domingo, 18 de abril de 2010

A minha amiga que vive no Botswana!

estatueta de pau-preto, recordação do Botswana




A minha amiga MizJay...

Tenho uma amiga que vive no Botswana e que se chama Janet MizJay Mmusi.

Começámos a trocar mensagens no Facebook e um dia perguntou-me se eu queria ser a mãe dela “virtual”. Assim, podia contar-me coisas da vida dela e falarmos de outra maneira.
Assim foi.
Eu contei-lhe que, quando vivia em Roma, uns amigos meus foram trabalhar e viver no Botswana, e tinham-me dito que era muito bonito.
Eram finlandeses e pais de uma amiga da minha filha, a Merja, e a verdade é que fiquei com curiosidade de saber mais do país. Mas nunca calhou e o tempo foi passando.
Não conhecia a África que só uns anos mais tarde conheci - vivendo quase na mesma latitude do Botswana (latitude sul, perto do Trópico de Capricórnio) em S.Tomé (mais acima, perto da linha do Equador, que passava exactamente sobre o Ilhéu das Pombas, onde ainda fomos num barquinho).



No regresso de uma dessas viagem, os senhores Rÿhaner (correcto?), ofereceram-nos uma estatueta em pau preto - trabalho muito perfeito, esculpido no que parece ser um tronco - que não mede mais do que 20 cm- e tem um desenho muito delicado. Pequenas figuras agarradas ao tronco, quase miniaturas, mas com uma enorme expressividade dos traços.
Fui fotografá-la de propósito, para poderem apreciar!

Fomos trocando pequenas mensagens, eu e a Janet, para sabermos um pouco mais de nós.
Tudo começou por que nos descobrimos ambas "fans do Obama"...
Quando lhe disse: "tenho idade para ser tua mãe"..., ela respondeu logo: "Ai, sim? Então não queres ser minha mãe na "net"? Eu gostava..."
Eu disse que com certeza e a partir daí - é engraçado...- ficámos mais íntimas, começámos a falar de nós mais confiantes.
Ultimamente, tinha-a "abandonado" um pouco. Muitas viagens, algumas complicações, e a verdade também é que sou muito dedicada ao facebook. mas, de vez em quando, aparecia ela, no quadradinho do "chat", a chamar-me:
"MUM, are you there?"!
Eu, que não percebo nada daquilo, nunca conseguia responder-lhe.
Assim, ela decidiu escrever-me uma carta...
Pedi-lhe se a podia pôr no blog, se podia usar as fotos dela, da formatura, que fazem parte do seu Album no Facebook e ela disse que "com prazer".
É uma miúda cheia de ideias, que sonha, quer fazer coisas diferentes. A quantas não aconteceu ter o mesmo desejo: ser actriz!
E mais:
Ser realizadora! Ser escritora!
Enfim, SER!
E isso é maravilhoso... Faz-nos voltar sempre à Utopia: por que não há-de a Utopia ser a nossa criação!?

no dia da sua formatura, com o diploma na mão. e o olhar orgulhoso de quem conseguiu o que desejava


Carta da Janet Mmusi:


"Hey, Mum!

Obrigada por não te teres esquecido de mim.

Tenho tentado o “chat” contigo mas nunca te apanho...
Suponho que andas ocupada a viajar... Londres? Não importa: sei que qunado precisar, encontro-te!
“you’re will be available for me!”
Perguntas pelo meu trabalho: Estudei Business Information na Universidade do Botswana.
Sou Analista de Sistemas. Estou neste momento ocupada com Websites, Databases, Newsletter e outros IT relacionados com estas coisas...

Como já te contei, o meu sonho era ser actriz, ou produtora de filmes, escritora de scripts, realizadora, etc.
Ainda continuo a lutar para entrar nesta indústria, se bem que já tenha conseguido um pequeno "breakthrough" como “Extra” nas filmagens de um filme de Holywood (The Ladies Nº 1 Detective Agency”) que foi filmado aqui, no Botswana.

Já escrevi uma novela que gostaria que fosse um filme, mas os “editors” disseram-me que a transformasse antes numa peça de teatro, porque eu não tinha perfil de novelista...
Por isso ainda estou a trabalhar nela.

O meu projecto/plano seria criar um grupo de teatro e depois dirigir e fazer representar os textos que escrevo.

Penso que Deus me há-de ajudar.

Tenho pouco tempo para dedicar a estas coisas pois o meu trabalho absorve-me. Mas sei que um dia hei-de chegar a Holywood e tu, Mum, nesse dia, vais ter orgulho e mim!
Toma conta de ti!"

