Toda a história do Jazz é, no fim de contas, um contar e recontar das histórias da vida dos seus maiores artistas...
Os que deixaram uma marca...
Mas enquanto uns são bem conhecidos -como Charlie Parker (the bird) ou Coltrane, ou Lester Young, ou Louis Amstrong, ou Chet Baker, Miles Davis, Coleman Hawkins ( a lista não acabava tão depressa...!)- há outros músicos igualmente inovadores como os que refiro atrás que, por motivos às vezes desconhecidos, não conseguem romper a barreira de silêncio. E permancem pouco conhecidos...
Por mim o digo, que, convencida de que percebo alguma coisa de Jazz, não tinha ouvido falar de Lennie Tristano -até ir hoje espreitar o blog JAZZ/BOSSAS/ que muito aprecio...
Tristano não teve de facto a "sorte" dos outros, na medida em que a crítica pouco lhe ligou.
Mas ainda vamos a tempo de reconhecer essa falha...
Adorei ouvi-lo, o seu modo de tocar piano é maravilhoso!
Quem era?
Em meados dos anos 40, este pianista entra em cena com um conceito que "alarga" a estética "bop" .
Tristano traz à música de Charlie Parker e Bud Powell uma linguagem harmónica que adapta certas práticas da música clássica contemporânea.
Usa efeitos "politonais" em certas canções como por exemplo: "Out on a Limb" que lembra, dizem os entendidos, certo Stravinsky.
Tristano foi o primeiro a realizar e gravar um tipo de música chamado "free jazz".
Em 1949, o grupo de Lennie Tristano que inclui Lee Konitz, Warne Marsh, e Billy Bauer gravam um exemplo de uma música livremente improvisada que é o primeiro na história do Jazz: por exemplo, "Intuition" e "Digression "foram criados espontaneamente sem qualquer ideia preconcebida sobre o que iam fazer: tempo, tonalidade ou melodia..."
O grupo: Lee Konitz, Warne Marsh e Billy Bauer e o "free jazz"
Tristano sofria de cegueira desde a infância.
Primeiro, estudou música com a mãe, pianista e cantora de ópera. Depois frequenta uma escola para cegos onde aprende teoria da música e desenvolve a sua capacidade de executante em diversos tipos de instrumentos.
Mais tarde, vai para o "American Conservatory of Music", de Chicago, onde recebe o grau de bacharel, em 1943.
Durante anos ensina música.
Em 1946, muda-se para New York, onde vai tocar com muitos dos mais famosos músicos de jazz do tempo: Dizzy Gillespie, Charlie Parker e Tantos outros.
Em 1951, Lennie Tristano funda uma escola de jazz, a primeira do seu tipo.
Grava dois álbuns nos anos 50.
A seguir, em 1956, faz uma tournée pela Europa.
O último concerto público nos Estados Unidos realiza-se em 1968.
Até à sua morte, em 1978, Lennie Tristano continuou a ensinar....
Ouvir Lennie Tristano ao piano... "Tangerine"
Prezada M. J. Falcão,
ResponderEliminarTristano foi importantíssimo, não só como executante, mas como compositor, ecriador de uma escola personalíssima. Foi o mentor de várias gerações de músicos, como o Warne Marsh, o Lee Konitz, o Phil Woods e permanece até hoje como uma influência das mais duradouras no jazz.
O jazz, certamente, se divide em Antes de Tristano e Depois de Tristano.
Obrigado pela lembrança e pela referência ao jazzbarzinho e pode contar com a minha presença sempre por aqui.
Abraços fraternos!