"Sakamoto? Mas quem é Sakamoto?", perguntarão alguns...
Diz que não há nada no mundo que, potencialmente, lhe não interesse. Menos as canções. Curiosa "aversão" para um músico, nascido no século XX.
Com a Yellow Magic Orchestra, Sakamoto foi um dos precursores do uso de sintetizadores das técnicas de gravação digitais. Pegavam em elementos da tradición era como um desafio: justapondo temas sobre videojogos ou fogos de artifício.
No Japão eram tão famosos como foram os Beatles. No resto do mundo revelaram-se aos olhos dos que viam a música japonesa como um jardim oriental, coisa exótica.
Breve biografia essencial:
Nascido a 17 de Janeiro1952, em Tokyo, Sakamoto aprende piano desde os três anos e, enquanto estuda, no Liceu, toca em bandas de jazz.
Os seus gostos musicais têm grande amplitude e, rapidamente, o "empurram" para tudo: qualquer tipo de música desde os Beatles a Beethoven ou a John Cage.
Foi também fortemente influenciado pela "avant-garde" cinematográfica arte que, muito cedo, o interessou. Estudou música electrónica na Universidade de Arte de Tóquio e, dois anos depois de acabar o curso, volta e cria o trio “techno-pop” o Yellow Magic Orchestra. (ver)
Os YMO tornam-se um grupo popular (de massa) e eles tornam-se stars conhecidas no seu Japão natal.
Enquanto participante do grupo dos YMO, Sakamoto grava o seu primeiro solo (1978) Thousand Knives Of.
Em 1980, o single intitulado "Computer Game" atinge os “Top 20” em Inglaterra. Dois anos mais tarde grava com os B-2 Unit, e as enormes diferenças entre esses dois discos dá indicação nítida do eclecticismo que vai definir o seu trabalho futuro.
Depois do corte com os YMO, em 1983, Sakamoto prossegue sozinho a sua carreira, com sucessos artísticos e comerciais.
No mesmo ano sai o filme “Merry Christmas Mr. Lawrence” (Furyo, de 1983, realizado pelo japonês Nagisa Oshima, com o actor David Bowie e o próprio Sakamoto).
Seguem-se várias colaborações entre Sakamoto e David Sylvian, ou Iggy Pop, Tony Williams -no album de 1988, Neo Geo (fusão de música da Ásia e música clássica ocidental-, ou com David Byrne, com quem dividiu o prémio (Academy Award-winning de 1987), atribuído ao filme: The Last Emperor.
Outros trabalhos importantes nessa altura: a música do filme de Almodóvar “Tacones Altos”.
Aparece também o album de 1990 “Beauty” um sucesso que assinala o começo da "ligação" de Sakamoto com a língua inglesa – as vozes de Brian Wilson (cantor dos Beach Boys) ou de Robbie Robertson - lembrar o disco "Gueffen": nascido em 1943, de mãe mohawok e pai judeu, R.R. esteve ligado a Bob Dylan, aos U2, e a Peter Gabriel. Sakamoto associa-se, pois com estes famosos cantores.
Em 1993, regressa ao grupo da Yellow Magic Orchestra.
Reencontra os velhos amigos: o batedor
Yukihiro Takahashi e o terceiro membro, o “bassista” Haruomi Hosono.
Sem comentários:
Enviar um comentário