O filme mais famoso sobre os livros de Agatha Christie: "And Then There Were None", mais conhecido por "Os Dez Negrinhos"...
Chegámos ao fim da contagem dos dias para o aniversário de Agatha Christie?
Sim.
Evoco a companhia que sempre me fez, a maravilha que é ler os seus livros - e reencontrar os seus personagens: Poirot e o inseparável amigo, capitão Hastings, O Comissário Japp, ou a falsa-"suave" Miss Marple e os seus novelos de lã, e o seu sentido da justiça...
Concluí que Agatha Christie “abriu” a colecção!
Vejamos, pois.
Nº 1: “Poirot desvenda o Passado”
Este romance, Five Little Pigs -"Poirot Desvenda o Passado", na edição portuguesa, e "Os Cinco Porquinhos", no Brasil, é um romance de Agatha Christie, publicado em 1942.
O protagonista que vai desvendar o mistério é o famoso detective Hercule Poirot.
Nº 5: “O barco da morte”
Death on the Nile, "O Barco da Morte", ou "Morte no Nilo", em Portugal e no Brasil, sai em 1937 : durante e após o crime em redor do qual gira toda a história, podemos encontrar quatro momentos de uma trama em que todos os passageiros a bordo do vapor “Karnak” são possíveis suspeitos do assassínio da milionária em viagem de lua de mel, Linet Doyle.
capa da 1ªedição inglesa de Death on the Nile
O romance é levado ao écran em 1978, por John Guillermin, com Mia Farrow, Peter Ustinov. Mais tarde, em 2004, será o rosto de David Suchet a re-incarnar Poirot.
The Murder of Roger Ackroyd , intitulado em português "O Assassinato de Roger Ackroyd", de 1926, é o primeiro caso policial da autora.
Foi o primeiro grande sucesso e causou grande polémica por “inverter” as regras do romance policial.
Ainda hoje me surpreendo ao chegar ao final...
Nº 13: “Um Crime no Expresso do Oriente”
"Um Crime no Rxpresso do Oriente", título que tem em Portugal, ou "Assassinato no Expresso do Oriente", no Brasil, é mais uma aventura de Poirot.
Ten Little Niggers, no Reino Unido, ou "And Then There Were None", nos Estados Unidos chama-se "Convite para a Morte" ou, nas edições mais recentes, "As Dez Figuras Negras", em Portugal, e "Dez Negrinhos", no Brasil, é um romance publicado em 1939.
É ainda hoje o livro mais vendido de Agatha Christie, e um dos maiores best-sellers de todos os tempos.
"Convite para a Morte": este romance foia adaptado pelo realizador René Clair: "O Vingador Invisível", 1945, ou, antes, And Then there were none, e conta a história de dez desconhecidos que recebem um convite para se encontrarem numa ilha deserta onde a morte os aguarda.
Estes são os cinco primeiros livros de Agatha Christie publicados em Portugal. A Colecção Vampiro pertencia à grande editora "Livros do Brasil" e ainda hoje existe, claro, procurando sempre escolher bons autores.
Hoje várias editoras a publicam, e ainda bem!
Agatha é uma personalidade amável e amada, divertida, culta, complexa. Muito interessante a publicação dos "Cadernos Secretos", que revelam aspectos desconhecidos da grande "Dama do Crime".
Dura, secreta, sensível não têm fim os adjectivos para a qualificar. Gostas dela ou não gostas. Se gostas, nunca mais paras de te divertires com ela...
Com o humor que a caracterizou sempre, disse sobre o matrimónio, com o arqueólogo Max Mallowan:
“An archeologist is the best husband any woman can have: the older she gets, the more interested he is in her.”
(“Um arqueólogo é o melhor marido que uma mulher pode ter: quanto mais velha ela fica, mais interessado ele está nela”.)
Notícia importante para os amigos brasileiros: Agatha Christie, de graça! Vejam o blog "a casa torta", especialista de Agatha Christie só!
http://acasatorta.wordpress.com/2010/09/14/livros-de-agatha-christie-de-graca-em-shopping-em-15-09-2010/
Suchet will reprise his role of Christie protagonist Hercule Poirot, a Belgian detective he has played on television for 21 years.
"Express" producer Karen Thrussell described the 1934 book as the "most ingenious and best loved Agatha Christie title of all time."
The film is expected to be shot on location in London and Malta, the BBC reported.
ITV has not said when it plans to air the movie, which will co-star Eileen Atkins, Samuel West and Hugh Bonneville."
Lindo, Maria João!!
ResponderEliminarObrigada!
Está maravilhoso..adorei..é o que eu digo, é interessantissimo porque mesmo conhecendo ja as personagens, acabamos sempre por ficar com mais alguma informaçao.. beijo da tua amiga MARTY
ResponderEliminarThanks, queridas amigas! Vocês dão-me o entusiasmo para continuar...
ResponderEliminarbjs