Hoje dou o espaço a uma notícia de um "Blog" que me enviou dois convites... Não chegam a tempo para ninguém, mas acho interessante "divulgar"; para os meus amigos no Brasil, a peça em si (os dados vêm todos em baixo) e igualmnte o "blog" Kurare mais o seu chá de cidreira às 5 da tarde...http://carloskurare.blogspot.com/2011/01/eu-fui-voce-vai.html
Colega...
Ganhei 4 convites para a peça o mentiroso (veja detalhes sobre a peça aqui: ) e num gesto de incomensurável benevolência vou dividir com você! Este gesto pode no futuro fazer com que nossos leitores tenham a curiosidade de conhecer outros blogs. Conhecer novas idéias... ou não.
Bem... dois vou distribuir para os meus leitores e dois vou dividir com seus leitores, afinal...
Vou dar 2 convites grátis para a peça O mentiroso. Para o próximo domingo dia 20 ou segunda-feira dia 21!
Regras do Jogo: Os dois primeiros EMAILs que chegarem à minha caixa postal nesta quinta-feira após às 17:00h (hora do chá de cidreira) pedindo os convites... leva! Seu leitor deve informar o nome e a data que quer ir ao Teatro e dizer que foi indicado pelo seu blog.
O Mentiroso
Espetáculo dirigido por Maria Eugênia De Domenico e Augusto Marin resgata o melhor da Comédia Dell’arte.
SERVIÇO:
O quê: “O Mentiroso”
Onde: Teatro Commune
Endereço: Rua da Consolação, 1218 – Consolação
Telefone: (11) 3476-0792 - teatrocommune@commune.com.br
Quando: Estreia dia 14 de janeiro – Segue até 28 de fevereiro, sábados 21H e Domingos às 20h e Segundas 20H
Esta é a segunda montagem profissional de O Mentiroso no Brasil, a primeira aconteceu em 1949/62, pelas mãos do diretor italiano Ruggero Jacobbi, no TBC, com Sérgio Cardoso no papel de Lélio Bisognosi. Uma montagem histórica, como recorda a professora doutora da UNESP, Berenice Raulino, no livro Ruggero Jacobbi.
http://carloskurare.blogspot.com/2011/01/eu-fui-voce-vai.html
A encenação de O Mentiroso dá continuidade à linha de pesquisa da COMMUNE sobre as máscaras da Commedia Dell Arte, iniciada com a montagem de O Arlecchino de Dario Fo, em 2007, propondo uma releitura da peça de Goldoni como farsa, usando música ao vivo (acordeão, percussão e violão), recursos circenses, máscaras, adereços estilizados e alegorias.
As máscaras, criadas por Helô Cardoso, professora da Unicamp, e Eduardo Caiuby, seguem a linha de pesquisa iniciada por Amleto e Donato Sartori, em 1948, na Itália, criadores das máscaras da peça Arlequim Servidor de Dois Patrões, dirigida por Giorgio Strehler, no Piccolo Teatro de Milano.~
De onde vem esse mentiroso de Goldoni
A peça, escrita em 1750, é inspirada em O Mentiroso, de Pierre Corneille (1606-1684) que, por sua vez, inspira-se no texto A Verdade Suspeitosa, do escritor mexicano Juan Ruiz D` Alarcón (1581-1639). O caráter de Lélio (o mentiroso) revela um ser complexo e ambiguo, que surge numa uma época em que o homem devia ver a realidade de modo científico, sem mistificações, refutando a mentira. Lélio não deveria ser um exemplo a ser seguido, mas é real e comum até os dias de hoje. A peça marca não apenas uma mudança na arte teatral italiana, como também a evolução do conceito do ser humano ao longo da história.
Excelente!
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