vesgo, e um modo de me mover que sugeria que não andava à procura de sarilhos, mas que partiria uma garrafa na cabeça do primeiro, como se andasse. Pratiquei isto tudo ao espelho.”
"When I started, I knew I was no actor and I went to work on this Wayne thing. It was as deliberate a projection as you'll ever see. I figured I needed a gimmick, so I dreamed up the drawl, the squint and a way of moving meant to suggest that I wasn't looking for trouble but would just as soon throw a bottle at your head as not. I practiced in front of a mirror."(*)
(*) Nota: tradução
“Quando comecei, sabia que não era um actor e então comecei a trabalhar naquela "coisa Wayne". Deliberadamente, criando uma projecção como se a estivesse a ver. Pensei que precisava de um truque qualquer... então inventei a voz arrastada, um certo olhar vesgo, e um modo de me mover que sugeria que não andava à procura de sarilhos, mas que partiria uma garrafa na cabeça do primeiro, como se andasse. Pratiquei isto tudo ao espelho.”
Deixo-vos os links de alguns filmes:
1930 – The big trail ( A grande jornada )
1939 – Stagecoach ( No tempo das diligências )
1939 - Allegheny Uprising ( O primeiro rebelde )
1944 - The Fighting Seabees ( Romance dos Sete Mares )
1948 – Fort Apache ( Sangue de herói )
1948 – Red river ( Rio Vermelho )
1948 – 3 godfathers ( O céu mandou alguém )
1948 - Wake of the Red Witch (No rastro da Bruxa Vermelha)
1949 – She Wore a Yellow Ribbon ( Legião invencível )
1949 - Sands of Iwo Jima (Iwo Jima - O portal da glória)
1950 – Rio Grande
1952 – The quiet man ( Depois do vendaval )
1953 – Hondo ( Caminhos ásperos )
1956 – The Searchers ( Rastros de ódio )
1957 - The Wings of Eagles (Asas de Águia)
1959 – Rio Bravo ( Onde começa o Inferno )
1960 – The Alamo ( O Álamo )
1961 – The Comancheros ( Os comancheiros )
1962 – The man who shot Liberty Valance ( O homem que matou o facínora )
1962 – Hatari!
1962 – The longest day ( O dia mais longo)
1962 – How the West Was Won ( A conquista do Oeste )
1963 – Donovan’s Reef ( O aventureiro do Pacífico )
1963 – McLintock! ( Quando um homem é homem )
1965 – The Sons of Katie Elder ( Os filhos de Katie Elder )
1967 – El Dorado
1968 – The green berets ( Os boinas verdes )
1969 – True grit ( Bravura indómita )
1969 – The Undefeated ( Jamais foram vencidos )
1970 – Rio Lobo
1971 – Big Jake
1972 – The cowboys
1939 – Stagecoach ( No tempo das diligências )
1939 - Allegheny Uprising ( O primeiro rebelde )
1944 - The Fighting Seabees ( Romance dos Sete Mares )
1948 – Fort Apache ( Sangue de herói )
1948 – Red river ( Rio Vermelho )
1948 – 3 godfathers ( O céu mandou alguém )
1948 - Wake of the Red Witch (No rastro da Bruxa Vermelha)
1949 – She Wore a Yellow Ribbon ( Legião invencível )
1949 - Sands of Iwo Jima (Iwo Jima - O portal da glória)
1950 – Rio Grande
1952 – The quiet man ( Depois do vendaval )
1953 – Hondo ( Caminhos ásperos )
1956 – The Searchers ( Rastros de ódio )
1957 - The Wings of Eagles (Asas de Águia)
1959 – Rio Bravo ( Onde começa o Inferno )
1960 – The Alamo ( O Álamo )
1961 – The Comancheros ( Os comancheiros )
1962 – The man who shot Liberty Valance ( O homem que matou o facínora )
1962 – Hatari!
1962 – The longest day ( O dia mais longo)
1962 – How the West Was Won ( A conquista do Oeste )
1963 – Donovan’s Reef ( O aventureiro do Pacífico )
1963 – McLintock! ( Quando um homem é homem )
1965 – The Sons of Katie Elder ( Os filhos de Katie Elder )
1967 – El Dorado
1968 – The green berets ( Os boinas verdes )
1969 – True grit ( Bravura indómita )
1969 – The Undefeated ( Jamais foram vencidos )
1970 – Rio Lobo
1971 – Big Jake
1972 – The cowboys
1973 - The Train Robbers (Os chacais do Oeste)
1975 – Rooster Cogburn ( Justiceiro implacável )
1976 – The shootist ( O último pistoleiro )
1975 – Rooster Cogburn ( Justiceiro implacável )
1976 – The shootist ( O último pistoleiro )
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Ficha biográfica:
Real Name: Marion Michael Morrison
Real Name: Marion Michael Morrison
Birthday: 05/26/1907
Birthplace: Winterset, Iowa, USA
Occupation: Actor
Sign: Gemini
Death date: 06/11/1979
Death reason: lung & stomach cancer.
Olá deixei um link para está página no meu Blog.
ResponderEliminarObrigado por compartilhar o seu trabalho.
Carlos Kurare
Obrigada! fiquei contente mesmo! Fui ver o seu "kurare" e gostei.
ResponderEliminarAdorei o Lucky Luke a rir mais a Jolly Jump (será?)e a página sobre o John Wayne, o meu ídolo...
Abraço
Venha visitar o falcão mais vezes...
o falcão