quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Neste final do ano 2010: lembrar a importância dos gestos e da amizade...

Um pouco de alegria e beleza e amizade...no filme "Some like it Hot"

No fim e ao cabo, os gestos (pequenos ou grandes) importam! E as palavras também, à falta de poder realizar por vezes os "gestos"...

Oiçam esta história que conta o meu amigo Mr. Butterfly, no seu blog "Borboletas de Jazz" (que volto a aconselhar!):

"Em sua autobiografia, Ella Fitzgerald revelou que a amiga e fã Marilyn Monroe deu um empurrãozinho em sua carreira.

A "pin-up" prometeu ao dono do "Mocambo Nightclub", de Los Angeles - uma importante casa de shows nos anos 50 - que, se ele contratasse a cantora para uma temporada, ela, Marilyn Monroe, iria aos shows todas as noites, atraindo atenção da imprensa para a casa.
Acordo feito, não só o Mocambo como também Ella Fitzgerald freqüentaram por vários dias o noticiário..." , termina com um certo humor Mr. Butterfly.

a casa de Ella, na Murdock Avenue
"Depois disso, nunca mais precisei cantar em pequenos bares", contou Ella.
O que para uma cantora de jazz naqueles tempos era a única possibilidade de "sobreviver"...
Marilyn não "precisava" ter feito isto. Era suficientemente famosa e desejada a sua presença em toda a parte para não ter necessidade de "ajudar" fosse quem fosse.
No entanto -e isto abona desde já muito em seu favor, mesmo sem ler os seus textos da Autobiografia- ela quis que Ella Fitzgerald, que considerava uma grande cantora e uma personalidade notável, tivesse o seu quinhão de sorte: pudesse ser ouvida e apreciada, sem ter de andar a cantar de bar em bar.
Marilyn e Ella

Parece que Marilyn se caracterizava pela generosidade inconsciente, para além do que era aconselhável. Mas há limites para a generosidade?

A amizade que as duas conservaram ao longos dos anos prova que os gestos "valem a pena"!

"Encontrar um amigo é encontrar um tesouro", dizem. Basta lembrar Clavin & Hobbes...

Mas para encontrar um amigo tem que se ir ter com o amigo, compreendê-lo e ajudá-lo se ele precisar.
Truman Capote foi outro dos seus amigos (foto em baixo), um amigo pouco fácil segundo contam, mas que ela nunca abandonou.


Por sua vez, Paula Strasberg, mulher de Lee Strasberg, foi com o marido uma das melhores amigas dela, que a protegeu, aconselhou.

Ajudar quem precisar, sem pensar em nós próprios, na nossa comodidade, no nosso sossego e egoísmo nem sempre é fácil... mas não é impossível!

Um "hurra!" por Marilyn!

Depois disto, pensei que as coisas que se dizem também contam muito...
Dizia o escritor André Gide que nenhuma palavra é dita em vão.
Assim, escolhi algumas frases de que gostei.
***
Manuel Vicent, no "El país", onde é jornalista há muitos anos:
Ao falar do ano que passou refere "a lei e a crueldade da selva e a selva humana."

No entanto, continua ele: "no meio deste absurdo cósmico, há também espaço para ouvir uma sonata de Bach, existe ainda a glória das flores sobre o esplendor da relva (...).
Se o mundo está tão mal feito, resta no entanto ao alcance de quaqleur de nós a possibilidade de o reinventar. Basta criar frente à morte (e à indiferença, acrescento eu) um instante de beleza, a compaixão em troca de nada..."
***
Outras frases que me animaram:
*
"Pobreza é ficar indiferente..." no interessante blog "Homeopatas dos Pés Descalços" *
"O Ano Novo vai ser o que nós quisermos! ", in blog "Orquídea" (Carlota Pires da Costa)
***
Haveria muitas mais palavras a citar, porque as pessoas são muito melhores do que certa "selva" que por aí se encontra quer fazer acreditar que são e a generosidade existe!
Vamos continuando a falar... Combinado?

5 comentários:

  1. Têm razão os que dizem que encontrar um amigo é encontrar um tesouro. Eu que vou a caminho dos setenta,também já sei que os tesouros não se encontram todos os dias (ou não seriam tão tesouros...).
    A Carlota diz que o Ano Novo vai ser o que nós quisermos, João Paulo II disse que"estamos aqui para o que Deus quiser", pessoalmente só espero poder fazer com a minha vida um ano mais, aquilo que quiser eu. Já não me sinto capacitada para intervir na vida dos outros.

    Acho que pobreza é não ter nada,e o facto de não ficarmos indiferentes é o menos que podemos fazer, mas não dá de comer a ninguém.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Maria! Nada de pessimismos... Podemos fazer um bocadinho pelos outros, tão pequenino às vezes que nem damos por isso.
    Pode ser o que tu sabes que pode ser, não te posso ensinar nada.
    Pobreza é muita coisa claro, até posso pensar que tenho a sorte de não a conhecer...mas se a ignorar, pela indiferença, passa a ser um problema meu. Acho.
    Acredito no OPTIMISMO! Que "ajuda" um pouco em tudo. E quero acreditar no que é UTOPIA até morrer -mesmo correndo o risco de ser considerada parva...
    Bom Ano e Viva a Amizade! Entre elas, a NOSSA!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. "A glória das flores" que nos encantam, a partilha de Monroe, um olhar quente a quem passa. Uma mão aberta mesmo vazia para dar, um livro caído do céu, tudo isto são gestos que ajudam a que a utopia não morra!
    Bem haja por este post!
    Um beijo com Amizade.
    Julgo que vai gostar da música que escolhi para amanhã 31 de 2010.

    ResponderEliminar
  4. Depois de saber o que contas, a Marilyn passou a ser outra coisa para mim: emocionou-e e agarrou-me. Agora já sou muito amigo da Marilyn! Hurra pela Marilyn!!!!

    ResponderEliminar
  5. E viva a Amizade! A Utopia, cara Ana, tem de ir connosco até ao fim: é acreditar que vale a pena fazer os tais gestos; acreditar que podem "aparecer" coisas novas; que o mundo vai ter que dar uma volta; qua a "humanidade" conta mais do que os $$$$...
    Bom Ano!
    Sobre a Marilyn, caro M.P., as aparências enganam e nem sempre sabemos o que julgamos saber, no nosso convencimento natural, sobre as pessoas.
    Também eu fiquei amiga da Marilyn!
    Boa entrada no ano de 2011, hoje mesmo!

    ResponderEliminar