Lewis Allan "Lou" Reed (nascido em 2 de Março de 1942) é um músico de rock americano, compositor de canções e fotógrafo.
Mais conhecido como guitarrista e vocalista, foi o principal compositor dos The Velvet Underground. (*)
Também pela sua carreira, depois, como solista, que atravessou várias décadas, passando por variados géneros de música, numa grande liberdade de escolha de assuntos, tipos de canções.
Os The Velvet Underground, na altura em que com eles trabalhou, não tiveram nenhum sucesso especial, mas mais tarde transformaram-se num num grupo de sucesso, com grande influência na música rock.
Enquanto foi compositor dos Velvet Underground, Reed escreveu sobre os mais variados assuntos, baseando-se sobretudo na sua experiência pessoal –assuntos que raramente eram tocados, de modo tão aberto, incluindo aspectos sexuais e de uma “cultura da droga” existente na época, mas não falada nas canções.
Após o abandono do grupo inicial, Lou Reed começa uma carreira “solo”, em 1971. No ano seguinte, surge o seu “hit”, a canção "Walk on the Wild Side", talvez a mais famosa com "Perfect Day".
O álbum, intitulado Transformer foi produzido por David Bowie, outro grande da canção do seu tempo.
Gostei de ouvir Lou Reed (gosto muito) e principalmente de ler o que escreveu. Obrigada.
ResponderEliminarBEIJOS
Manuela
Pelos vistos, temos gostos comuns... Agradeço a visita e as palavras que tanto ajudam!
ResponderEliminarBeijos também
M.João
Gosto muito desta música.
ResponderEliminarADORO L.Reed. Este fabuloso tema acabou por se tornar um hino contra a homofobia.
ResponderEliminarA mulher, Laurie Anderson, tem desenvolvido um trabalho igualmente genial, no meio artístico. Aliás, fico sempre com dúvidas quando me perguntam qual dos dois prefiro. São um casal singular, um exemplo de versatilidade e de qualidade ímpares!
Abraço.
Obrigada! Todos os comentários me deram imensa alegria! Sabe que não conhecia bem a Laurie Anderson, austeriana amiga? Fui já ouvi-la! E do Jim Morrison gostam? Vou também falar dele...
ResponderEliminarAbraço