domingo, 13 de fevereiro de 2011

Chegam as mega-bibliotecas, enquanto centenas de pequenas bibliotecas fecham!

Não, não são mais bonecos animados: são as capas dos livros da escritora inglesa Julia Donaldson que, nestes dias, tem manifestado, com outros escritores de língua inglesa, contra a ameaça de fecho de Bibliotecas públicas no Reino Unido!

http://www.guardian.co.uk/education/cartoon/2011/feb/08/cutsandclosures-schools

Outro escritor, outro manifestante e outro livro: Mark Haddon e o "curiosos incidente";



AS MEGA-BIBLIOTECAS ou os MEGA-NEGÓCIOS?
maquette da nova "mega-biblioteca" a construir em Birmingham (prevista para 2013)

Chegam as mega-bibliotecas/livrarias, enquanto se prevê que centenas de pequenas bibliotecas de bairro fechem…

"Ajudem-nos a lutar contra a ignorância com os livros..."~

"De facto, prevê-se a inauguração e abertura -para 2013- de um edifício monumental, em Birmingham, que custará 200 milhões de libras, em pleno Centenary Square.
Praça Centenary, em Birmingham

Escritores e artistas vieram protestar contra os cortes budgetários nas bibliotecas.

http://www.guardian.co.uk/books/2011/feb/06/library-closures-birmingham-council?intcmp=239

“Vê-se um vasto espaço que poderia muito bem ser o lobby de um hotel de luxo, todo cheio de carpetes, taças de café e espaços com cadeiras de design moderno: a luz do dia jorra de gigantescas janelas e a música ouve-se suavemente ao longe.

O que ninguém poderia adivinhar à primeira vista é que o edifício – que os “contribuintes” do município de Birmingham viam pela primeira vez como um trailer no computador - era uma biblioteca!

Este "anúncio" chega num momento estranho, quando por toda a Inglaterra os utentes das bibliotecas públicas protestaram durante todo o fim de semana contra fechos e cortes que irão dizimar stocks de livros, empregos!

No sábado, foram milhares de autores que se juntaram ao escritor Philip Pullman, que define a proposta do Oxfordshire (município de Oxford) de fechar cerca de 20 das 43 bibliotecas, como “ a escuridão das coisas”.
as armas do Oxfordshire

Ou o escritor Mark Haddon; ou a autora de Gruffalo, Julia Donaldson, que deixaram um "protesto" para ser entregue no parlamento Escocês, em Edinburgo.
Ou, ainda, o escritor de literatura infantil John Dougherty (nascido na Irlanda) mais o músico Billy Bragg que participaram em vários eventos.o cantor Billy Bragg

Em Londres, o movimento “Save Our Libraries Day” continuou até domingo de manhã quando os manifestantes votaram a continuação do "read-in" na Biblioteca New Cross no sudeste de Londres.

Um filme de 10 minutos We Love Libraries, com intervenções de celebridades ou utentes normais tornou-se no nº1 dos hits "non-profit" do YouTube.
Na própria cidade de Birmingham o futuro de algumas delegações da biblioteca continua em "observação" sem saber quais os cortes a fazer no staff e na compra dos livros.
Não impede que as duas grandes torres de cimento tenham surgido por cima do enorme buraco no chão da Centenary Square, no centro da cidade…

A nova super-mega-biblioteca! Que ficara "entalada" entre o velho Rep e a Baskerville House...
Baskerville House
Em cujo hall gigantesco se irá junta o velho Rep?
O célebre "Birmingham Repertory Theatre" - a velha companhia de teatro onde esteve Peter Brook e onde representaram nomes como Laurence Olivier ou Albert Finney.
Com os seus 600 lugares metidos quase dentro da biblioteca ...
O velho "Rep"...
Peter Brook

Os livreiros esperam poder - nos intervalos das peças- emprestar livros...

P.S. Há pouco a minha amiga Nela San (blog "gialli e geografie") "alertou-me" para as livrarias "comes & bebes", em Itália... Grandes espaços onnde o vinho de marca compete com os livros...
Falou da "fagocidade" desses mega-centros. Deixo-vos um link para consultarem o que ela diz...




Mais dados: quem ganha e quem perde no meio disto tudo...

Winner

The Library of Birmingham, scheduled to open summer 2013
• Cost: £188.8m (down from £193m)
• 35,000 sq metres, 4,000 of which are shared with Birmingham Rep theatre
• 10 floors including outdoor amphitheatre, music centre, exhibition gallery, British Film Institute mediatheque, studio theatre, health and business centres, rooftop cafe and gilded 10th-floor Shakespeare pavilion

Losers
481 libraries – 422 buildings and 59 mobile libraries – under threat
• Isle of Wight: nine out of 11 branches proposed for closure
• Oxfordshire: 20 out of 43 branches
• Dorset: 20 out of 34
• Doncaster: 14 out of 26 branches

Fonte: Public Library News

5 comentários:

  1. Eu de facto, cada vez entendo menos estas políticas do bota abaixo e em todos os sentidos.
    Os ingleses também estão como os demais... mas fecharem bibiotecas?!
    Já se sabe que a cultura não dá lucro visível a nenhum estado ou empresa mas um dia estes cortes e estas parvoíces todas vão ser pagas caras!!! E eu nem quero ver como.

    ResponderEliminar
  2. É como se para tomar un café com um bom amigo e ter uma animada conversa tivéssemos que ir a um monstruoso centro comercial: muito triste.

    ResponderEliminar
  3. Antes de tudo, obrigada por ter feito mencione do meu post no teu. Sobre isso assunto, acho que há argumentos muitos importantes contra a fecha das pequenas bibliotecas:
    1 - elas devem ser vistas como lugares de encontro nos bairros e nas pequenas cidades (isso já um ponto indispensável);
    2 - muitas pessoas vão lá para ler jornais, os estudantes para estudar sobre velhos textos que não se encontram ou simplesmente porque preferem estudar na sua atmosfera silenciosa;
    3 - com um sistema de network, as pequenas, não muitos longe umas das outras, podem trocar textos solicitados pelo leitores;
    4 - o sistema de e-book, integrado na network sobre-descrito, pode trazer vantagens à tudas elas em manter livros em estoque que, por falta de espaço não poderiam ter.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por est "precisão" que é, de facto, mais um elemento a considerar!
    O que se vai à procura nessas bibliotecas é infinito!
    O meu filho, que vive em Londres e por lá estudou, quase não "criou" a sua própria biblioteca (como fez o resto da família...) porque dizia que não valia a pena: na biblioteca do seu bairro havia tudo, ou lia lá, ou alugava e era sep barato...

    ResponderEliminar
  5. Maria, acho que o nosso mundo não acabou, nem acabará! (temos que acreditar nisso...) Porque haverá sempre gente que se sente "perdida" nesses espaços desumanos e "prefira" a sua livrariazinha onde encontra o que quer.
    Olha que até há boas livrarias -agradáveis- nos centros comerciais onde podes tomar o cafèzinho da manhã ( ou da tarde...). O que é horrível é a "misturada"! O "fast-book"!
    beijinhos

    ResponderEliminar