segunda-feira, 6 de julho de 2009

Policiais: Resposta a uma leitora...


Pergunta-me a Margarida num "comentário" ao "post": Agatha Christie e "A Ratoeira" se há outros escritores policiais como a Agatha Christie...
Como ela, não... Ela é única no género. Mas há imensos outros (não como ela, insisto...).
Há as(os) romancistas policiais "clássicas(os)", por exemplo Dorothy Sayers, Mignon Eberhart (encontram-se todas na colecção Vampiro...), Anthony Berkeley, Hartley Howard, Harry Carmichael (um dos pseudónimos de Hartley Howard), e as(os) "modernas(os)"(para simplicar...) -estas mulheres a que me refiro agora são mais "duras", com histórias sobre realidades de hoje, às vezes chocantes mesmo, como Ruth Rendell (as histórias dela com o Inspector Wexford são as melhores, para mim...), P.D. James, Mary Higgins Clark, Patricia Cornwell -de que há traduções, para quem não lê inglês.
Depois, os fantásticos americanos, sempre: Dashiell Hammett (saíu uma tradução do "Falcão de Malta", na colecção "Os Falcões", da Editora "O Quinto Selo" -e está anunciada para breve a publicação de um outro livro de Hammett, "A Maldição dos Dain" (The Dain Curse)- e Raymond Chandler (ainda na Vampiro, nos alfarrabistas encontra-se muita coisa boa...).
Que posso dizer mais? O Simenon, claro, todos os livros do Inspector Maigret.
Nunca mais acabava!...

2 comentários:

  1. Obrigada Maria João!
    Não há nada como um bom policial para esquecer tudo o resto que nos rodeia.eu fico completamente embrenhada e alheada de tudo o resto!
    Já agora,não tem nada a ver com policiais mas estou a ler "o Idiota" e estou a adorar.
    Comentei com o meu filho "estou a gostar mais do Idiota que do Vermelho e o Negro"
    ao que ele respondeu: "Oh, claro!
    é muito melhor!"
    Veja lá, este crítico de 19 anos feitos há dias...e a mãe a aprender com ele.
    Será que é da mesma opinião?

    ResponderEliminar
  2. Já me esquecia, obrigada pelas sugestões!
    Vou ter um verão cheio de policiais.

    ResponderEliminar