terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A VOZ DAS AMIGAS OU DOS AMIGOS ...

pintura de G.

Borisov-Musatov, pintor russo, "duas amigas"

As amigas, os amigos -os tais que estão sempre connosco, quer chova quer faça sol, terão sempre uma sombrinha para nos abrigar...

Auguste Renoir, "les parapluies"
Que brincam, que nos aceitam, ouvem, participam do bom e do mau da nossa existência, dos momentos felizes, dos mais tristes, na luta e no repouso...

Que existem de Norte a Sul do país, vivem em casas de granito ou caiadas de cal branca e rodapé azul;
rua no Sabugal
dunas, em Porto Côvo
Que se espalham de Oriente a Ocidente, pelo mundo fora, são judeus ou árabes, brancos ou negros, e nos ajudam a continuar a acreditar na vida e na Amizade!

Que vivem no campo ou na cidade, perto dos desertos os dos terrenos pedregosos das montanhas, nas costas do mar, ou na tundra e na savana... Amigos que nos apoiam e nos ensinam, onde quer que estejam e estejamos...
Os amigos podem ser virtuais, nem por isso são menos amigos...
Há coisas que não se podem perder, muito pelo contrário: devem partilhar-se. Assim, hoje venho trazer-vos uma receita que uma amiga me enviou!

A minha amiga Maria do blog "ainda é de dia", portuguesa mas que vive em Espanha há 40 anos, tem todas as qualidades para pensar em "paellas" e em resposta ao meu post do Sabugal em que falo da compra do tacho de barro, na Feira da terra...

E em resposta à minha arroz-mania , mandou-me uma receita que me parece fabulosa!
"Aí vai (é muito simples, vais gostar): Num recipiente de barro deitas um pouquito de azeite e muitos dentes de alho (ao gosto) picado.

Quando começa a dourar, deitas o bacalhau aos bocadinhos e bastante salsa picada; remexes e deitas o arroz, voltas a remexer, para que se empape e, como sempre, sumo de limão para que o arroz fique solto. Em continuação deitas a água (duas chávenas para uma de arroz)e um bom punhado de grão cozido, eu deito também azafrão porque em Espanha o arroz tem que estar amarelo...

Está 5 minutos ao fogo e 15 no forno.

Se não tens um tacho de barro que aguente em cima do lume, podes fazê-lo num de metal que possa ir ao forno.
Também podes pôr por cima uma batata nova às rodelas muito finas e pimentão doce, e acender o grill nos últimos 5 minutos para ficar tostadito.
Voilà!

Se gostas de arroz, em Espanha há maravilhas. Algum dia trataremos o assunto mais a fundo. Beijinhos"
Também me fala da Adega do Sr. António Gato, nos Arcos:

"Muito curiosa a adega do Sr. António. Esses recipientes usavam-se desde a Antiguidade para transportar vinho e azeite. A prova de que são antigos é esse remendo que tu mostras, feito com grapas de ferro!
Também só bebo água, colega, apesar de viver numa terra de bom vinho.

Aqui há umas adegas ("bodegas") lindas e famosas, muito visitadas — de Osborne, Terry, Gonzalez Byass, Croft..."

A minha amiga Anna do blog in(Cultura) -cheio de cultura e sensibilidade- escreve-me:

"Os potes e o silêncio do jardim onde despontam as flores do limoeiro mostram a pujança do Alentejo!
prato de barro, do Redondo (em casa de amiga)
Não bebo regularmente mas sou apreciadora de bom vinho e os alentejanos, especialmente de Portalegre, são excelentes."

(Claro que, aqui, já há um certo "facciosismo" da minha parte em citar: "especialmente de Portalegre...")


De mais longe, as minhas 5 amigas da "Cozinha dos Vurdóns" (Brasil) - blog vivíssimo e cheio de interesse-, dedicaram-me umas "batatas"! Óptimas!

AS BATATAS DE MJ FALCÃO

Escreviam elas nesse dia:
"Nos juntámos no dia primeiro de 2011 para mais uma de nossas reuniões. O que fazer? Como fazer? Tentar avançar num assunto tão delicado. Formar um elo de conexão a muito subjugado, desconhecido e controverso.
Aí abrimos o blog e nos deparamos com que nossa recente e velha amiga escreveu sobre nós. Quando nos demos contas estávamos brindando pela sua prosperidade e por todas as mulheres que tem coragem de achar, pensar e fazer. Sem querer estamos aí, felizes pelas novas descobertas, pelos novos olhares.
Essa receita será foi feita especialmente para você, MJ Falcão e aonde quer que a façamos a partir de hoje, será feita em seu nome.

Essa é a forma de agradecermos e isso não significa que um monumento tenha sido erguido, significa que encontramos mais uma mulher que é capaz de seguir em frente, pensando, rezando, sonhando e cozinhando, sem que mancha negra do EU ocupe um espaço maior, que a impeça de sonhar e escrever, respirar e enxergar." (blog Cozinha dos Vurdóns)

“Para que servem as estrelas se não quisermos enxergá
-las...”

