segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Clarice Lispector: "Perto do Coração Selvagem"... e outras coisas do coração








Hoje a minha amiga Tatiana, amiga virtual mas amiga, fala de Clarice Lispector e aconselha a leitura de "Perto do Coração Selvagem".

Há tempos tínhamos "falado" as duas, em diálogo bloguista, da escritora e deste livro.

Adorei "Perto do coração selvagem", de Clarice Lispector. Acho que vou reler o livro...
Ando, como se costuma dizer em linguagem bem coloquial, "numa" de releituras...

Re-comecei "O moinho à beira do rio", da grande romancista inglesa George Elliot, história que logo me empolgou e me não deixou parar...

Re-tomei a leitura dos inúmeros livros do Comissário Maigret, de Simenon :"Un crime en Hollande", "Maigret et le clochard", "Chez les flamands" -sempre magníficos, óptimos para uma pessoa se sentir bem.


Porque nos faz entrar logo num mundo feito de vida, de pessoas, de humanidade - de dificuldade e incompreensão e solidão, também, não é?, mas isso faz parte da vida...














E vou re-ler mais outros livros: já os tenho ali guardados num montinho:
Henry James e "The wings of the dove", Katherine Mansfield e "Garden Party"...
E, como andei a dar umas voltas pelo "meu" Alentejo fui encontrar numa velha casa amiga, três livros que eram da minha mãe: o chamado "Tríptico dos Löwenskold": O anel dos Löwensköld (1925), Charlotte Löwensköld (1925) e Anna Swärd (1928) - de Selma Lagerlöff, grande escritora e Prémio Nobel sueco - que vou "re-ler".










Depois, prometo dizer as "re-impressões" que tive...











Nota: Saíu há tempos, na Relógio d'Água, o livro "Cidade sitiada" de Clarice Lispector




Existem várias traduções portuguesas dos livros de Selma Lagerlöff, mas a edição do "Tríptico dos Löwenskold" a que me refiro é a edição francesa (tradução de M. Metzger e T. Hammar, Editions "Je Sers", Paris, de 1935, com capas muito bonitas)


Os livros do Comissário Maigret... leio-os em francês, mas encontram-se com facilidade traduzidos, para quem quiser.

Com certeza que os apreciadores de Simenon sabem que estão a ser publicadas as Obras Completas de Simenon ("Tout Simenon", nas edições Gallimmard, colecção "Omnibus", em papel "bíblia", a partir de 2002) que já as edições Presses de la Cité (que foram a casa editora inicial de Simenon) em 1988 tinha também começado a publicar...

Sem comentários:

Enviar um comentário