segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Dia Do Anjo...



A Páscoa Do Anjo



Em Roma, costumava festejar-se hoje, segunda-feira de Páscoa, a "Pasqua dell'Angelo".


Quando era miúda, em Portalegre, também nesta segunda-feira era dia santo e íamos todos para o campo fazer um "almoço-pic-nic", de cabrito frito, borrego assado e tantas coisas mais.
Nós costumávamos ir para a quinta da tia Mariquinhas, no Olival dos Assentos e, anos mais tarde, para a quinta do meu avô na Serra de S. Mamede, que se chamava Quinda da Bela Vista...


Ontem falou-me, a dar as boas-festas, a Marta, uma antiga aluna.

Estava com os pais e irmãos, mas vinha para Lisboa, do Alentejo, de noite. Não podia passar lá o dia porque, hoje, segunda-feira, tinha trabalho.
Contei-lhe desses almoços da minha infância e ela disse, com uma voz mudada, feliz:

"Ah! Então hoje é que é o Dia do Anjo!... Lembro-me de, na Póvoa de Varzim, quando era pequenina, fazermos o mesmo!"

Nunca lhe tinha ouvido chamar assim, "o dia do Anjo", mas achei tão bonito que vim pôr aqui uma imagem de que gosto muito: um Anjo!

O doce Anjo Rafael, com Tobias pela mão -maravilhosa pintura de Perugino, que vi na National Gallery, ultimamente, muitas vezes...
O Anjo, o Arcanjo São Rafael, que vai de passeio com Tobias, e este leva o peixe que acabou de pescar, pendurado da mão, e conversam na longa jornada em que Rafael acompanha Tobias, levando-o são e salvo a casa dos pais...

Conhecia a imagem dos livros de pintura e lembro-me que, quando que ensinava o "Sermão aos Peixes", do Pde. António Vieira, ia buscar essa imagem a um livro de pintura e fotocopiava-o (agora, ia à internet...) e era a partir dela que "explicava" a história dos peixes, os peixes bons... começando pelo peixe de Tobias...


Aqui vos deixo-vos o Anjo do dia de hoje.


(reprodução de Tobias with the Angel Raphael 1500-05, pintado por Perugino ( Pietro Vannucci Perugino)

5 comentários:

  1. Os Anjos sâo figuras mägicas a meio caminho entre o divino e o humano,que seduzem artistas e almas sensiveis.Lucia Bosé,mulher interessante,criou um estranho museo de anjos em Turégano,perto de Segovia.Eu nâo o vi,os anjos nâo me chamam a atençâo,devo ser demasiado terrenal...Beijinhos,María

    ResponderEliminar
  2. Também, muitas vezes, recorro a essa imagem no 11º ano, com o Sermão (que ADORO!) para trabalhar com os alunos. Também gosto do mistério dos Anjos! Especialmente, gosto do Anjo da Guarda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Maria, Maria, quem é você?
    Um pouco à maneira do Sherlock Holmes, atrevo-me a fazer algumas deduções...
    Vive fora de Portugal, mas é portuguesa,talvez viva em Espanha (noto que usa sempre o acento circunflexo sobre as vogais em vez do til), sabe muito de literatura espanhola, fala com grande àvontade de Miguel Hernandez, Alberti, etc. E conhece bem certos aspectos especiais da Espanha, a procissão do "silêncio" em Granada, fala de Segóvia, enfim...Palpites de uma "investigadora privada"...
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Na minha humilde opiniâo,conhecemos uma da outra o suficiente para chegar a ser amigas.Para mim seria bonito,oxalá que assim seja.Leu "Esperando a Godot"?Todos esperamos a Godot .Eu nâo lhe posso dizer quem sou,porque nâo sei.Você investigue,investigue!Bêîjînhôs^^^

    ResponderEliminar
  5. Sábia resposta. Quem não "espera" Godot?
    E quem sabe quem é?...
    Vamos mantendo esta amizade tão secreta quanto aberta!
    Confio em si, seja quem for. Se um dia souber, diga-me...
    Bjs

    ResponderEliminar