"Se non ora, quando? Italia, acorda!" Ou, melhor: "À Berlú! Alzati e cammina! Quella è la porta!"
em Lisboa
em Frankfurt
em Boston
"Non giudicate mai il popolo di una nazione da chi li governa"
"Não se julgue nunca o povo de uma nação por quem o governa!"
(slogan criado por um grupo de artistas iranianos)
A minha amiga italiana, Nela San (blog "gialli-e-geografie") falou-me deste "protesto" italiano contra o primeiro ministro Silvio Berlusconi que se tem "distinguido" em Itália por vários escândalos político-económicos e outros de índole (?) sexual, nas chamadas "festas bonga-bonga (?)" em sua casa, com menores, etc & tal...
Esta anedota, do desenhador Gianelli ("Na selva, caça ao homem"), apareceu há umas semanas, no "Corriere della Sera", conceituado jornal italiano.
As manifestações realizaram-se em várias capitais europeias, e pelo mundo fora, apresentadas no blog "gialli&geografie", testemunhando de uma forma de "náusea" -para não dizer outra coisa- por parte de grande número de italianos.
em Lisboa
em Frankfurt
em Paris
em Copenhague
Diz Nela San:
"Di solito non vado a manifestazioni, ma questa volta era un movimento a-politico, trasversale e per questo mi sono unita al nutrito gruppo festante che ha sfilato a Bologna. Molto educato, divertente, con donne, uomini, bambini, ragazze e anziani. Insomma, sono stata contenta di esserci!"
Vejam as imagens das diversas "manifestações" de italianos all'estero ou de quem os apoiou por aqui e por ali...
em New York
Em Tóquio
em Atenas
E...last but not least... a manifestação na bela cidade de Bolonha! Bolonha-a-Vermelha!
Em Bolonha:
"AS MULHERES DISSERAM: SILVIO, LEVANTA-TE E CAMINHA! A PORTA ESTÁ ALI!"
Também eu apoio o "slogan"! Se não agora, quando?!"
Porque conheço bem a Itália, minha segunda pátria, onde vivi 15 anos, onde os meus filhos cresceram, onde tive amigos, vi morrer amigos!
Porque conheço bem os Italianos. Porque VOS respeito!
Porque vivi tempos em que havia dirigentes políticos que não eram o Berlusconi!
Porque existe ainda o Presidente Napolitano!
Porque conheci o Presidente Pertini e o "amei": o mais amado dos italianos...
Porque a Itália é bela, magnífica e não merece este "representante" que a envergonha.
Por isso estou convosco! "Se non ora, quando?!"
Associo-me às mulheres que disseram: "Silvio, levanta-te e caminha! A porta está ali!
Como diriam os meus amigos romanos:
"À Berlu! Alzati e cammina! Quella è la porta!"
http://gialli-e-geografie.blogspot.com/2011/02/io-sto-con-se-non-ora-quando.html
http://gialli-e-geografie.blogspot.com/2011/02/bunka-bunka-che-in-japan-vuol-dire.html
http://gialli-e-geografie.blogspot.com/2011/02/io-sto-con-se-non-ora-quando.html
http://gialli-e-geografie.blogspot.com/2011/02/bunka-bunka-che-in-japan-vuol-dire.html
Passei por Itália algumas vezes mas apenas vivi lá um mês. Um mês recheado de beleza que não contempla um líder com o mau gosto demonstrado.
ResponderEliminarJunto-me ao eco:
- "À Berlu! Alzati e cammina! Quella è la porta!"
Sim! Como é possível uma pessoa destas ser o chefe de um governo democrático? Uma vergonha, tenho pena dos Italianos. Uma humilhação a nível internacional....Sem falar da má gestão interna.
ResponderEliminarEu prezo muito a democracia, cuja conquista tanto custou aos nossos antepassados, na construção de uma Europa mais justa.
ResponderEliminarMas o que vivemos hoje é uma deturpação completa da democracia: é a ditadura da imagem que comanda as escolhas dos povos. Os italianos, ainda mais ingénuos e patetas que os portugueses acreditaram que "aquilo" era um bom político. Alguns ainda acreditam. Tristemente...
lá como cá... a diferença é que cá não apareceram ainda os escandalos com adolescentes...
Bravo! A Itália é grande de mais para que lá caiba a miséria humana berlusquiana! Via, Berlu!
ResponderEliminar"Il Cavaliere" mandou construir um sumptuoso maosuléu na sua quinta de Arcore ( 100 toneladas de mármore, inspirado em Tutankamon e em alguns imperadores romanos), onde , além de sarcófagos para toda a família há 32 nichos para os amigos "mais fiéis".
ResponderEliminarIsto diz muito do sujeito, é vergonhoso que ainda possa acontecer este tipo de políticos em países como Itália.
E entretanto Pompeya a desmoronar-se para sempre! Que pena.
Beijinhos
Obrigada MJ antes de tudo por ter postado o meu post no teu blogue. Obrigada também a tudo teus seguidores que escreveram da simpatia sobre o meu pais. Come jà dizei à um cliente de mim (de Francia) o problema nao é ter ele, ( antes ou depois va acabar), mas o verdadeiro problema sao aquilos que acreditam na filosofia "berlusconista"; o assunto pior sendo nao que eles sao ingénuos como escribou o Manuel Cardoso, mas sim fizeram disso o estilo de vida deles mesmos...
ResponderEliminarTenho pena da Itália! Que sei que é outra e vai reagir! Mesmo esse "berlusconismo" que receias, querida Nela, anda por aí a girar já por toda a parte: todos os países apanharam esse "vírus" liberalo-capitalista, bling-bling, sem perceber que isso os atinge gravemente, até porque de bling bling já não vai havendo pra ninguém...
ResponderEliminarBerlusconi foi a vergonha máxima! Dizia-me uma amiga italiana que vive nos USA: foi "letteralmente sputtanato!"
Mas eu acredito nas eleições "democráticas": ainda está nas nossas mãos "mudar" alguma coisa!
Para começar devia começar -por tantos sítios!- a "reforma da mentalidade" de que falou o grande António Sérgio (retomando outro "grande": Ribeiro Sanches!
Vá lá, coragem!
Tive hoje uma notícia triste e o idiota e vergonhoso "premier" S.B. parece-me ainda mais "irrelevante" do que nunca!
Legal o seu blog.
ResponderEliminarPorem os iranianos e italianos tem uma grande diferença.Iranianos nao tem liberdade e estao ligados a uma ditadura.A Italia, em teoria é uma democracia e com direito de voto.Ou seja, as pessoas na sua mairia votam em Berlusconi assim como em SP na sua maioria votaram no Tiririca, Malluf,Marta Suplicy,etc.Gostei desse lema tambem.
Abraço-Druida