E acrescentava noutra mensagem:

"Quando me reformar, um dia, gostava de ir viver para Londres. Ouvi dizer que era lindo e as tuas fotos mostram isso."
De facto, uma das nossas "conversas" preferidas era comentar essas fotos: os esquilos do Cemitério da Old Brompton -animaizinhos que não conhecia e julgou que mordiam "com aqueles dentinhos"... Com o meu inglês com erros respondi que eram "perigosos" (harmful) em vez de dizer "inofensivos" (harmless), o que criou um quid pro quo divertido.
As fotografias do Museu de História Natural, os fósseis, os gigantescos pássaros do passado, os peixes assustadores...
Assim, íamos conversando...
Como a vida é cheia de coisas interessantes, em que o acaso entra ou não, acontece-me ter, agora, quase na mesma zona de África, as minhas duas filhas: a real (em Moçambique) e a virtual, no Botswana...
Outra coisa ainda:
Hoje a Janet (no Botswana)e a Merja (na Finlândia) acabaram por se falar também.
Não é verdade que a vida é maravilhosa? Às vezes, pelo menos?
Tenho pena de não ter acesso ao youtube, se não punha já o maravilhoso Louis Amstrong e o "Wonderful World"!
_______________________________________
Alguns dados sobre o Botswana.
Geografia:
Botswana situa-se numa zona árida do interior da África meridional. É um país bastante plano, ocupado quase por completo por um planalto com altitudes entre os 700 e os 1200 m, aumentando um pouco a rugosidade do terreno na extremidade oriental.

O deserto do Calaári ocupa o sudoeste do país, e a norte a depressão de Mababe é parcialmente ocupada pelo pântano do Okavango, onde termina o curso do rio Okavango, proveniente da Namíbia. O principal rio é, no entanto, o Limpopo, que constitui parte da fronteira sul, com a África do Sul. É onde este rio abandona o país, na ponta oriental, que se localiza o ponto mais baixo do Botswana, a uma altitude de 513 m. O ponto mais elevado são os montes Tsodilo, que sobem a 1489 m.

O clima varia de desértico a semi-árido, com invernos suaves e verões quente.

A história de Botswana é marcada pela influência da África do Sul. Protectorado britânico desde 1885 com o nome de Bechuanalândia, em 1966 a nação declara-se independente e passa a se chamar Botsuana.


Realiza eleições regulares desde então e é considerado exemplo de estabilidade política no continente.

Como um dos países que se opõem ao regime de segregação racial na África do Sul, é alvo de incursões do Exército sul-africano, sob acusação de abrigar guerrilheiros do Congresso Nacional Africano.

A partir de 1990, as relações bilaterais melhoram, com o fim do apartheid. Na década de 80, o produto interno bruto (PIB) cresce à média anual de 10,3%. A seca e a recessão mundial do início dos anos 90 levam o país à depressão econômica e revelam sua dependência da mineração, responsável por 70% das receitas de exportação.

Em 1998, após quatro mandatos, o presidente, Ketumile Masire, do Partido Democrático de Botsuana (BDP), retira-se da política e é substituído pelo vice, Festus Mogae. O BDP vence as eleições parlamentares de 1999, e a Assembléia Nacional elege Mogae para presidente.

5 comentários:

  1. Quando leio ou ouço falar sobre o Botswana lembro-me sempre de uma triologia muito engraçada de um escritor que nasceu no Zimbabwe, chamado Alexander McCall Smith, sobre uma mulher detective. O primeiro tem por título «A Agência Nº1 de Mulheres Detectives», o segundo «Moralidade e Raparigas bonitas» e o terceiro «As Lágrimas da Girafa». Se ainda não leu, recomendo. Reparei que gosta de policiais, tenho a certeza que gostará destes:
    http://www.wook.pt/ficha/a-agencia-n-1-de-mulheres-detectives/a/id/45506
    Um abraço
    c.a.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Vou já tentar ler. Já procurei o site e vi que são publicados pela Presença.
    Adoro ler policiais...
    Este interessa-me até porque essa tal minha "amiga virtual" do Botswana parece ter tido um pequeno papel num desses episódios...
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. 4 real? e eu a pensar que este tipo de amizade, relação.. só existia nos filmes.. é que hoje em dia as pessoas são muito desconfiadas.. mas o que tem de suspreendente para mim tem de bonito, saber que estamos tão perto de alguém que nunca demos 1 aperto de mão, que nunca vimos pessoalmente, e trocar impressões, gostos comuns inclusivé..
    Adorei o facto de ter exposto esta "história" professora! ou acontecimento..n sei...
    Gostei muito, é interessante! saber que há pessoas em África que tem a força e vontade desta rapariga, aumenta a minha vontade de um dia voltar ao meu país e fazer multiplicar os casos de sucesso que actualmente, infelizmente, ainda sao minímos..
    beijo marty

    ResponderEliminar
  5. Uau é de facto uma rapariga impressionte.
    Adorei a forma como se conheceram, eu não sou muito ligada a internet, mas lendo esta "entrada" vejo como o facebook pode criar verdadeiros laços, também já li o que escreveu sobre as irmãs B. ainda bem, senão quem sabe ficaria com ciumes da sua nova filha(brincando)
    Sim acho que faz muito bem em acreditar, prosseguir e não desistir dos seus sonhos, formidável, boa sorte para ela
    beijinhos(especial e de parabéns para M.P, não vou ao facebook)
    Glykéria
    PS: já lhe disse como admiro a sua escrita?

    ResponderEliminar