domingo, 1 de novembro de 2009

Sakamoto em Londres: a curiosidade, o aborrecimento e a paixão pelo piano...





"Sakamoto? Mas quem é Sakamoto?", perguntarão alguns...

Pois, Sakamoto é Ryuichi Sakamoto, o compositor de músicas inesquecíveis, o grande intérprete de piano. E um actor, como veremos...

Em Londres, agora, deu uma longa intervista.

Fala do piano e do seu album "Playing the piano" e da sua curiosidade por tudo que logo leva ao cansaço por tudo...

Em "Playing the Piano", Sakamoto volta atrás, recorda e parte: para o reviver de certas emoções, velhas músicas suas, coisas íntimas.

Assim, Sakamoto reinterpreta, ao piano, algumas peças conhecidas do seu repertório, muitas delas famosas músicas da banda sonora de fimes como:
"Merry Christmas, Mr. Lawrence", "The Last Emperor", ou a velha canção, o solo "Thousand Knives Of".

O músico explica a razão pela qual decidiu fazer este disco: no fundo um "remake" de velhos êxitos.
"Por quê?", perguntam-lhe:
"Não... Não é uma ideia nova, coisa que me tenha aparecido assim de repente... Para mim é a maneira de tocar as minhas canções em directo. Além disso, posso dizer que a maior parte destas músicas foram ioriginalmente escritas para piano. Desde miúdo (aprendeu a tocar piano aos três anos) que é o meu instrumento. O piano é uma parte da minha vida... parte de mim próprio.
Adoro-o!"

Mais adiante:

"Aborreço-me com facilidade, por isso é que, ao longo da vida, experimentei todos os géneros de música."

Tudo o interessa, de Beethoven aos Beatles... Continua:

"Quando alguma coisa me interessa, corro velozmente...mas com a mesma rapidez me canso. Refiro-me ao que é novo para mim, não para os outros... "
Actualmente, anda entusiasmado com a música barroca, escuta Bach, incansável:

"Pareço um miúdo..."

Diz que não há nada no mundo que, potencialmente, lhe não interesse.
Menos as canções. Curiosa "aversão" para um músico, nascido no século XX.

"O que quero dizer é que, para mim, a música e a letra são dois elementos totalmente diferentes. Pienso que a música está primeiro que tudo desenhada por sons... Na Yellow Magic Orchestra (grupo em que participou) quasi não púnhamos significado, sentido, nas letras. Eram prácticamente um sinal".

Com a Yellow Magic Orchestra, Sakamoto foi um dos precursores do uso de sintetizadores das técnicas de gravação digitais. Pegavam em elementos da tradición era como um desafio: justapondo temas sobre videojogos ou fogos de artifício.


No Japão eram tão famosos como foram os Beatles. No resto do mundo revelaram-se aos olhos dos que viam a música japonesa como um jardim oriental, coisa exótica.




Breve biografia essencial:
Nascido a 17 de Janeiro1952, em Tokyo, Sakamoto aprende piano desde os três anos e, enquanto estuda, no Liceu, toca em bandas de jazz.

Os seus gostos musicais têm grande amplitude e, rapidamente, o "empurram" para tudo: qualquer tipo de música desde os Beatles a Beethoven ou a John Cage.

Foi também fortemente influenciado pela "avant-garde" cinematográfica arte que, muito cedo, o interessou. Estudou música electrónica na Universidade de Arte de Tóquio e, dois anos depois de acabar o curso, volta e cria o trio “techno-pop” o Yellow Magic Orchestra. (ver)

Os YMO tornam-se um grupo popular (de massa) e eles tornam-se stars conhecidas no seu Japão natal.

Enquanto participante do grupo dos YMO, Sakamoto grava o seu primeiro solo (1978) Thousand Knives Of.

Em 1980, o single intitulado "Computer Game" atinge os “Top 20” em Inglaterra.
Dois anos mais tarde grava com os B-2 Unit, e as enormes diferenças entre esses dois discos dá indicação nítida do eclecticismo que vai definir o seu trabalho futuro.
Depois do corte com os YMO, em 1983, Sakamoto prossegue sozinho a sua carreira, com sucessos artísticos e comerciais.

No mesmo ano sai o filme “Merry Christmas Mr. Lawrence” (Furyo, de 1983, realizado pelo japonês Nagisa Oshima, com o actor David Bowie e o próprio Sakamoto).

Seguem-se várias colaborações entre Sakamoto e David Sylvian, ou Iggy Pop, Tony Williams -no album de 1988, Neo Geo (fusão de música da Ásia e música clássica ocidental-, ou com David Byrne, com quem dividiu o prémio (Academy Award-winning de 1987), atribuído ao filme: The Last Emperor.

Outros trabalhos importantes nessa altura: a música do filme de Almodóvar “Tacones Altos”.
Aparece também o album de 1990 “Beauty” um sucesso que assinala o começo da "ligação" de Sakamoto com a língua inglesa – as vozes de
Brian Wilson (cantor dos Beach Boys) ou de Robbie Robertson - lembrar o disco "Gueffen": nascido em 1943, de mãe mohawok e pai judeu, R.R. esteve ligado a Bob Dylan, aos U2, e a Peter Gabriel. Sakamoto associa-se, pois com estes famosos cantores.



















Em 1993, regressa ao grupo da Yellow Magic Orchestra.

Reencontra os velhos amigos: o batedor

Yukihiro Takahashi e o terceiro membro, o “bassista” Haruomi Hosono.

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