E acrescentam, com a ironia que nunca perdem:

"Faça como nós, tome com um belo vinho Português (Confraria dos Enófilos do Alentejo 2007) – segundo Galileu Galilei, “ o vinho é composto de humor líquido e luz” e sinta-se abraçada pela Cozinha dos Vurdóns, onde toda mulher, seja ela negra, branca, morena, índígena, ruiva, será sempre bem vinda a nossa cozinha.

O que divide os povos não são as fronteiras terrestres, nem a diversidade da língua, nem a cor. O que nos divide é o medo de sermos uma só, é o medo de nós mesmas. Obrigada por não temer."

Sobre a Adega do Sr. Gato escrevem:

"Essa matéria foi pra nós um presente, AMAMOS VINHO ... Já os vinhos Portugueses sempre nos rondando, seja no dia a dia, seja em uma de nossas festas. Precisamos conhecer de perto.

E os limoeiros da Sicília - prego bella, troppo buono!"

Hoje, essas mesmas amigas, acrescentaram no seu blog uma mensagem de amizade e de solidariedade, de anti-xenofobia, apelando a que as "acções" sigam as boas intenções pelo mundo inteiro. Que acho muito importante!

"Há alguns anos atrás um grupo de mulheres resolveu arregaçar as mangas, puxar as saia e escolher entre fazer algo ou seguir normalmente a vida, como tantas da nossa idade e do meio social em que vivemos. Não éramos nós. Não tínhamos idéias do que nossas idéias poderiam causar. Nascemos oficialmente com registros oficiais e tudo o mais a 5 de janeiro de 2009.
(...)
Pequenas ações valem muito, pequenas omissões exterminam uma nação. Ainda não sabemos se ganhamos mais consciência porque estamos envelhecendo ou ao contrário. Não levantamos a bandeira da cultura Rhomá, muitos e mais competentes já o fazem, e bem.
(...)
Na tentativa de construir hoje, uma ponte, uma pinguela que seja para que seres humanos compreendam o absurdo do separatismo e da xenofobia, isso é a nossa missão. Somos assim, claras, negras, ruivas, albinas, morenas e mulatas ...

MULHERES. Saras e Kalís, sem que a história nos copie os pés, vamos andando.

Assim retribuímos o “Prêmio Sunshine Award” com o mesmo carinho que recebemos dessa cara amiga." ( e indicam uma série de blogues muito interssantes, que vou passar a consultar)

Citam a frase de Clarice Lispector:
“Não precisa entender, a vida ultrapassa todo o entendimento - então faça”.
Para os meus amigos e amigas, deixo esta frase que me deixaram as corajosas mulheres dos "vurdóns".

E mais, das minhas amigas:

"O que divide os povos não são as fronteiras terrestres, nem a diversidade da língua, nem a cor. O que nos divide é o medo de sermos uma só, é o medo de nós mesmas. Obrigada por não temer(em)."

11 comentários:

  1. MJ Falcão,

    Uma vez nos disseram:

    "O sangue puxa" - hoje podemos dizer que:

    O sangue é mais denso que a água,
    mais a alma é mais densa que o sangue.

    Nus curvamos a altura de sua cabeça.
    cozinha dos Vurdóns

    ResponderEliminar
  2. MJ Falcão,
    Muito obrigada pela partilha, pela amizade e pela atenção.
    Muitos beijinhos, e que o seu pensamento que une todos os povos, culturas e religiões se renovem em muitas partilhas, na esperança de que um dia não haja fronteiras!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Lindo o que me dizem as amigas. "Um pensamento que une todos os povos, culturas e religiões (que)se renovem em muitas partilhas, na esperança de que um dia não haja fronteiras".
    De acordo consigo Ana! Vamos a isso!
    "O sangue é mais denso que a água,
    maas a alma é mais densa que o sangue"! Têm razão as minhas amigas do blog Cozinha dos Vurdóns.
    Importa é que as almas não tenham medo de se encontrar!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Viva a amizade e viva a boa mesa!
    O teu entusiasmo contagia-se.
    Conta sempre comigo para o que quiseres.
    As pinturas naïf, lindas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. As pinturas naïf...são da minha filha, Gui, que dantes gostava de pintar.
    Obrigada, dir-lhe-ei...

    ResponderEliminar
  6. Os amigos não se escolhem, "aparecem" na nossa vida e deixam marcas para sempre.

    Um beijo do Alentejo!

    És minha amiga, MJ, és?!?? eheheheh

    ResponderEliminar
  7. Diz-lhe também que não deixe de pintar, tenho a certeza que voltará a fazê-lo algum dia,depois de ter pintado estes dois quadros.

    ResponderEliminar
  8. Tens razão, María. Espero que o faça...
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Alguém disse: "os amigos não se procuram: encontram-se!"

    ResponderEliminar
  10. O post é lindo.
    Muito obrigada pelo bocadinho que então me toca.
    Um abraço
    Isabel

    ResponderEliminar