sábado, 5 de fevereiro de 2011

Norah Jones -uma das jovens "ladies" do Jazz e "Shoot the Moon" versus Ravi Shankar, o citarista hindu, seu pai...


Li no blog "Borboletas de jazz" uma coisa que não sabia e achei podia ter interesse: a cantora de jazz Norah Jones (belíssima voz!) é filha do citarista indiano Ravi Shankar e de uma senhora americana.
Conta o autor do blog:
"Só ficou sabendo que tinha pai famoso na adolescência. Recusa-se a falar sobre ele e diz que seu interesse por música jamais esteve relacionado à profissão paterna. Seus estudos de piano e saxofone deram-se por indicação de um psicólogo: ela era uma criança hiperativa e a música fazia parte de uma terapia. Foi tiete do roqueiro Bon Jovi antes de se interessar por Louis Armstrong ou
Miles Davis. Mas foi um selo de jazz que resolveu lançá-la: o Blue Note que gravou vários grandes nomes do gênero e resolveu dar tratamento de grande estrela à novata. Compensou.
Gravado em 2002, seu primeiro CD - "Come Away with Me"-, vendeu 3 milhões de cópias nos Estados Unidos.
No Brasil, foram cerca de 30.000 unidades, valor significativo para um artista internacional.
A crítica também gostou. Norah é uma das principais figuras ao Grammy, o Oscar da indústria fonográfica.
"O jazz é essencial no meu trabalho, mas tenho muitas outras influências, como o country", explica ela.
Ouçam-na.
Por mim acho que os "genes" da música andavam por ali, de pai a filha, diga ela o que disser...
A legenda Ravi Shankar tem 91 anos! Encontrei esta notícia:
"A Fundação Ravi Shankar em associação com “The Indian Fine Arts Academy” com o The Indian Fine Arts Academy vai realizar em San Diego (de 13 a 17 de Abril) uma série de concertos, para celebrar os 91 anos de Ravi Shankar, o conhecido tocador de cítara.
Muitos artistas famosos vão participar na homenagem. "

Fui à procura na internet de algo mais sobre Ravi Shankar:
"Ravi Shankar nasceu em Benarés, (Índia) em 1920 é músico e compositor. Director en 1948-1956 do conjunto instrumental da "All India Radio", a partir de los anos sessenta, depois de fundar a escola de música Kinnara em Bombay, iniciou as suas tournées sus giras internacionais como intérprete de cítara. A ele se deve em boa parte o conhecimento da música oriental na Europa e nos Estados Unidos, em coincidência com o movimento hyppie. "
(wikipedia)
Em 1956 começa uma tournée pela Europa e trabalha com pessoas tão diferentes como o grande violinista Yehud Menuhin ou o beatle George Harrison!
(Yehud Menhuin toca Bach:http://www.youtube.com/watch?v=lm1q3gadv50)
De facto, nos finais da década de 1960, colaborou com os Beatles e actuou com George Harrison no Concerto para o Bangladesh.
Autor também de música para o cinema, é sua, entre outras, a banda musical do filme Gandhi, de Richard Attenborough, (1981).
Em 1969, publicou a autobiografia My music, my life.

4 comentários:

  1. Gostei imenso, da música e da lua, ( e das tuas palavras também ). Conseguiste que me vá deitar com mais esperança, obrigada!"Eres un cielo".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, MJFalcão.Muito interessante seu Blog.Ele nos inspira a aperfeiçoar mais e mais o nosso.Voltarei outras vezes.Parabéns pela sua visão eclética, colocada tão bem aqui no seu espaço.
    aprofessoratialilian

    ResponderEliminar
  3. MJ Falcão,
    Foi para mim também uma revelação até porque gosto do pai e da filha. São estas surpresas da blogosfera que nos trazem mais alegria pelo conhecimento partilhado.
    Obrigada e bom Domingo!
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Norah Jones é novaiorquina e filha do sitarrista indiano Ravi Shankar que começou sua carreira artistica como bailarino na companhia do irmão Uday Shankare aos 18 anos iniciou os seus estudos de sitar, como a enfermeira Sue Jones e sua meia irma e sitarrista Anoushka Shankar. Norah Jones obteve oito premiações nos Grammy Awards de 2003, incluindo o de "Best New Artist". Em 2007, Norah teve sua estreia como atriz e protagonista em My Blueberry Nights (Um Beijo Roubado) do diretor Wong Kar-wai. O filme abriu o festival de Cannes. Norah já havia participado em especiais como na Vila Sesamo cantando "Don't Know Why". Realizou 4 shows no Brasil em novembro de 2010 (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba) tendo São Paulo um público de 40 mil pessoas, sendo que 18 mil ficaram nas ruas e calçadas ao redor do parque porque chegaram tarde demais e pela super lotação. "Obrigada por virem, acho que é esse é o maior público que já cantei. Vocês ali no fundo, balance os braços", diz a cantora se referindo as pessoas que não conseguiram entrar. Uma vez mais agradeço por citar o Borboletas de Jade nesta pagina de vista para o mundo do conhecimento. Fique em paz, cuide bem de voce, seja feliz.
    Mr. Butterfly

    ResponderEliminar