segunda-feira, 15 de março de 2010

Morreu o cantor Jean Ferrat: recordo a canção "Potemkine"




O cantor Jean Ferrat, considerado o último dos grandes nomes da canção francesa, ao lado de Jacques Brel, Leo Ferré e Georges Brassens, morreu no sábado passado, em Ardèche, no sul da França, onde vivia.
Jean Ferrat tinha 79 anos, compôs e interpretou cerca de 200 canções.


Nasce em 26 de Dezembro de 1930, em Vaucresson (Paris), e é registado com o nome de Jean Tenenbaum.


Com 11 anos, perdeu o pai, imigrante russo, que foi deportado para Auschwitz, onde morre.

Ferrat salvou-se graças a militantes comunistas, algo que nunca esqueceu.

Deixou de estudar depois da Guerra e trabalhou como assistente num laboratório de química.


Em 1954 começou a cantar em cabarés parisienses.
Rapidamente, Jean Ferrat decidiu interpretar "letras" ou poemas "engagés" como "Nuit et Brouillard" (Noite e neblina, 1963), que fala dos horrores da deportação durante a guerra - e canção proibibida nessa altura na "radio" -, e mais tarde "Potemkin" (1965), homenagem aos marinheiros do couraçado do Mar Negro, cujo motim foi o prelúdio da Revolução Russa de 1905, (canção também proibida).
Simpatizante do Partido Comunista, sem nunca ter sido membro, Ferrat tomou, no entanto, sempre certa distância do regime soviético.
Assim, na canção "Camarade", denunciou a invasão russa de Praga, em 1968.








2 comentários:

  1. Gosto de Jean Ferrat,mas tenho debilidade por Yes Montand.Sempre que escuto Le Chant des Partisans,pôe-se-me um nó na garganta.Isto a propósito de cançôes de guerra,embora eu goste de Montand sempre,cantando,interpretando,sendo ele mesmo...Era um tipo muito completo!
    Beijinhos,Maria

    ResponderEliminar
  2. Grande perda irreparável para a musica francesa. Ícone de geração, cantor, compositor e poeta, Jean Ferrat compôs e interpretou mais de 200 canções, nas quais misturava textos engajados, homenagens ao poeta e romancista Louis Aragon e declarações de amor a Ardèche, sua terra adotiva, onde vivia há muitos anos.Era casado com a cantora Christine Sèvre, falecida em 1981.Batizado pelo público como "o cantor do PCF (Partido Comunista Francês), Ferrat tem entre entre seus trabalhos mais importantes "Nuit et brouillard", mesmo título em francês do filme "Noite e neblina" (1955), e "Aimer à perdre la raison".Jean Ferrat. o último dos grandes nomes da chanson francesa.

    ResponderEliminar