terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Agatha Christie é sempre notícia: Os Cadernos Secretos", na ASA



Falei há tempos na saída dos “Cadernos Secretos” e de duas novelas inéditas, em Inglaterra, ficando à espera (como tantos seus fãs) da tradução portuguesa... Era a obra: Agatha Christie's Secret Notebooks: Fifty Years of Mysteries in the Making”, isto é os cadernos de notas secretos da escritora -que foram publicados em Inglaterra, em 2009, por Harper Collins Publishers.

Trata-se sem dúvida de um trabalho fascinante por parte do escritor irlandês John Curran que explora o conteúdo de 73 cadernos de notas. ´

A obra inclui também desenhos, cópias dos manuscritos corrigidos, riscados, desenhados com arabescos pela grande Dama do Crime!

Os dois textos inéditos são histórias curtas como às vezes ela gostava de fazer. Por vezes deixava-as assim, outras vezes desenvolvia-as, alterava alguma (ou muita) coisa e publicava-as em romance.

O detective é o famoso Poirot, sua primeira criação.
A primeira história -terrível!- chama-se na tradução portuguesa "O Incidente da Bola do Cão" (The Mistery of the dog’s ball) que, mais tarde, Agatha vai acrescentar e, desenvolvida, publica-a com o título: “Dumb Witness” (1937).

A segunda história inédita chama-se “A Captura de Cérbero”(The Capture of Cerberus) que faria parte dos “trabalhos de Hércules”.
Em Março de 2010 saíu a edição espanhola (na altura comprei-a em Salamanca), na Editora SUMA.


Agora, temos na ASA -que teve o bom gosto de estar a publicar toda a obra de Agatha numa edição graficamente muito bonita- apresentou os tais "Cadernos", mesmo a tempo do Natal...

Deixo-vos lgumas passagens do Prefácio, de John Durran, o "decifrador" dos textos e garatujas dos cadernos de Agatha :

"Organizei as notas originais de Agatha Christie, alterando o mínimo possível. Cada uma das páginas está salpicada de notas, parêntesis, pontos de interrogação; uma frase completa é mais a excepção do que a regra... Nalguns casos fiz emendas; num parágrafo as palavras estavam separadas por colchetes e pareciam formar frases distintas. "

(...)

"A maioria dos leitores pensa que ela começava a escrever os livros do princípio até ao fim, sem parar, e que num mês já tinha um romance pronto. Mas no meu livro mostro a quantidade de trabalho –de oficina- que há por detrás dessas histórias".

É uma obra que vai interessar os apreciadores da autora, ou os "especialistas".

Não é propriamente "mais um" romance da escritora.

E tenho bem pena...

"Neste livro, ele desvenda os grandes segredos da Lady do Crime: as origens dos seus carismáticos detectives e enigmas surpreendentes, enredos alternativos, cenas eliminadas, e até mesmo planos para livros que não chegou a escrever. A investigação de John Curran revela uma grande quantidade de material nunca antes publicado, e inclui duas histórias completamente inéditas: “O Incidente da Bola do Cão” e “A Captura de Cérbero” (apresentação do livro, na ASA).

E resta-me sugerir este livro como prenda de Natal para os apreciadores do género policial!

Mais dados estão nos blogs:

http://destante.blogspot.com/2010/10/novidades-asa-os-cadernos-secretos-de.html

ou

http://falcaodejade.blogspot.com/2010/05/lady-do-crime-outra-vez-os-cadernos.html



3 comentários:

  1. As noites que eu passei a ler Agatha Christie. Mais uma página e mais outra e mais outra e quando dava por mim era horas de me levantar, eheheh

    ResponderEliminar
  2. Também tive um fascínio por Agatha Christie. Não conheço este Cadernos.
    Obrigada!
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. A Agatha Christie é uma companheira fantástica!
    O livro é um pouco "especial" porque além das 2 novas histórias, não tem história...É como um diário, uma agenda onde se aponta tudo... Por isso é interessante. Mais para os que são um pouco fanáticos dela: eu sou...
    Boa noite às duas

    ResponderEliminar